E COMO MAI!

Este é o blog de Alex Correa e foi criado essencialmente como um centro de acesso aos trabalhos já publicados na lingua portuguesa, forma original.


Wednesday, March 9, 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS (Ecoanimal)




TEXTOS RETIRADOS DA ECOANIMAL:
http://ecoanimal.com.br/

: : vho quando usar ela?: : Denis Rodrigo santos - Porto Ferreira /SP
Respondido em 11/28/00 por Alex Correa

vou montar um aquario de 150, 50, 60 quanto de vo usar de h.q.i e quanto de vho?

Olá Denis, Iluminação irá depender do que você pretende manter em seu aquário. Vou considerar que pretendes manter organismos que necessitam muita luz como por exemplo corais de pólipos pequenos. No seu, de 450L., o ideal seria o uso de 3 MHs de 175W/ 6.500K ou mesmo de 10.000K, e duas VHOs de 140W, cobrindo então toda a extensão do tanque. Outra opção seria o uso de até 6 VHOs, com lâmpadas de 140W Actinc Blue e luz-do-dia intercaladas. A diferença entre as VHOs e as MHs ou HQIs é que as VHOs apresentam a iluminação oferecida de maneira à preencher o comprimento do aquário, enquanto que as MHs ou HQIs concentram a iluminação num ponto e gradualmente diminuem quando afasta-se desse ponto. Existe um problema que eu tenho notado em algumas conversas com brasileiros de diferentes partes do país: é difícil encontrar lâmpadas de 6.500K. Alguns usam lâmpadas de 5.200 à 6.400K, se não me falha a memória, mas não recomendo esse tipo de iluminação por ainda apresentar espéctro muito quente, quando comparado ao ambiente natural nos recifes rasos de onde a maioria dos corais no comércio se originam. Se realmente for impossível encontrar lâmpadas de 6.500K ou mais, uma combinação de mais lâmpadas VHOs actinic Blue (03) seria aconselhável. Não recomendo o uso de filtros azuis também. Ainda não são confiáveis, apresentam perigos de pegar fogo, por exemplo.
Abração,
Alex Correa.

: : Sobre refrigeração e filtragem: : Moacir Gonçalves de Oliveira Junior - Anápolis/GO
Respondido em 11/29/00 por Alex Correa

Recebi com entusiasmo a resposto sobre a montagem do meu aquario de rochas vivas, desejo agora esclarecer duas dúvidas. A primeira é se posso ou não usar o dry-wet com o sistema jaubert, ou se é obrigatório usar só o segundo e a segunda é se existe alguma maneira de substituir o chiller usando os ventiladores de refrigaração de micros ou assemelhados???Um abraçoMoacir JuniorObs. já começei a montagem do meu tanque, obrigado pelas valiosas dicas.

Olá Moacir,Você não deve usar o Sistema Jaubert e o dry-wet juntos pelo simples fato de não combinarem, e acima de tudo, não ser necessário mesmo. As bactérias presentes no substrato de fundo e nas rochas vivas irão completar o ciclo do nitrogênio sem haver necessidade nenhuma de auxílio pelo dry-wet. Para falar a verdade dry-wet só irá mesmo atrapalhar a harmonia do sistema, uma vez que existe a estimulação na produção de nitratos, de maneira à exigir mais do que o normal do Sistema de Jaubert. Dificuldade que não vale nem a pena verificar. Logicamente que é possível em quase todos os tipos de sistemas (referente à área de exposição à atmosfera e volume do tanque) substituir o chiller por ventiladores. Esses ventiladores podem estar localizados sobre o aquário e/ou sobre o sump. Uma inclinação perto dos 45 graus em direção à superfície da água é aconselhável. Coloque-os de maneira que o ar siga uma só direção, sendo somente da direitra para a esquerda, ou vice-versa. Use luminária aberta atrás do tanque e dos lados para que o ar possa circular, refrigerando o sistema. Nunca usei chiller, apesar de serem necessários em alguns casos, como por exemplo quando não existe uma ventilação adequada ao método dos ventiladores no lugar em que o aquário se encontra. Se colocares no sump também tenha certeza de que existe uma entrada, assim como uma exaustão para o ar circulado pelo ventilador. Os ventiladores podem ser os pequeninos de micros ou mesmo dos normais, dependendo do espaço para colocá-los perto do aquário. Tenha em mente que a evaporação do aquário irá aumentar consideravelmente e que você terá que repor essa água diariamente. Em alguns casos é aconselhável não repor 100% dessa evaporação com kalkwasser, evitando superdosagens, trazendo pH muito alto e problemas desencadeados com esse exagero. Só para lembrar: kalkwasser deve ser adiministrado de maneira cristalina. A mistura deve ser feita de acordo com 1 ou 2 colheres de chá rasas do pó para cada 4 litros de água. A água deve estar de preferência livre de impurezas como por exemplo nutrientes (fosfatos, silicatos e nitratos, ferro, dentre outros), e isso é normalmente obtido com o uso de osmose reversa e/ou desionizadores. Deixe a mistura no mínimo por 12 horas em repouso e aproveite a parte superior (cristalina), descartando o resto. Lave o recipiente de mistura todas as vezes em que você descartar o pó decantado. De preferência dose todos os dias e faça mistura todos os dias também, à noite. Dose durante o correr da noite e em gotas, com o auxílio de um dosador daqueles de soro. Estou colocando essas dicas aqui porque as outras mensagens da Ecoanimal foram apagadas e é sempre interessante lembrar sobre o procedimento correto de administração de kalkwasser. :)
Abração,
Alex Correa.

: : Tubaroes: : Carlos Alberto Salgueiro Silva - Olinda/PE
Respondido em 12/5/2000 por Alex Correa

Lendo a pagina, vi que voces indicarao um aquario overskimmer para criar tubaroes,qual o motivo principal e se realmente e a solucao ideal, um aquario com um skimmernomarl nao seria suficiente ?

