E COMO MAI!

Este é o blog de Alex Correa e foi criado essencialmente como um centro de acesso aos trabalhos já publicados na lingua portuguesa, forma original.


Tuesday, March 1, 2011

The Waikiki Aquarium

Caros leitores, Estou morando no Hawaii desde 1995, quando comecei a trabalhar como voluntário no Waikiki Aquarium convidado por Mr. Charles Delbeek. Isso foi algo muito importante para mim. Comecei minha admiração por aquários quando tinha 5 anos de idade, mas só fui ter meu primeiro aos 10. Desde meus tempos de adolescência sempre sonhei em trabalhar num lugar como esse. Certamente é um dos melhores momentos da minha vida. Trabalho praticamente toda semana fazendo manutenção de 6 tanques. Quatro deles são reef tanks. O objetivo desse artigo é o de apresentar o Waikiki Aquarium, citar quais os organismos mantidos nos displays e divulgar algumas informações sobre 9 aquários em particular. Todas as fotos estão sob minha responsabilidade, tendo a devida permissão para a publicação das mesmas. Espero que gostem do artigo e tenham uma ideia da beleza dos aquários pelas fotos, embora não tenha comparação quando vistos ao vivo.

Autor durante a manutenção de um dos reef tanks: “Lagoon Coral Community”. Foto: Karen Brittain, Waikiki Aquarium.

Alguma informação sobre o Aquário:
Localizado no final da praia de Waikiki, no Kapiolani Park, o Waikiki Aquarium é um dos melhores lugares para se visitar em Honolulu, Hawaii. Um dos mais respeitados Aquários no mundo devido às diversas atrações e aos Programas de Conservação, Pesquisas e Educação, tendo um importante papel, não só para a comunidade local, mas também para o resto do mundo. Os mostruários são dedicados às Regiões do Oceano Pacífico e têm mantido organismos desde 1904. É o terceiro mais antigo Aquário nos EUA recebendo mais de 370.000 visitantes por ano vindos de todas as partes do mundo. Todo ano algo novo é criado no Aquário com o objetivo de crescer as instalações e estimular os visitantes locais e turistas à apreciar, aprendendo mais sobre o Oceano Pacífico e sobre os animais, plantas, e costas litorâneas havaianas. Nós acreditamos que o aprendizado é a chave do sucesso para a conservação ecológica. O Aquário é considerado por muitos como pequeno, comparado aos outros nos EUA, mas possui diferentes áreas para serem exploradas e muitos displays de beleza única. Vindo da entrada, que apresenta um aquário com animais havaianos, podendo ser observado tanto de fora mas também quando dentro do Aquário, pode-se ir para à área descoberta, para a loja de souvenirs ou para as seções internas.
Nas instalações principais (seções internas), encontramos o que chamamos de galerias. Elas são num total de 4 galerias principais, 4 mini-galerias e um reef tank especial, "The Reef Machine". Além disso, no lado de fora, vamos ter o "Edge Of The Reef", “Costal Gardens", "Hawaiian Monk Seal Habitat", "Mahimahi Hatchery", e uma outra exposição relativamente nova, "Coral Farm". Outros projetos estão planejados para o futuro e existe a possibilidade de uma mudança do Aquário para uma outra localização, tornando-se uma organização de porte maior. Vou dar mais alguns detalhes sobre os displays do lado de dentro do estabelecimento, esperando passar uma ideia melhor:
Galeria I:
Na galeria "South Pacific Marine Communities" (9 tanques), nós temos: "Cleaning Symbiosis" (uma garoupa grande com Cleaner shrimps e Cleaner wrasses do Pacífico Sul), "Micronesian Lagoons & Lakes" (águas-vivas coletadas em Palau), "Reef Relationships" (simbiose entre Peixes-palhaços e anêmonas), "Sea Grass Beds" (com macro-algas representando as partes de fundo de areia localizadas próximo à algumas áreas de recifes, "South Pacific Reef Fishes" (coleção de peixes coloridos achados em muitas áreas do Pacífico), "Surge Coral Community" (uma grande variedade de corais e peixes de recifes, representando as áreas mais rasas e de maior movimento de água provocado pelas ondas), "Giant Clams" (peixes coloridos entre corais e os moluscos gigantes), "Lagoon Coral Community" (mostra como são as áreas calmas dos recifes, chamadas lagoas) e "Mangrove Forest" (Floresta de mangues, que são arvores adaptadas à água salgada, servindo como lugar de reprodução e refúgio para muitos animais.
Galeria II:
Quando indo mais à frente: "Hawaiian Marine Communities" (5 tanques), achamos: "Surge Zone: Koko Head" (recife de parede com ondas), "Sheltered Reefs: Kane'ohe Bay" (Zoanthus sp., corais, peixes e anêmonas havaianas), "Young Reefs: Kona Coast" (Tangs, Borboletas e corais Porites sp.), "Deep Reefs: Lana'i" (um aquário escuro, representando as partes mais profundas dos recifes) e "Ancient Reefs: Nothwestern Hawaiian Islands" (mostrando uma localização do Hawaii que apresenta lindos peixes).
Galeria III:
Na terceira divisão de galerias, "Diversity and Adaptations" (10 tanques), ainda com displays sobre o Hawaii, nós temos uma janela côncava de acrílico circular dando para o "Hunters of the Reef" (um aquário de tubarões e raias cujo volume é de 133.000 L), além de alguns aquários miniatura. Dentre eles: "Orange Cup Corals" (Tubastraea coccinea), "Long Handed Lobster" (lagosta), "Sea Horses" (Hippocampus sp.), "Arc-eye Hawkfish" (Paracirrhites arcatus), "Hawaiian Dascyllus" (Dascyllus albisella), "Miniature Marinelife" (alguns peixes e corais de pequeno porte), "Living in Darkness" (peixe com bio-luminescência, ou seja, capacidade de produzir luz: Photoblepharon palpebratus), "Defensive Adaptations" (Peixes-leão e moréia de grande portes) e por último "Ambush Hunters" (o Frogfish, Antennarius commerson).
Galeria IV:
A última galeria, "Fisheries and Conservation", apresenta 9 aquários e é dedicada à conservação da natureza contendo: "Anchialine Ponds" (Holocaridina rubra, um diminuto camarão vermelho), "Hawaiian Fish Ponds" (mostrando como os havaianos cercavam certas áreas do litoral para a cultivação de peixes para a alimentação. O exemplar em display é o Mugil cephalus, o Mulletfish), "Lobster Fishery" (com lagostas. Paribacus antarcticus, Slipper lobster, é um dos exemplos presentes), "Raising Marine Life" (Tartaruga marinha verde, Chelonia midas), "Hanauma Bay" (com uma coleção de belíssimos peixes originários de Hanauma Bay em Oahu, Hawaii), "Ornamental Aquaculture" (piscicultura para o mercado de peixes ornamentais de água doce contendo: Puntius conchonius, o Barbus conchonio; Tricogaster tricopterus, o Tricogaster azul, entre outros), "Illegal Imports" (com duas Pygocentrus nattereri, Piranhas vermelhas, que foram confiscadas no aeroporto de Honolulu e entregue ao Aquário), "Altered Hawaiian Streams" (peixes legalmente introduzidos no Hawaii: Tilapia mossambica; Melanochromis johanni, um ciclídeo; entre outros), "Native Stream Life" (peixes de água doce nativos do Hawaii: Lentipes concolor, Goby de rabo amarelo; Awaous guamensis, outro Goby; Macrobrachium grandimanus, Camarão de presas grandes; além de outros).
Mini-Galerias:
Nos espaços entre uma galeria e outra, nós temos algumas sub-galerias que são como uma espécie de conecção entre as mesmas. Vindo da entrada do Aquário, nós temos: "Corals are Alive" (destinado a educar o público de como observar os recifes de modo adequado, respeitando o ecossistema. Apresenta: um reef tank, um vídeo e displays mostrando esqueletos de corais entre outras atrações), "Jet Set Gallery" (6 aquários especiais para cefalópodes contendo: Polvo, Cuttlefish e Nautilus), "Damon Shark Gallery: Hunters of the Reef" (o grande aquário dos tubarões mencionado anteriormente), "Moray Eels" (Muraena pardalis, Dragon moray; Gymnomuraena zebra, Zebra moray; Myrichthys maculosus, Spotted snake eel; Echidna nebulosa, Snow flake moray) e "The Reef Machine" (uma apresentação ao público das instalações e filtragens usadas para manter um reef tank, com o objetivo de passar algumas informações básicas e curiosidades, ajudando aos visitantes à entenderem quais as necessidades básicas dos organismos para mantê-los com saúde nos aquários e como são complexos os recifes de corais). _____________________________________________________________________________________________

Alguns sistemas selecionados: Não quer dizer que os outros aquários não sejam de grande beleza ou pouco interessantes, mas a seleção desses em particular foi feita com o objetivo de passar algumas informações relacionadas à aquários caseiros que mantemos como um hobby. Muitos deles são "sistemas abertos" (com injeção e saída parcial constante de água salgada natural), daí a não necessidade de adição de elementos traços, hidróxido de cálcio, etc. Existem alguns sistemas fechados também, e eu vou passar informações sobre eles. Muitos deles têm suplemento de luz natural e artificial ao mesmo tempo. A maioria contêm rochas vivas de origem havaiana. Vou tentar ser o mais detalhista possível para ajudá-los à entender os 9 sistemas selecionados por mim.