Oi Carlos,A resposta de sua pergunta está na própria frase que você começou à ler: "os tubarões crescem muito e necessitam de aquários enormes. Não são recomendados para iniciantes. Alimentam-se de peixe fresco, camarão sem casca e lulas. Por isso devem ser mantidos em aquários com overskimmer." O texto anterior foi retirado da página da Ecoanimal. Por exigirem uma grande quantidade de alimentos contendo orgânicos e óleos precisamos exportar esse excesso para que o sistema possa ser mantido em equilíbrio adequado. O significado do termo "overskimmer" então pode ser visto como uma maneira de se usar o skimmer de forma mais potente do que normalmente usamos para aquários sem ter tubarões. Um aquário de skimmer normal, quando usado de forma normal, não é suficiente. Um aquarista principiante também não deveria se aventurar em manter tubarões em aquários. Todos os tubarões estarão condenados num aquário caseiro tradicional, de forma que o aquarista deverá estar preparado para matá-lo mais tarde (em caso de não ser um tbarão da costa brasileira), ou soltá-lo em lugar apropriado (de onde foi retirado) por causa do crescimento avantajado e necessidade de espaço. Logicamente existe a alternativa de montagem de aquários gigantes para eles, o que não é normalmente o que acontece. Aquários de no mínimo 600L deveriam ser montados para cada tubarão recém-nascido até certo tamanho, dependendo da espécie. Esses aquários devem apresentar substrato de fundo e até rochas, mas o mais importante é disponibilidade de área livre para o animal nadar. O comprimento de no mínimo 2m é importante também. O crescimento do animal dependerá de alguns fatores como alimentação, estresse e disponibilidade de espaço para nadar. Um estudo sobre a espécie precisa ser feito com detalhes a fim de não cometer algum engano no oferecimento dos parâmetros físicos que o sistema necessitará para aquele indivíduo. Tubarões deveriam ser evitados de serem mantidos em sistemas fechados por aquaristas principiantes, amadores ou hobistas. Se realmente queres dedicar-seà eles por favor estude muito mesmo antes de se aventurar e tenha certeza de que já tens bastante experiências anteriores com outras espécies de peixes difíceis. Boa sorte!
Abração,
Alex Correa.

: : Kalkwasser/Filtragem: : Jose Carlos Aires - Sao Paulo/SP
Respondido em 12/6/2000 por Alex Correa

Normalmente uso 2 Tap Water purifiers em cascata para a filtragem da agua de reposicao.Para cada 5 litros, adiciono de 2 a 3 colheres de cha de Kalkwasser, e deixo em repouso por 12 horas.Ao final do periodo, a agua acima da decantacao ainda esta turva, contrariando o que normalmenteleio pela net afora, onde claramente esta explicito que a mesma fica "cristalina".Andei adquirindo agua na propria Eco onde o deionizador eh centenas de vezes maior do que os meus 2tap em cascata, a apos o processo descrito, realmente a agua fica quase cristalina.Pergunta: Algum problema aparente com a minha filtragem ? Ha algum componente que nao esta sendofiltrado que provoca a agua turva ? Posso estar introduzindo algum composto no aqua ? Ou o propriotap water, por nao realizar filtragem 100 % pura gera tal comportamento (lembrar que uso 2 em cascata) ?Grato e um abraco,Jose Carlos

Olá Jose,Hummm, infelizmente eu não sei exatamente o que pode estar acontecendo com sua filtragem. Faltou um detalhe muito importante que você não colocou, porém: essa água após as duas filtragens feitas pelos TapWaters é de aparência leitosa? Ou sai cristalina dos filtros e se torna leitosa somente após as 12 horas da mistura? Creio que a segunda alternativa é que está valendo. Se estiver leitosa antes de fazer a mistura o problema pode ser com um dos TapWaters, de alguma forma. Mas se a água final da filtragem dos dois estiver cristalina o problema não é com os seus desionizadores mesmo. Alguns poderiam pensar que a água filtrada, mesmo cristalina no começo, poderia ter algum composto que iria reagir com o kalkwasser e tornar a mistura leitosa. Mas não é o caso. O interessante é que se não houver problemas com eles, a água estaria livre quase que 100% de impurezas e não haveria mesmo motivo para nenhuma combinação e formação de material precipitado na água em si. A única dica que tenho à você é de colocar menos kalkwasser (2 colheres de chá RASAS do pó para cada 4 litros de água, como sempre recomendo). Quando se fala em colheres de chá, pode ser relativo, pois deveriam ser rasas e não cheias, praticamente dobrando a quantidade. Se você coloca essas colheres muito cheias, achamos a solução do problema, principalmente se colocaste as cheias na mistura usando sua água e diminuíste a quantidade do pó quando usaste a água da Ecoanimal. Precipitação de partículas de compostos de cálcio podem tornar a água turva quando usamos excesso de pó na mistura em alguns casos. Por favor tenha certeza de que você está tampando o recipiente em que faz a mistura e que não existe nenhum contacto do ar com superfície da água em que você adicionou o pó. Quanto maior o contacto do ar com a superfície, maior formação de carbonato de cálcio. Estarei tentando buscar ajuda à respeito à esse interessante evento em outras fontes. Por favor me diga quando achares a solução do seu problema.
Boa sorte,
Abração,
Alex Correa.

: : Dragon Wrasse: : Luiz Henrique - são paulo/sp
Respondido em 12/6/2000 por Alex Correa

Quais cuidados necessarios com este peixe em aquario?Ele chega a que tamanho? Ele come de tudo? Posso colocar elecom borboleta?

Olá Luiz,As Dragon Wrasses (Novaculichthys taeniourus) são um tanto agressivas e deveriam ser mantidas em aquários com mais de 300L. Quando juvenis elas até que se comportam em aquários comunitários, mas com o decorrer do tempo mostrarão seus instintos territoriais. O tanque deve ter substrato de fundo de granulometria fina (1 à 2mm) entre 5 à 10cm de altura pois esse peixes entra no substrato. Saltam dos aquários, quando perturbados ou estressados, necessitando um cuidado do aquárista em colocar uma tela protetora em cima do tanque. A Dragon Wrasse move rochas até de tamanhos consideráveis e por isso alguns à chamam de Rockmover Wrasse. Isso pode causar rachadura no vidro do tanque, se uma das rochas vier à ser lançada no mesmo, ou se por exemplo houver um demolimento do relevo. Alimenta-se de crustáceos, pequenos peixes, minhocas, caramujos e estrelas ornamentais e deveriam por esse motivo ser colocados em aquários sem esses organismos. Necessita de alimentação 3 vezes ao dia e pode-se oferecer flocos, pequenos camarões e pequenos peixes.
Abração,
Alex Correa.

: : bicolor parrot : : Gustavo - são paulo/sp
Respondido em 12/6/2000 por Alex Correa

Vi este peixe na eco e gostaria de saber se é um peixeagressivo e que tipo de alimentação ele aceitaAgradeço resposta!

Olá Gustavo,Ok, o Bicolor Parrotfish (Cetoscarus bicolor) como os outros Parrotfishes não devem ser mantidos com corais duros (que possuem esqueleto calcificado), pois se alimentam deles também. A alimentação básica do peixe é verde, ou seja: algas, flocos vegetarianos, preparações congeladas para herbívoros. Artêmia enriquecida com vitaminas e camarões também serão apreciados pelo animal. Os Parrotfishes não se adaptam muito bem em aquários e crescem muito mesmo. Aquário para essa espécie, quando juvenil, deveria ter no mínimo 1.150L, o que nos diz o quanto que esse peixe é especial e o quanto devemos evitá-lo em sistemas tradicionais caseiros. São peixes que deveriam ser evitados de ser comercializados na aquariofilia, pois são importantíssimos no ecossistema de reef, produzindo substrato sólido atravez de um controle do crescimento de corais duros. O peixe devora os pólipos e expele a parte calcárea, não digerida, assim produzindo areia. Eles sofrem muito em confinamentos, principalmente por não poderem exercitar e se alimentar naturalmente. É um peixe muito ativo na natureza, nadando rapidamente. Por favor evitem Parrotfishes. Me desculpe pela sinceridade.
Abração,
Alex Correa.

: : Compatibilidade: : Gustavo - são paulo/sp
Respondido em 12/6/2000 por Alex Correa

Montei meu aquario ha 3 meses,tenho atualmente apenas 1 bodião puchelus pequeno,eu pretendo colocar mais peixes que ja estão definidos mas não sei se eles são compativeis entre si! São estes:paru,salerma nacional, bicolor parrot ou green bird wrasse e o Chaetodon ocellatus(borboleta)
Eu tenho 3 duvidas:
1-Estes peixes são compativeis entre si?
2-Algum deles pode comer ofiuros,minipaguros e turbo snails?
3-Algum deles pode comer macro-algas,pois tenho alguns maços de caulerpa e uvaria em meu aquario.Agradeço desde ja pois tirando minhas duvidas evitarei que peixes se machuquem e minha equipe de limpeza não desapareça!


Olá Gustavo,
>> * 1 bodião puchelus pequeno
* paru
* salerma nacional
* bicolor parrot ou green bird wrasse
* Chaetodon ocellatus(borboleta)
1-Estes peixes são compativeis entre si?
<<

Bodianus pulchellus cresce até uns 15cm e deveria ser mantido em sistema de uns 250L no mínimo. O Pomacanthus paru cresce muito e deveria estar num sistema grande, ou de no mínimo uns 550L., já que poderia chegar aos 38cm de comprimento. Quando adulto irá dominar o aquário em que for colocado. Os juvenis podem prosperar em sistema estabilizados e crescerão, se bem alimentados e livres de estresse. Quando muito pequenos são difíceis de serem mantidos. Não os colque em reef tank! Infelizmente não tenho referências do que seria um "salerma nacional". Por favor me desculpe. Entre o Bicolor Parrot (Cetoscarus bicolor) e o Green Bird Wrasse (Gomphosus varius), logicamente você deveria preferir o Wrasse. Por favor refira-se à outra mensagem sobre os Parrotfishes. O Bird Wrasse necessita também de aquário médio-grande, na faixa de no mínimo uns 400L. Não é compatível em reefs que contêm camarões e moluscos ornamentais. Salta do aquário e é agressivo com habitantes menores. Precisa de muito espaço para nadar e é principalmente carnívoro, necessitando alimentação 3 vezes ao dia como: camarão, artêmia enriquecida com vitaminas e preparados congelados para carnívoros. O Chaetodon ocellatus precisa de tanque com cerca de 200L, no mínimo. É um peixe mais delicado e deveria ser evitado por principiantes. Pouco tenho informação sobre esse peixe. Sei porém que são difíceis de serem mantidos por longos períodos de tempo. Espero que tenhas um aquário grande para acomodar os habitantes que tens em mente. :) Conselho que posso lhe dar seria o de não colocar o Borboleta e ter certeza de que o aquário tenha bastante espaço disponível aos peixes.

>> 2-Algum deles pode comer ofiuros,minipaguros e turbo snails? <<

A maioria dos citados irão procurar invertebrados no sistema, principalmente. Bodião se gosta de snails!

>> 3-Algum deles pode comer macro-algas,pois tenho alguns maços de caulerpa e uvaria em meu aquario. <<

Talvez o Paru. Não sei do "salerma nacional".

Abraço e boa sorte,
Alex Correa.


: : Resposta: : Marcos Bianchi - Santo André/SP
Respondido em 12/7/2000 por Alex Correa

Estou aguardando uma resposta ha alguns dias.....como ela vem ??? através do e-mail ????.....continuo no aguardoGrato

Olá marcos,
Por favor clique com o mouse na palavra "respostas", localizada sob as fotos. Sua pergunta sobre os Leather corals foi respondida pelo amigo Monteiro dia 5 de dezembro.
Abraço,
Alex Correa.

: : Como montar um Aquário???: : Marco Aurélio Neves - Osasco/SP
Respondido em 12/12/2000 por Alex Correa

Olá, sou inexperiente no assunto de aquarismo, porém estou fascinado com a beleza deste mundo. Acho que minha dúvida não é muito complicada. Gostaria de saber quais seriam os equipamentos necessários, com usas respectivas potências, para se montar um aquário de água marinha de mais ou menos 90 litros.Não tenho idéia de quais são esses aparelhos, por isso gostaria da colaboaração de vocês da Ecoanimal para me ajudar. Acredito que o vidro em si, seja comum, estou certo nisso???Aguardo ansiosamente sua resposta.E muito obrigado por despertar em mim esse desejo de fazer parte desse grupo de Aquaristas.Abraços.MArco.

Olá Marcos,
A melhor coisa a fazer seria primeiro começar à ver que tipo de aquários, organismos e equipamentos as lojas têm disponíveis onde moras. Compre um livro de aquarismo marinho e leia o máximo que puder sobre o assunto. Um bom livro é o do Sérgio Gomes: "O aquário marinho & as rochas vivas". Montagem de qualquer aquário irá depender do que você quer manter no sistema e do que você poderá investir naquele sistema (dinheiro e tempo). De nada adianta eu colocar aqui um monte de dicas básicas (as quais serão achadas em qualquer livro de aquarismo) se você não sabe ainda o que quer manter naquele aquário. O melhor dos conselhos é mesmo pesquisar tudo direitinho, estudar o básico nos livros e depois começar à ver compatibilidade entre os organismos, quais serão os mais fáceis para se começar e quais as possibilidades de compras em todos os sentidos de acordo com a sua situação. Infelizmente o fator financeiro é importante para podermos definir como o sistema irá depender de você ou mesmo quanto tempo necessitarás para colocar aquele sistema funcionando sem problemas por longos períodos de tempo. Por favor pense SEMPRE em longo prazo! Aquário marinho não é algo que se estabilize da noite para o dia. Tenha muita calma e certeza de que realmente queres entrar nessa parte do hobby. No caso de necessitar ajudas relativas aos preços de equipamentos ou organismos por favor entre em contacto diretamente com a Ecoanimal, pelo e mail. Se precisares de ajuda com dúvidas estaremos aqui prontos à ajudá-lo no que for possível. Boa sorte!!Abração,
Alex Correa.

: : Desjardini- Alex Corrêa: : Fernando José Klein Teixeira - nova Friburgo/rj
Respondido em 12/13/2000 por Alex Correa

Olá Alex!!!Eu gostaria de saber se dá para colocar um desjardini(zebrassoma)num aqua de corais com 100x50de altx40de larg.Gostaria de saber também se o mesmo peixe se dá bem num aqua de 70cm de compr,x60de alt.x65de larg.Obrigado!um abração Alex!!