Os três tipos de anêmonas mantidos nesse sistema: Heteractis crispa (centro), Entacmaea quadricolor (esquerda), Stichodactila mertensii (acima). Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.

Nesta foto podemos ter uma idéia melhor da posição das rochas nesse tanque. O Apolemichthys xanthopunctatus pode ser notado na frente. Esse é um dos poucos Anjos que podem ser mantidos com certos tipos de invertebrados. Vale lembrar que sempre corremos riscos colocando Anjos num aquário de reef. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.

Par de Amphiprion ocellaris residindo numa Heteractis crispa. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· Reef Relationships.
Tanque: — Esse aquário mostra a interessante relação simbiótica entre os peixes-palhaços e as anêmonas. O volume é de 950 litros e possui mais de 10 anêmonas. É um sistema aberto.
Luz / foto-período: — A lâmpada usada é uma metal halide de 250 watts, 5.500K e luz natural que entra através do teto de vidro. O sol ilumina diretamente o tanque algumas horas por dia. A metal halide é acesa durante 10 horas por dia (7 da manhã até 5 da tarde).
Filtragem: — Além das rochas vivas, existe um filtro de fundo com 3 saídas e tubos de ¾ PVC movidos por bombas de ar e pedras porosas. Os tubo apresentam saídas fora da água e são posicionadas para formar uma corrente de ciclo circular na superfície.
Outros equipamentos: — Uma bomba Little Giant™ modelo: 2MDQ-SC é usada para adicional movimento de água na superfície. Essa água é puxada por um quarto tubo de ¾ PVC, conectado ao filtro de fundo.
Manutenção: — O cascalho (coral moído naturalmente) é limpo com ácido muriático para limpar as algas por completo uma vez por semana. É aspirado usando um "gravel washer" 3 vezes por semana. O vidro é limpo todo dia.
Obs.: O ácido muriático, usado para limpar as algas que nascem no cascalho funciona como o cloro, que pode ser recomendado para limpar decorações como esqueletos de corais, além de cascalho sem função biológica, em aquários caseiros. Ácido muriático é neutralizado pelo cascalho antes de ser re-introduzido no aquário. Essa prática é muito arriscada, não sendo aconselhável de nenhuma forma para pessoas que não sejam treinadas à trabalhar com essa composição química. Além disso, ácido muriático não é comercializado normalmente, sendo tremendamente tóxico e de risco fatal. As instalações construídas para o uso do ácido são apropriadas e equipamentos de segurança são definitivamente necessários.
Habitantes:
Invertebrados: — Heteractis crispa (Leathery anemone), Entacmaea quadricolor (Bulb-tentacle anemone), Stichodactila mertensii (Merten's anemone).
Peixes: — Centropyge bispinosus (Two-spined angel), Amphiprion ocellaris (Clown-fish), Paraluteres prionurus (Mimic filefish), Apolemichthys xanthopunctatus (Golden-spotted angel), Canthigaster valentini (Black saddled toby), Amphiprion leocokranus (White-bonnet anemonefish).

Note o coral Catalaphyllia jardinei (esquerda) entre os ramos deThalassia hemprichii. Esse coral é facilmente confundido com anêmona, pela sua peculiar similaridade de aparência. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.

Um dos mais atraentes residentes desse sistema é o Pterapogon kauderni (centro). Note a Sabellastarte sanctijosephi (esquerda), muitas das vezes encontrada fixa em substratos de fundo na natureza, coletando micro-organismos e detritos que passam sobre ela, tendo um papel muito importante na dieta desse animal.


· Sea Grass Beds.