Olá Fernando,
Os Zebrasoma desjardinii, ou Sailfin Tangs do mar Vermelho, deveriam ser colocados em aquários de no mínimo uns 515L., pelo seu avantajado tamanho e necessidade de nadar, portanto seu aquário de 273L. não irá ser aconselhável por muito tempo. Muito tempo o de 200L. Quanto maior o comprimento do aquário, juntamente com o volume de água disponível para nadarem, melhores serão as chances de estarem sadios por longos períodos de tempo. Logicamente que poderás manter um juvenil em seu aquário de 273L., mas por favor tenha em mente que com o cerscimento ele deveria ser mudado para um tanque maior. Evite colocar mais de 2 peixes pequenos com o juvenil em seu aquário. Esse peixe cresce até cerca de 40cm e é um doa maiores Tangs que temos disponíveis normalmente no mercado da aquariofilia. Infelizmente eu tenho somente trazido aqui mensagens que desestimulam de certa forma os aquaristas, dizendo que o peixe crescerá muito e tal..., ou que deveria evitar-se aquela espécie por causa disso, ou daquilo outro... Eu nunca irei omitir informação e nem tentarei encobrir as necessidades desses organismos quando colocados em aquários, simplesmente porque estou aqui para ajudá-los e não necessito encobrir nenhuma informação que tive ou estudo. Muitos peixes que eu nunca obtive é simplesmente porque sei que o espaço de meu aquário não irá fazer com que aquela espécie se sinta confortável. Devemos todos respeitar esses limites e sempre tentar oferecer o maior conforto aos habitantes do nosso aquário. É assim que se tem um sistema de verdade. Portanto, no seu caso, um juvenil poderá ser mantido por algum tempo, mas então deveria ser mudado para um sistema maior mais tarde. Os Sailfins são peixes que se adaptam bem em cativeiro e por isso podemos acostumá-los em pequenos espaços quando pequeninos. A alimentação para o Sailfin do Mar Vermelho é baseada em verde, como todos os Tangs. Você poderá oferecer flocos e preparados congelados para herbívoros, além de Nori (algas desidratadas vendidas para cozinha japonesa, sem tempero!). Procure alimentar o peixe 3 vezes ao dia em pequenas quantidades e evite outros cirurgiões ou tangs no mesmo aquário, porque ele cresce muito. Se realmente quizer tentar, poderá ter mais sucesso se colocar outro juvenil de outra espécie, como por exemplo um Zebrasoma flavescens (Yellow Tang) do mesmo tamanho e na mesma época (maiores serão as necessidades de espaço disponível para eles nadarem com o crescimento). Esse peixe é um excelente controlador de algas e na maioria das vezes irá devorar as Valonia spp., que podem se tranformar em pragas em alguns sistemas.
Boa sorte,
Abração,
Alex Correa.

: : HQI: : Gustavo - são paulo/sp
Respondido em 12/21/2000 por Alex Correa

As lampadas HQI funcionam em 110volts? Pois aqui em casanão tem 220 volts

Olá Gustavo,
Normalmente se usam transformadores 100/220V para as metal halides no Brasil, segundo alguns aquaristas. Acredito que a maioria das powerheads não necessitem de tais transformadores. Creio que você encontre esses tranformadores normalmente em lojas que vendam produtos elétricos, sem maiores problemas.Boa sorte,Alex Correa.

: : Cálcio: : Ely Tadeu - Belo Horizonte/MG
Respondido em 12/21/2000 por Alex Correa

Adiciono cálcio em pó AZOO na água que faço reposição no meu aquário.Compro água deionizada e neste momento adiciono o cálcio. Espero decantar e vou fazendo a reposição durantes alguns dias, da água que evapora. Deixar o cálcio misturado à água antes de colocá-lo no aquário reduz a sua eficiência?O cálcio tem que ter seus níveis monitorados? Eu não faço nenhuma medição da quantidade de cálcio na água.O cálcio líquido é mais eficiente do que o em pó?Obrigado!

Olá Ely,
Estou meio confuso com sua descrição do procedimento na aplicação desse produto, que acredito ser kalkwasser (hidróxido de cálcio). Se for mesmo kalk a maneira mais eficiente de se misturar seria somente o suficiente para a água evaporada durante 24 horas, sendo que a parte cristalina da mistura, após a decantação, deveria ser separada da parte que está no fundo. A parte que se aplica no sistema é a cristalina e o resto se joga fora. O motivo disso é porque essa parte que fica no fundo não deveria ser introduzida no sistema, pois não será aproveitada, basicamentre falando. Por favor refira-se à mensagens anteriores para uma descrição mais detalhada de como eu aconselho misturar kalkwasser.

>> Deixar o cálcio misturado à água antes decolocá-lo no aquário reduz a sua eficiência? <<

Como assim? Misturar o material decantado à parte cristalina da mistura antes de colocar no sistema? Depois de deixar decantar? Para que? A resposta para sua pergunta é: não diminui a eficiência pelo fato de que os Ca++ estarão lá, mas irá prejudicar o aquário porque as "impurezas", além de não serem aproveitadas pelos habitantes do sistema, irão deixar a água leitosa. Por favor não faça isso, pois existem riscos dos habitantes do seu aquário morrerem.

>> O cálcio tem que ter seus níveis monitorados? Eu não faço nenhuma medição da quantidade decálcio na água. <<

Humm, não, não TEM que ter os níveis monitorados sempre. Esses níveis poderão ser checados de vez em quando, principalmente se houver algum problema no sistema. Os aquaristas iniciantes gostam de monitorar porque naturalmente o ser humano necessita de números para poder se sentir confortável no que está fazendo. O que é normal e uma boa atitude. Não há nada de errado em checar o nível cálcio de vez em quando.

>> O cálcio líquido é mais eficiente do que o em pó? <<

O cálcio líquido (cloreto de cálcio) é muito mais solúvel do que o cálcio em pó (hidróxido de cálcio ou óxido de cálcio). O cálcio em líquido só deve ser administrado em alguns casos e somente para elevar o nível de cálcio num sistema que apresente pouco Ca++. A melhor forma que existe de se manter níveis de cálcio em sistemas que contêm poucos corais duros e evaporação normal diária é mesmo o emprego de kalkwasser de maneira correta.
Abraço,
Alex Correa.


: : Mandarin - Alex Corrêa : : Fernando José Klein Teixeira - nova Friburgo/rj
Respondido em 12/28/2000 por Alex Correa

BLZ!!!!!Entrei em um site que diz o seguinte:

"mandarin spotted-mais agressivo da espécie, é resistente e deve ser mantido somente um por aquário. Alguns casais convivem com certa tranquilidade."

" mandarin green-peixe resistente mas difícil de manutenção. Alimenta-se somente de pequenos crustáceos vivente do reef. Muitos clientes da Ecoanimal estão obtendo sucesso na sua manutenção com o uso do refúgio e grandes quantidades de corais."

"mandarin red bali (pterosy.splendidus)-recomendado para iniciantes. É endêmico de Sumatra e leva vantagem sobre seu primo pela aceitação de artêmia viva na dieta. Difere pelo fundo vermelho e nadadeiras peitorais vermelhas."

Perguntas:
a)Ista diferença de resistência,comportamento,maior ou menor dificulade de se alimentar,etc faz sentido mesmo?
b)Um aqua com 70 x 60 x 60 tem que ter refúgio?
c)o refúgio deve ser iluminado ou não?
d)qual o mínimo em termos de volume de água?Obrigado!!!Um abraço a todos!!!


Caro Fernando,
Muito interessante sua e mail! Sinto-me de certa forma meio sem jeito de respondê-la, pois estamos no site em que viste esses dados, mas certamente o farei da melhor maneira, colocando aqui que minha posição para com tais dados que irei escrever são conhecidos de maneira geral e que de nenhuma forma estou me colocando como um expert em nomenclatura ou manutenção de Mandarins, pois não sou biólogo. Estarei enviando uma cópia ao William para que qualquer engano possa ser analisado e esclarecido.Ok, começarei comentando as frases recolocadas por ti:

>> "mandarin spotted-mais agressivo da espécie, é resistente e deve ser mantido somente um poraquário. Alguns casais convivem com certa tranquilidade." <<

À princípio, todas as espécies de Mandarins oferecidas no mercado da aquariofilia deveriam seguir esse princípio, independente da espécie. Nunca deveríamos colocar dois machos no mesmo sistema.

>> " mandarin green-peixe resistente mas difícil de manutenção. Alimenta-se somente de pequenoscrustáceos vivente do reef. Muitos clientes da Ecoanimal estão obtendo sucesso na sua manutençãocom o uso do refúgio e grandes quantidades de corais." <<

Outra qualidade que normalmente se aplica para todas as espécies de Mandarins que normalmente se encontra nas lojas. A presença de refúgio irá propiciar uma fonte constante de microorganismos nos quais os Mandarins se alimentam, como base da dieta. Sem esses organismos é praticamente impossível desses lindos peixes sobreviverem por longos períodos de tempo.

>> "mandarin red bali (pterosy.splendidus)-recomendado para iniciantes. É endêmico de Sumatra eleva vantagem sobre seu primo pela aceitação de artêmia viva na dieta. Difere pelo fundo vermelhoe nadadeiras peitorais vermelhas." <<

Hummm, eu não estou ciente de nenhum peixe com esse nome. Acredito que tenha havido um engano e que o nome científico seja Synchiropus splendidus, não "pterosy.splendidus", que corretamente seria Pterosynchiropus splendidus, antiga nomenclatura para a espécie, provavelmente. Peço desculpas se estiver equivocado. Tenho certeza de que haverá uma atenção para com tal detalhe e providências serão tomadas pela Ecoanimal. Se for o Synchiropus splendidus, o que é bem provável, ainda assim creio que o peixe não seja endêmico de Sumatra, mas sim pode ser encontrado no Pacífico Oeste. Com paciência qualquer Mandarin poderá ou não aceitar artêmia congelada ou viva. Essa espécie é mais comumente achada no comércio da aquariofilia e por isso normalmente é confundida como uma espécie mais resistênte à meu ver. As necessidades fisiológicas do peixe são iguais às das outras espécies de Mandarins normalmente encontradas nas lojas.


Perguntas:
>> a)Ista diferença de resistência,comportamento,maior ou menor dificulade de se alimentar,etc fazsentido mesmo? <<

Não, essa provavelmente foi a maneira que a Ecoanimal encontrou de melhor colocarem detalhes gerais da manutenção dos Mandarins em cativeiro. As diferenças apresentadas podem variar de indivíduo para indivíduo e dependerá de vários fatores como por exemplo a maneira que esse exemplar foi coletado, ou mesmo quais os tipos de peixes que formam o habitat do aquário. Isso acontece com a maioria dos peixes, não só com os Mandarins.

>> b)Um aqua com 70 x 60 x 60 tem que ter refúgio? <<

Um aquário de 250L não determinará se a quantidade de microorganismos será suficiente para manter o peixe sadio, mas sim a qualidade do sistema em termos de população e diversidade de microorganismos. Quanto maior o sistema maiores serão as probabilidades de sucesso. O tamanho mínimo para mantermos um Mandarin (referente à espaço necessário para nadar) é de 80L.

>> c)o refúgio deve ser iluminado ou não? <<

O refúgio precisa ser iluminado para que algas cresçam, o que irá alimentar muitos dos microorganismos presentes no sistema. Horário das lâmpadas deveria ser normal (de 10 à 12 hrs/dia).

>> d)qual o mínimo em termos de volume de água? <<

Do refúgio? Um aquário de uns 20L com algas e rochas de qualidade deveríam ser suficientes. Tenha em mente que os Mansdarins são peixes sensíveis à presença de outros peixes que competem com alimentos (qualquer peixe que se alimenta dos mesmos microorganismos).
Abração,
Alex Correa.


: : Estes modelos estão adequados???: : Marco Aurélio Neves - Osasco/SP
Respondido em 12/29/2000 por Alex Correa

Olá pessoal da Ecoanimal,Antes de mais nada gostaria de agradecê-los mais uma vez pela ãtenção. Bom, estou montando um aquário marinho, e gostaria de saber se esses equipamentos que estou comprando são adequados para o meu aquário. Esse possui 96litros (60x40x40).
Skimmer: Berlin AirLift 90
Bombas circulação: 2 RIO 600 (760l/h cada)
Iluminação: 1 lamp. fluor. VHO 40W1 Fluor. Philips Actinica 15W1 Marine Glo 15W
Termostato: Visitherm 100W
Ventilação: 1 ventil. 14X14 na tampa superior p/ água.
Substrato: 12cm halimeda com sistema jaubert abaixo (2 camadas de placas)
Filtro: Aqua Clear Mini com Seachem Matrix para biologia.

Será que isso tudo está bem, ou alguma coisa está faltando ou não está adequada??? Só isso minha dúvida... Afinal, muitas outras já tirei aqui nas páginas de como contruir o aquário marinho.Mais uma vez agradeço.Abraços.


Olá Marco,
Basicamente falando os equipamentos estão de acordo. Você não necessitará de Seachem Matrix para filtragem biológica se usares rochas vivas e/ou areia viva. Por favor coloque fluorescentes VHO se quizeres tentar manter alguns dos mais comuns corais fotossintetizantes, principalmente de pólipos pequenos.
Abraço,
Alex Correa.