Tanque: — Representa as áreas de areia próximas de recifes onde encontram-se habitantes únicos como os cavalos-marinhos e um grupo bem selecionado de invertebrados . O volume desse sistema fechado é de aproximadamente 570 L. Possui um caimento de água (“over flow”) construído em cada extremidade do painel de fundo (uma parede de acrílico preto que foi colado paralelo ao vidro traseiro. A distância entre essa parede e o vidro é de mais ou menos 10cm), formando um pequeno sump.
Luz / foto-período: — Uma luminária com duas VHO (Very High Output) é posicionada perto da superfície da água. O foto-período é de 10 horas por dia (7 a.m. até 5 p.m.). Além disso, o aquário recebe luz natural e sol diretamente por algumas horas.
Filtragem: — Além do sistema natural de desnitrificação no substrato (de 8 cm de profundidade), um Berlin™ skimmer movido por uma bomba Little Giant™ modelo: 2MDQ-SC e um Ocean Clean™ canister filter são usados. Esse tanque não apresenta rochas vivas. A água é puxada por outra bomba Little Giant™ modelo: 3MDQ-SC, vai para o filtro, para um Chiller (resfriador de água) e retorna diretamente para o aquário.
Manutenção: — Nenhum aditivo é oferecido ao sistema. Não são efetuadas trocas de água, normalmente. O substrato (cascalho de coral moído naturalmente, com grãos de 1 à 2 mm.) não é tocado por nenhum tipo de manutenção manual, uma vez que são mantidos caranguejos ermitões (previnir excesso de algas indesejáveis) e o Cryptocentrus cinctus / Alpheid shrimp ajudando na reciclagem dos detritos da superfície da areia. Somente as folhas velhas das algas são retiradas periodicamente e logicamente os vidros são limpos.
Outros equipamentos: — O chiller é de ¼ HP de potência. A temperatura é medida por um Lifeguard™ Little Time & Temp, que é de aproximadamente 25° C durante o meio-dia.
Habitantes:
Plantas: — Thalassia hemprichii, (Sea grass).
Invertebrados: — Catalaphyllia jardinei (Elegant coral), Montipora digitata, Sabellastarte sanctijosephi (Featherduster worm), Alpheid shrimp (Snapping shrimp).
Peixes: — Amblygobius phalaena (Banded goby), Pterapogon kauderni (Banggai cardinalfish), Acanthurus triostegus (Convict tang), Cryptocentrus cinctus (Goby).
Obs.: Alpheid shrimp e Cryptocentrus cinctus são aqueles que têm a interessante relação simbiótica camarão-peixe nos recifes.

A beleza desse sistema é magnífica! O crescimento dos corais é enfatizado com um reator de cálcio.

Em sistemas com consideráveis volumes de água como esse, existe uma possibilidade de mantermos Anjos e Borboletas, como Chelmon rostratus, que além de ajudar no controle das indesejáveis anêmonas Aiptasia spp., acrescenta uma beleza especial ao tanque. Note a aparência natural do crescimento dos corais (Acropora spp.). Acredita-se que a presença das Surge Devices nesse tanque é uma das responsáveis por essa distribuição no crescimento dessas colônias, apresentando uma estrutura bem próxima da encontrada na natureza. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· Surge Coral Community.
Tanque: — Esse tanque é cheio de corais e de muitos peixes. O volume é de 1.900 L. É um sistema fechado com um sump (reservatório de água que serve para vários propósitos como por exemplo: fácil acesso à elementos filtrantes, colocação de probes e caimento de excesso da água proveniente da Surge) de 570 L. O substrato é muito fino (aragonita e coral granulado).
Luz / foto-período: — Natural e sol diretamente por algumas horas ao dia, além de duas metal halides de 400 W e 20.000 K mantidas acesas 10 horas por dia (7 a.m. ate 5 p.m.).
Filtragem: — Desnitrificação ocorre principalmente na areia viva (Jaubert System), enquanto as rochas vivas são responsáveis pela maior parte da nitrificação. Um downdraft skimmer E.T.S.™ - 1.700 (Environmental Tower Skimmer) produzido por AETech™ é bem eficiente e necessário para um aquário de grande porte e com tantos peixes como esse. Existe um saco de nylon com carvão ativado HydroCarbon 2™ pendurado na entrada do sump.
Outros equipamentos: — Um Aqua Guard 3.000™ produzido por Aquadyne™ mostra constantemente: temperatura (26° C), pH (8.0) e ORP (298 mV). Todos os dados medidos ao meio-dia. Existem duas Surge Devices (mecanismo de produção de ondas) nesse tanque que funcionam em diferentes momentos, 24 horas por dia. A água despejada no aquário por essas Surges são direcionadas para o sump, formando o ciclo de volta para as Surges, e daí por diante. O volume das Surges é de 95 e 190 L. Além disso, tem-se um reator de cálcio de CO2e um chiller de ¾ HP de potência.
Manutenção: — São adicionados 10 ml. de iodo na fórmula de iodeto de potássio (KI) duas vezes por semana. Não são efetuadas trocas de água ou “gravel wash” nesse tanque. O vidro é limpo de 2 em 2 dias.
Habitantes:
Invertebrados: — Acropora cytheria ( Table acropora); A. grandis, A. austera e A. microphthalma (Staghorn corals); Pocillopora eydouxi (Elkhorn coral); Seriatopora hystrix (Spiny coral); Platygyra lamellina (Brain coral); Diploastrea heliopora; Goniastrea retiformis; Galaxea fascicularis; Porites lobata (Lobe coral); Turbinaria retiformis; Hydnophora exesa; Pavona varians; Favia speciosa e F. pallida (Moon corals); Lobophyllia hemprichii (Bouquet flower coral); Tubastraea micrantha; Rumphella sp. (Whip gorgonian); Merulina ampliata, e outros.
Peixes: — Centropyge loriculus (Flame angel), Centropyge bicolor (Bicolor angel), Acanthurus lineatus (Lined surgeon), A. nigricans (Gold rim surgeon), Chelmon rostratus (Copper-band butterfly), Lo uspi (Fiji foxface), entre outros.