: : Um aquário grande !: : Marco Antonio C. C. Cardoso - Guarulhos/SP
Respondido em 12/30/2000 por Alex Correa

Olá amigos, só queria que vcs me dessem uma luz, e se estou no caminho certo.....
Um colega meu, está tentando manter um aquário de 1000l acho q há 1 ano, e nada de esse aquário estabilizar, taalvez por que não estava tendo um acompanhamento regular necessário.....

Mas há um tempo atrás, eu comecei a fazer isso por ele...O aqua dele tem bastante rocha, mas a maioria estão escuras, tipo um marrom... e algumas estão calcificadas...O aquário tem 2 lampadas 20.000k de 40 wtse 2 lampadas coralife actinic magnetic 40 wts ( eu acho q é pouco)tem até que uma boa circulação, com 6 power heads de 2.100 l/ha densidade estava em 1.025, abaixei essa semana para 1.021, a temperatura sempre em 24.5.....Skimer funcionando...etc......Possui várias pedras de zoanthus, que foram colocadas para icentivar uma biologia e agora até que uns corais, que estão abrindo bem (uma umbrella, um green grape, um young soft, braching pagoda).....E uns peixes( um saddle black, uma domino dansel, e uma blue dansel)A única coisa que está bem errada é a alcalinidade, que está em 0.7 estou colocando Super Buffer da kent marine..

Vcs acham que estou fazendo as coisas certas, ou acham que eu deveria fazer outra coisa ??

Só me deem uma luz......
Grato desde já...

Marco.


Olá Marco,
Vou pegar trechos da sua e mail para poder me explicar melhor:

>> O aqua dele tem bastante rocha, mas a maioria estão escuras, tipo um marrom... e algumas estãocalcificadas... <<

Não entendi. O que está marrom nas rochas provavelmente são algas. Como assim "algumas rochas estão calcificadas"?

>> O aquário tem 2 lampadas 20.000k de 40 wtse 2 lampadas coralife actinic magnetic 40 wts ( eu acho q é pouco) <<

Depende do que ele quer manter. Depende das medidas do tanque.

>> ...tem até que uma boa circulação, com 6 power heads de 2.100 l/ha densidade estava em 1.025, abaixei essa semana para 1.021, a temperatura sempre em24.5.....Skimer funcionando...etc...... <<

Densidade de 1.025 é melhor do que 1.021. A temperatura poderia ser um pouquinho mais alta, nos 25 ou 26 graus C.

>> Possui várias pedras de zoanthus, que foram colocadas para icentivar uma biologia... <<

O aquário deveria ter a filtragem natural estabilizada primeiro, com um relevo de rochas vivas definitivo e amadurecido. Os Zoanthus não incentivam biologia (filtragem biológica), mas sim as bactérias que viovem nas rochas.

>> e agora até queuns corais, que estão abrindo bem (uma umbrella, um green grape, um young soft, brachingpagoda).....E uns peixes( um saddle black, uma domino dansel, e uma blue dansel) <<

Se ele colocou os corais antes de ter estabilizado um ambiente sdio, com rochas vivas o suficiente para filtrar o volume do sistema sem problemas esses animais não conseguirão viver por muito tempo. Uma descrição melhor do sistema seria necessária para que eu entendesse melhor o que está acontecendo.

>> A única coisa que está bem errada é a alcalinidade, que está em 0.7 estou colocando Super Bufferda kent marine.. <<

Humm, alcalinidade nos 0.7meq/L está realmente muito baixa. O nível almejado é de normalmente de 2.5 à 3.5meq/L. Acredito que tem outras coisas erradas, como por exemplo alguns detalhes mencionados acima, dentre provavelmente outros problemas acarretados por uma falta de planejamento do sistema. Seu amigo precisa ler um livro, quem sabe? Ele deveria estar mais dedicado ao sistema. Me desculpe se estou enganado, mas essa é a idéia que me passaste. O que ajudará a alcalinidade à chegar aos níveis normais seria trocas de água com sal de boa qualidade ou água natural. Essa é a maneira mais segura de administrar e consertar tanta diferença nos valores.

>> Vcs acham que estou fazendo as coisas certas, ou acham que eu deveria fazer outra coisa ?? <<

Algumas observações estão mal administradas, como já coloquei, mas o principal à trazer aqui é que se seu amigo deveria ter estudado melhor antes de se aventurar. Eu preferiria que ele me contactasse e estivesse realmente interessado, ao invés de alguém estar procurando a solução para um melhor funcionamento do sistema. Por outro lado, admiro sua bondade e ajuda ao próximo. Estarei sempre disposto à ajudar, mas eu preciso saber dados mais detalhados desde o começo e tal... Tenho recebido muitas e mails de aquaristas que me dizem estar ajudando outros de maneira quase que inacreditável. Isso mostra que o que está ajudando o outro tem mesmo amor ao hobby, mas por favor tenham em mente que se o dono daquele sistema tiver que depender dessa forma de você para o manter, ele não merece estar com a responsabilidade de organismos tão especiais em suas mãos, pelo menos por enquanto. Por favor não tenham essas palavras como uma crítica maliciosa, e sim reflitam com seriedade. Desculpem se estou sendo um tanto áspero e aos que não se enquadram na situação, mas sim realmente estão com dificuldades para começar. :)
Grande abraço,
Alex Correa.

FELIZ ANO NOVO À TODOS!!!!!


: : Número de peixes.: : Gilmario Oliveira Nascimento Junior - Aracaju/SE
Respondido em 12/30/2000 por Alex Correa

Ola Alex, tudo bem?Tenho um aqua so para peixes marinhos, ele tem 1,03m X 56 X 65cm altura (290L reais), e gostaria de saber se há espaço suficiente para os seguintes peixes:

-Pomacanthus Imperator
-Holacantus Ciliaris
-Six line wrasse
-Nematelotris decora-Yelow Tang
-P. Hepatus-Centropyge Loriculus (flame angel)
-Gramma Loreto ou Neon Gobi

Grato desde ja pela ajuda
Abração e espero q esteja tudo ok no Hawai :):)


Oi Gilmario,Seu aquário é de bom tamanho, mas evite superpopulá-lo. Se puderes colocar menos peixes irá ser melhor para eles, mesmo que a filtragem biológica venha à se estabilizar e conseguir dar conta do recado. Eu colocaria uns 6 peixes de porte médio (tipo do tamanho de um Yellow tang adulto) num aquário como o seu, no máximo. Por favor tenha em mente que o Pomacanthus imperator e o H. ciliaris irão crescer bastante e necessitarão de espaço para nadar. Se deres preferência aos Anjos evite colocar mais peixes de porte médio como os Tangs por exemplo. Problemas de incompatibilidade entre os Anjos poderá surgitr com o tempo, mas quando juvenis poderão conviver por um bom tempo e quem sabe até se acostumarem entre eles. O Holacanthus ciliaris precisa de mais espaço (min de uns 700L) quando adulto do que o P. imperator (min. de 510L.). Esse peixe, o H. ciliaris, é agressivo, especialmente com peixes recém-introduzidos no sistema, então seria uma boa idéia colocá-lo por último, depois de ter os outros já estabilizados e familiarizados com o hábitat. Esses Anjos são muito dependentes de alimantação de boa qualidade e variada (vegetarianos/carnívoros), por favor não esqueça disso.
Boa sorte e FELIZ ANO NOVO!!!
Aloha,
Alex Correa.


: : Anjos: : Luiz Henrique - são paulo/sp
Respondido em 12/30/2000 por Alex Correa

-Um bodião puchelus,um paru e um anjo imperador ou um koram se dariam bem em um aquario de 500 litros?

Olá Luiz,
Um aquário de uns 510L. seria o ideal para o Paru, assim como para o Koran (Pomacanthus semicirculatus) e o Imperador. Por favor evitem colocar 2 anjos, seja qual for o tamanho, em aquários. Alguns deles podem até se acostumar com o tempo, mas precisam de bastante espaço. O Koran é um deles e deve ser colocado por último. Escolha somente um desses e procure deixar bastante espaço diponível para eles exercitarem e nadarem à vontade. O pessoal deveria preferir manter Centropyges ao invés dessas espécies de maior porte.
Abraço e FELIZ ANO NOVO!!!
Alex Correa.


: : Platax: : Gustavo - são paulo/sp
Respondido em 12/30/2000 por Alex Correa

Um Platax orbicularis ou um Platax pineus pode ser colocado junto com um ciliares,um paru,um bodião puchelus ?

Olá Gustavo,Os Platax são peixes de grande porte e esse já é um bom motivo para evitar colocá-los com outros peixes do mesmo porte em aquários menores que 800 ou 1.000L. Além disso, algumas espécies de Anjos são um tanto agressivas e não são aconselháveis com Platax. Por favor não compre Paltax pinnatus, pois quase 100% deles morrem em aquários por não se alimentarem. O P. orbicularis até que é resistente, mas necessita de um aquário de uns 800L e com bastante espaço para nadarem e de preferência com uma boa profundidade.
Boa sorte e FELIZ ANO NOVO!!!
Alex Correa.


: : Pagoda Cup: : Amilcar Mascellani - São Paulo/sp
Respondido em 12/30/2000 por Alex Correa

Olá,Adquiri a pouco tempo um coral Pagoda Cup,tenho notado que o mesmo não está sempre aberto, isto é normal? Já que possuo outros corais e os mesmos estão sempre e abertos.Agardeço desde já a resposta.Um grande abraço e muito sucesso.

Oi Almicar,
Alguns corais sentem por causa do transporte e por causa das mudanças no ambiente. É normal que alguns sintam mais que os outros também, mesmo quando da mesma espécie. Esse período pode durar até mais de uma semana, dependendo de espécie para espécie. Provavelmente não é nada para se preoculpar. Tenha certeza de que os requerimentos para o coral estão sendo oferecidos e que nada esteja o incomodando.
Abraço e FELIZ ANO NOVO!!!
Alex Correa.


: : coleta de animais no mar: : Thiago Rodrigues Frota - Fortaleza/Ce
Respondido em 1/5/2001 por Alex Correa

Tenho 17 anos e vou fazer um curso de mergulho.Posso retirar animais do mar em minhas futuras expedições e pô-los no meu futuro reef tank?
Grato,Thiago Frota


Caro Thiago,Coleta de alguns organismos requer permissão. Antes de tudo seria interessante você saber como irá fazer a coleta de maneira responsável. Existe um artigo de minha autoria recem publicado onde tentei passar algo sobre o assunto. Aqui vai o endereço:http://www.sitio.com.br/campanhas/rochasvivas.htmlEspero que seja de seu agrado. Não posso lhe passar detalhes sobre as leis de coletas no Brasil, mas basicamente falando rochas vivas e corais necessitam de permissão. Pelo menos é o que todos falam. Ainda não tive tempo de me dedicar à esse estudo, apesar de ser importantíssimo para todos. Boa sorte no seu curso e aproveite seus mergulhos!Abraço,
Alex Correa.


: : Anêmonas: : Leonardo Pedrosa - São Paulo/SP
Respondido em 1/12/2001 por Alex Correa

Olá, já tive duas anêmonas e nenhuma sobreviveu.A primeira foi uma Bubble. Parecia que não gostava de luz, se escondeu e nunca mais apareceu.Depois tive uma Condilactys que durou mais tempo. Certo dia dei camarão a ela. Não sei se é coincidência, mas depois que dei o camarão, ela começou a andar (estava fixa a uns 3 meses), sumiu e nunca mais apareceu.Existe algum tipo de anêmona que seja mais resistente do que essas que eu citei? Será que a qualidade da minha água está ruim? Tenho corais sensíveis como Seriatopora (crescendo muito bem), Acroporas, Hammers, etc...Obrigado.Leonardo