O mantimento de corais como os Goniopora spp. (extrema direita/ esquerda) é bastante debatido entre aquaristas no mundo inteiro por serem misteriosamente difíceis de sobreviverem em cativeiro por longos períodods de tempo. Nesse tanque, temos duas colônias com mais de 7 anos em cativeiro, o que provavelmente podemos atribuir à elementos/ nutrientes, que possivelmente venham à entrar no sistema, uma vez que recebe e exporta água natural constantemente. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· Giant Clams.
Tanque: — Esse tem o volume de aproximadamente 950 L. Existe muita ação dos peixes nesse sistema aberto. O maior Tridacna gigas desse tanque é o mais antigo Tridacna sp. reproduzido em cativeiro mantido que se tem notícia (desde 1982) e pesa cerca de 56 Kg atualmente.
Luz / foto-período: — Consiste em duas metal halides de 400 W e 20.000 K, ligadas 10 horas por dia (7 a.m. ate 5 p.m.) e luz natural com sol na parte da tarde.
Filtragem: — Rochas vivas e um filtro de fundo (existe alguma ação biológica, mas não é como o tradicional filtro biológico de fundo) com 4 saídas e tubos de ¾ PVC em cada uma. Os tubos são movidos por ação de ar com pedras porosas e têm as saídas fora da água, formando uma corrente circular na superfície.
Outros equipamentos: — Existe uma bomba Little Giant™ modelo 2-MD para dar uma adição na circulação de água. A saída desta bomba fica na superfície.
Manutenção: — Usa-se ácido muriático para limpar por completo as algas do cascalho (coral moído naturalmente) uma vez por semana e aspira-se 3 vezes por semana (“gravel wash”). Limpa-se o vidro todos os dias.
Habitantes:
Invertebrados: — Tridacna gigas (Giant clam), Goniopora sp. (Daisy coral), Sarcophyton sp. (Leather coral), Porites sp. (lobe coral).
Peixes: — Paracanthurus hepatus (Morpho-blue tang), Acanthurus pyroferus (Mimic surgeon), Dascyllus aruanus (Humbug dascyllus), Chaetodon ulietensis (Pacific double-saddle butterfly), Corythoichthys intestinallis (Banded pipefish).


O crescimento dos corais nesse sistema é impressionante! Os corais verdes, sobre o substrato de fundo (Sandalolitha robusta), adicionam um tom especial de cor ao cenário. A colônia de Euphyllia ancora (centro) está em cativeiro à mais de 17 anos. Os Heliofungia actiniformis têm mais de 9 anos. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.

Note as esponjas (direita) sob as rochas. Esse pode ser mais um exemplo de que o ciclo constante de água natural oferecida ao sistema ajuda bastante no florescimento dos animais. O aquarista pode tentar suprir essa demanda adicionando suplementos e fazendo trocas parciais mensais de água. Elementos diversos dissolvidos na água são importantes contribuintes para esse processo. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· Lagoon Coral Community.
Tanque: — Tem 950L e representa a parte em que encontramos as calmas áreas nos recifes.
Luz / foto-período: — Consiste em duas metal halides de 400 W e 20.000 K, ligadas 10 horas por dia (7 a.m. ate 5 p.m.) e luz natural com sol na parte da tarde.
Filtragem: — Rochas vivas e um filtro de fundo com 4 saídas e tubos de ¾ PVC em cada uma. Os tubos são movidos por ação de ar com pedras difusoras de ar e têm as saídas fora da água, formando uma corrente circular na superfície.
Outros equipamentos: — Uma powerhead Maxi-Jet™ 1.000 é posicionada no vidro da frente para auxiliar no movimento da água juntamente com uma bomba Little Giant™ modelo: 2-MD que apresenta a saída direcionada para o substrato (coral moído naturalmente), ambos obedecendo a direção do ciclo formado pelos tubos de PVC na superfície.
Manutenção: — Usa-se ácido muriático para limpar por completo as algas do cascalho uma vez por semana e aspira-se 3 vezes por semana (“gravel wash”). Limpa-se o vidro todos os dias.
Habitantes:
Invertebrados: — Goniopora sp. (Daisy coral), Euphyllia ancora (Hammer coral), Rumphella sp. (Sea whip octocoral), Acropora sp. (Staghorn coral), Sarcophyton trocheliophorum (Leather coral), Caulastrea furcata (Cat's eye coral), Sandalolitha robusta (Sandal mushroom coral), Heliofungia actiniformis (Anemone mushroom coral), Hydnophora rigida (Velvet antler coral), Merulina ampliata.
Peixes: — Sphaeramia nematoptera (Coral cardinal), Zebrasoma scopas (Brown tang), Gobiodon okinawae (Yellow coral goby), Centropyge flavissimus (Lemon angel), Synchiropus splendidus (Mandarin fish), Choerodon fasciatus (Harlequin tuskfish).

Nesse sistema podemos notar um relevo bastante interessante. Espaços abertos possibilitam uma maior incidência de luz aos corais no fundo e espaço aos peixes para nadarem livremente. Todos os organismos presentes nesse sistema são originários do Hawaii. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· Sheltered Reefs: Kane’ohe Bay.
Tanque: — Esse sistema fechado mostra a beleza dos recifes havaianos protegidos das ondas. O volume desse aquário é de 950 L e tem um sump de 95 L. Uma powerhead retorna a água do sump de volta para o display.
Luz / foto-período: — Luz natural com sol na parte da tarde e duas metal halides compactas da marca Giesemann™ de 175 W e 20.000 K.
Filtragem: — Um skimmer de mais ou menos 1.20 m de altura, movido por uma bomba Quiet One™ fazendo a remoção dos componentes orgânicos dissolvidos (dentre outros), além de rochas vivas (nitrificação/ desnitrificação) e um filtro de fundo para a “filtragem mecânica” (retenção de detritos em suspenção).
Outros equipamentos: — Um chiller de 1/4 HP mantém a temperatura em check. A bomba para o chiller e uma Iwaki™. Existe também um Pulse-It™ wavemaker modelo: HI-124, que controla duas powerheads Maxi-Jet™ 1.000 e uma Hagen™ ligando e desligando-as para simular o movimento de água no mar. Um sistema de raio ultravioleta Aquanetics™ 25il também é usado com o objetivo de manter a água em ótimas condições e tem 2 monitores Pinpoint™ para controlar pH e ORP.
Manutenção: — Limpa-se o vidro todos os dias, o cascalho (coral moído naturalmente) é aspirado a cada 2 ou 3 dias e a lavagem com ácido muriático é feita 1 vez por semana.
Habitantes:
Invertebrados: — Montipora capitata (Rice coral), Fungia scutaria (Mushroom coral), Zoanthus sp. (Zoanthid), Heteractis crispa (Sand anemone).
Peixes: — Zanclus cornutus (Moorish idol), Microcanthus strigosus (Stripey), Pseudocheilinus octotaenia (Eight-line wrasse).

Esse é um dos mais parecidos com os sistemas que temos em nossos lares. Note a montagem do Sistema de Jaubert (abaixo). Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· The Reef Machine.
Tanque: — Esse tanque tem como objetivo ensinar ao público sobre o ecossistema dos recifes e sobre a complexibilidade da bioquímica envolvida nesses ambientes com seus habitantes. Aprendendo como os recifes funcionam, nós podemos entender melhor porque eles são importantes, assimilando mais senso de responsabilidade a respeito pela vida marinha. O sistema é fechado, contendo um volume de aproximadamente 570 L. A circulação total de água nesse aquário chega a atingir 3.686 L / hr.
Luz / foto-período: — Iluminado por 2 metal halides de 175 W 10.000 K e 2 actinic de 40 W. Foto-período para as metal halides é de 8 horas por dia (9 a.m. ate 5 pm), enquanto que para as actinics é de 13 horas por dia (7 a.m. ate 8 p.m.). Esse horário foi estabelecido visando o horário em que o Aquário funciona para melhor observação e segurança do sistema, não significando que seja uma rotina recomendável ou um padrão a ser seguido outros aquaristas.
Filtragem: — Oito cm de areia viva, montado de acordo com Jaubert System (com plenum – onde ocorre a maioria da desnitrificação), rochas vivas (maioria da nitrificação), carvão ativado, um caimento de água (over flow) e um skimmer Tunze™ localizado no sump.
Outros equipamentos: — Um Aquadyne Octopus 3.000™ mostra constantemente: temperatura (26° C), ORP (346 mV) e pH (7.9). Os probes são localizados no sump. A água evaporada é reposta por um sistema automático de reposição conectado num reator de kalkwasser (hidróxido de cálcio) que é despejado no sump. Uma bomba externa Iwaki™ conduz água para o chiller, que depois manda diretamente para o aquário. Existe um wave-maker controlando 2 powerheads.
Manutenção: — O substrato não é aspirado (“gravel wash”), o vidro é limpo de 2 em 2 dias, o skimmer todos os dias, e os probes são calibrados e limpos todo mês. O reator de kalkwasser é checado todos os dias e o hidróxido de cálcio é adicionado em intervalos de 2 ou 3 dias. A limpeza e troca total do kalkwasser é feita de 3 em 3 meses. São adicionados 20 ml de cloreto de estrôncio (SrCl2) e 10 ml de iodeto de potássio (KI) de 2 em 2 semanas. São efetuadas trocas de água uma vez por mês de aproximadamente 10 a 20 L.
Habitantes:
Invertebrados: — Caulastrea furcata (Cat's eye coral), Acropora austera (Stoghorn coral), Pavona cactus (Potato chip coral), Plerogyra sinuosa (Bubble coral), Tridacna squamosa, entre outros.
Peixes: — Paracheilinus sp. (wrasse), Nemateleostris decora (purple firefish).

O autor admira o “jardim” de Montipora capitata e Porites compressa (abaixo). Esse sitema representa não só as áreas, de acordo com a profundidade, dos recifes de corais havaianos, mais também mostra a vegetação nativa da região ao redor do tanque. Do outro lado das plantas (esquerda), além da cerca, está o reef de Waikiki, de onde é puxada a água para alimentar os diversos sistemas do Aquário. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· Edge Of The Reef.
Tanque: — O maior reef no Waikiki Aquarium hoje: 26.600 L. Esse sistema aberto foi construído em 1987. Apresenta três partes representando áreas dos recifes havaianos, de acordo com a profundidade dos hábitats.
Luz / foto-período: — Luz natural.
Filtragem: — Existem 3 placas de filtros de fundo em cada área do tanque, movidos por 2 bombas de 2 e 3 HP. O aquário contém areia viva e rochas vivas.
Outros equipamentos: — Apresenta uma grande Surge Device de 950 L, responsável pela circulação, alimentando o sistema com 2.280 L de água natural por hora. A água é introduzida pela parte mais rasa do display, se espalhando e voltando para o mar através dos caimentos (over flows) localizados nas paredes.
Manutenção: — Os filtros de fundo são aspirados uma vez por semana. Limpa-se os vidros todos os dias.
Habitantes:
Invertebrados: — Montipora capitata (Rice coral), Porites lobata (Lobe coral), Sabellastarte sanctijosephi (Featherduster worm), Pocillopora verrucosa (Cauliflower coral), Panulirus marginatus (Spiny lobster), entre outros.
Peixes: — Chaetodon miliaris (Milletseed butterfly), Chaetodon lunula (Raccoon butterfly), Forcipiger flavissimus (Commun longnose butterfly), Adudefduf abdominalis (Hawaiian sergeant), Acanthurus dussumieri (Eyestripe surgeon), Acanthurus triostegus (Convict tang), Zebrasoma flavescens (Yellow tang), Zebrasoma veliferum (Sailfin tang), Labroides phthirophagus (Hawaiian cleaner wrasse), Gomphosus varius (Bird wrasse), e muitos outros.


A luz natural dá uma aparência muito especial à esse sistema. Note os tubos de PVC (acima) que distribuem a água vinda da Surge Device. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.

Na foto: Tridacna derasa (esquerda/ abaixo), Hippopus hippopus (centro), Heliofungia actiniformis (centro/ abaixo), Acropora spp. (direita), Anacropora forbesi (direita/ abaixo), Sarcophyton sp. (esquerda/ acima), Caulastrea furcata (direita/ acima), dentre outros. Foto: Alex Correa, Waikiki Aquarium.


· The Coral Farm.
Tanque: — Este sistema aberto de 5.700 L foi projetado com o objetivo de mostrar ao público como basicamente é montada uma fazenda de corais e encorajar aos que interessarem à reprodução de invertebrados em cativeiro para ajudar no mercado do hobby de aquários de reef, com o objetivo de colaborar com a preservação do ecossistema natural.
Luz / foto-período: — Luz natural.
Filtragem: — Rochas vivas são responsáveis pela filtragem. Não existe areia viva original e nem mesmo skimmer nesse sistema (na verdade existe um fino substrato de fundo que com o tempo foi colonizado pelos organismos existentes nas rochas, tornando-o “vivo”.
Outros equipamentos: — Quatro pedras porosas fortes são usadas para arejar e movimentar a água. Duas bombas Centurion Swichless Motor™ conectadas mandam água para uma Surge e para o aquário ao mesmo tempo produzindo uma circulação adicional. A surge despeja cerca de 950 L de água à cada vez que é ativada.
Manutenção: — O substrato (coral moído naturalmente) é aspirado toda semana. O vidro limpo basicamente todos os dias. Não se faz trocas de água neste aquário normalmente.
Habitantes:
Invertebrados: — Vários Acroporas sp. (Staghorn coral), Heliofungia actiniformis (Anemone mushroom coral), Catalaphyllia jardinei (Elegant coral), Caulastrea furcata (Cat's eye coral), Montipora digitata, Hydnophora rigida (Velvet antler coral), Pocillopora verrucosa (Cauliflower coral), Sarcophyton sp. (Leather coral), Pavona cactus (Potato chip coral), Goniopora sp. (Daisy coral), Hippopus hippopus, Tridacna derasa, Anacropora forbesi, dentre muitos outros.
Peixes: — Zebrasoma flavescens (Yellow tang), Chaetodon lunula (Raccoon butterfly), Paracanthurus hepatus (Morpho-blue tang), Lo uspi (Fiji foxface), Zebrasoma rostratum (Black tang), entre outros.



Conclusão: — Podemos notar que a maioria dos aquários têm sempre algo diferente, seja com relação aos instrumentos usados, animais mantidos, ou mesmo por serem sistemas abertos ou fechados. O motivo principal deles apresentarem essa diferença é porque temos que respeitar as necessidades dos organismos mantidos. Normalmente é aconselhável que os instrumentos para o tanque deverão ser adquiridos de acordo com o que planejamos manter. Além disso, podemos dizer que não serão sempre necessários os equipamentos de alto custo para mantermos um aquário de reef à longo prazo, porém algumas vezes teremos que dispor de mais tempo dedicado à manutenção. No planejamento do sistema também está incluído o fator compatibilidade dos organismos e espaço disponível. Vale a pena lembrar que os aquários aqui são de grande volume, logo apresentam um leque maior com relação a compatibilidade. O tamanho do aquário é sempre diretamente proporcional a quantidade de aditivos requeridos e estabilidade dos fatores físicos da água. Nos aquários mantidos por hobistas, isso faz uma grande diferença. Por último gostaria de lembrar que, para muitos, um dos fatores mais fortes quando planejamos montarmos um sistema é o custo do material e de manutenção do tanque. Muitas peças usadas no Aquário foram produzidas no mesmo, usando diversos tipos de materiais compatíveis com água salgada. Uma das melhores partes de se ter um aquário, seja qual for o estilo, é de poder dizer: “ - Isso aqui fui eu que produzi!” Estou falando não só sobre o hábitat e / ou dos animais escolhidos, mas também à respeito de alguns instrumentos que podem ser adaptados ou produzidos pelo aquarista garantindo quase sempre resultados tão bons quanto aos industrializados.
Agradecimentos: Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer todos aqui por terem me ajudado em todos os sentidos durante os anos passados e estender meus agradecimentos especiais para os seguintes: Dr. Bruce Carlson, Charles Delbeek, Barbara Tang, Gerry Crow, Karen Brittain, Michel Connolly, Jeannie Hillie, Dr. Carol Hopper, Norton Chan e Scott Murakami.

© Copyright 1.998 Alex Correa (revised in 2.000).

________________________________________________________________________