Olá Leonardo,Anêmonas que abrigam peixes-palhaço normalmente não sobrevivem por longos períodos de tempo em sistema que não tenha um entrada e saída constante de água natural de qualidade e com os parâmetros necessários para aquela espécie em particular. Uma vez que sabemos disso, trocas de água mensais de no mínimo 10% do volume total do sistema deveríam ser aplicadas religiosamente e com água de muito boa qualidade podendo ser natural ou com sal sintético. É mesmo lamentável que esses belíssimos animais não consigam na maioria das vezes se adaptar e prosperar nos nossos reefs. Na natureza muitos desses animais vivem por centenas de anos e atingem tamanhos avantajados. Em aquários, alguns já conseguiram com que suas anêmonas viesses até à se reprodurirem sexualmente (o que deve ser monitorado de perto, assim como nos corais) e assexualmente (divisão, etc.), nos dizendo que as possibilidades de um relativo sucesso existem, mas infelizmente não é em todos os casos que acontece. Para falar a verdade são raros os casos que o sucesso é atingido.Ultimamente alguns aquaristas têm criticado o comércio desses animals por causa da baixa taxa de sobrevivencia dos mesmos por longos períodos de tempo. Existem os que mantêm as anêmonas por anos e anos em perfeitas condições, com palhaços, corais e tudo mais. Novamente, esses são sortudos! Portanto não se sinta mal pela sua perda.Bem, uma coisa importantíssima à respeito das anêmonas é que elas sempre irão apresentar comportamento um tanto imprevisível, como você pode notar, mudando de lugar de vez em quando. Isso ocorre por alguma coisa que provavelmente mudou no aquário ou mesmo porque ela foi encomodada de alguma forma (fisicamente) onde estava. Por essa razão, devemos montar um aquário só para as anêmonas, evitando que outros organismos venham à serem atingidos pelos poderosos nematócitos delas, que irão queimar o tecido e destruir muitos dos corais em pouquíssimo tempo. Outro detalhe é de propiciar o máximo de volume de água livre. O corpo de água ajuda à previnir com que troca de gases e desorientaçào química no sistema venha à afetar o animal em curto período de tempo, provavelmente ajudando-o à conseguir melhor adaptação às condições. Temperatura é uma das maiores rezões para maior volume de água por sistema. Isso significa, praticamente falando, mais água e menor relevo (rochas e substrato de fundo) por sistema. Quanto maior o sump, melhor também!Temperatura é muito importante. Variações consideráveis (mais de 4 graus C) da temperatura em um curto espaço de tempo poderão causar um pequeno choque na anêmona e mesmo que seja em poucos graus C poderá combinar com qualquer outro fator e trazer até a morte do animal. A temperatura ideal varia de espécie para espécie e poderá variar mesmo até de indivíduo para indivíduo, dependendo de onde foram coletadas. Basicamente falando, devemos manter a temperatura em torno dos 24 ou 26 graus C para anêmonas tropicais. Iluminação é outro fator importantíssimo. Metal halides certamente será a melhor opção para o melhor desenvolvimento delas, depois de luz solar. Um chiller é necessário então para manter a temperatura adequada e não variar muito.Movimentação da água também não pode deixar à desejar de maneira nenhuma. Os nutrientes, que deveriam ser adicionados na água pelo aquarista, precisam chegar à anêmona através das correntes de água formadas no tanque. Num aquário que recebe água natural constantemente esses nutrientes vêm em maior abundância e constantemente. Por isso é que elas conseguem sobreviver por anos e anos. Em sistemas fechados isso é mesmo difícil de conseguir. Alimentação parece ser grande ajuda à essa falta que temos em nossos sistemas fechados, assim como uma importação de orgânicos e outros, que precisam ser retirados de qualquer forma. O skimmer potente entra aí. Água límpida e livre de partículas sólidas que possam prejudicar esses animais é certamente uma das mais difíceis prevenções que podemos conseguir. Alguns dizem que partículas mínimas de carvão ativado, por exemplo, possam ser prejudiciais às anêmonas. O carvão ativado é muito bom para retirar uma série de impurezas da água, mas suas micro-partículas são prejudiciais, de alguma forma. Lavar muito bem o carvão é uma prevenção sábia.A presença de Palhaços irá ajudar à anêmona à ser protejida e alimentada também. Muitas das vezes, quando os aquaristas dizem tê-las por muito tempo, normalmente é em aquários onde os Palhaços são mantidos em harmonia com essas anâmonas desde o princípio da montagem do sistema.Quanto às espécies, as Bubble-Tip (Entacmaea quadricolor) são provavelmente uma das mais fáceis de manter em cativeiro (depois de Aiptasias!! Grrrr!!!). Aqui no Waikiki Aquarium nós temos várias delas por muito tempo mesmo e já foi observado uma possível reprodução sexuada no tanque em diferentes situações (o que não quer dizer que todas as vezes tenham sido mesmo essas anêmonas, pois temos outros organismos que poderíam ter soltado os ovos ou espermas e um documentário preciso não foi feito). Mas algumas vezes ocorreu. O transporte dessa anêmona pode afetá-la principalmente por infecção ou rompimento de tecido. Depois de colocada no aquário ainda precisa de um tempo para se recuperar e estabilizar com as condições do novo hábitat. São melhores mantidas com palhaços (Amphiprion frenatus, A. melanopus e Premnas biaculeatus). Comida pode ser camarão de diferentes tipos e peixes, ambos picados em cubinhos, uma vez por semana. Evite alimentar comida líquida pois na maioria das vezes pouco efeito positivo traz para as anêmonas e muitos problemas com as algas poderão surgir. Artêmia enriquecida com vitaminas são muito bem-vindas. Não esqueça de que os palhaços às alimentam também e a alimantação oferecida pelo aquarista não deve ser exagerada. Suplementos contendo elementos traços, vitaminas e amino-ácidos provavelmente ajudarão no mantimento das anêmonas e por favor não esqueça da circulação. Essa deve ser de maneira que os tentáculos da anêmona se movam de um lado para o outro, mas não diretamente no animal. Temperatura da água nos 24 à 26 graus deve ser mantida e evitar-se mudanças bruscas.A Condylactis gigantea, normalmente encontrada, na maioria das vezes perde sua cor magnífica provavelmente por causa da falta de elementos e outros, que auxiliam na produção de pigmentos. Alimentação de diferentes origens é provavelmente grande influente nesse ponto. Iluminação pode ser também, mas menos provável. Portanto, fica difícil de saber exatamente o que causa a perda de cor, mas é fato. É também relativamente fácil de ser mantida, segundo muitos, mas precisam de iluminação adequada. Como você tem corais duros crescendo bem no seu sistema, acredito que esse não seja o problema. Tenha certeza de que sua iluminação apresenta espéctro apropriado, porém. Muitos dizem que o espéctro nos 6.500K são provavelmente os melhores para anêmonas. Acredito que isso seja verdade, uma vez que esses animais normalmente são coletados em profundidades relativamente rasas. Uma metal halide de 6.500K com suplemento de actinics normais ou mesmo VHOs seria o ideal então, evitando as metal halides de 10.000K. Alguns dizem ter tido sucesso com essa anêmona até com iluminação somente de fluorescentes. Quanto tempo o animal foi mantido em ambos os casos não foi reportado. Alimantação oferecida umas 2 ou 3 vezes ao mês, com os parâmetros da água ok. temperatura nos 24 à 26 graus C. os palhaços para ela são: Amphiprion clarki e A. frenatus.
Por favor consulte o livro "The Reef Aquarium vol. II" que certamente encontrará para mais detalhes e ajudas para a manutenção de anêmonas em cativeiro.

Hoje eu estava inspirado :)
Grande abraço e boa sorte,
Alex Correa.

: : 1- Tangs 2 - ButterFly: : Daniel Furst - Santos - São Paulo/SP
Respondido em 1/15/2001 por Alex Correa

1- Há como colocar tangs em um aquario com um yellow já grande ? ( 200 l )
2- Há como colocar butterflys em um aquario com um Auriga já grande ? ( 200 l )Obrigado


Olá Daniel,Como nós sabemos, os borboletas e Tangs serão agressivos com peixes similares e no seu caso provavelmente não será diferente. O Auriga (Chaetodon auriga) é uma das mais agressivas espécies entre os borboletas, e necessita de bastante espaço para nadar por causa do seu grande porte, quando adulto. O Yellow Tang também vai agredir outros Tangs e Cirurgiões por instinto e necessita espaço para nadar também. O tamanho mínimo de um aquário que eu colocaria tais peixes adultos seria uns 400 ou 450L. Se por acaso você vier à aumentar seu tanque e quizer tentar introduzir mais Borboletas e/ou Tangs, por favor tenha certeza de que irá abrigá-los com conforto. Um sistema de uns 800L seria o recomendado, uma vez que logicamente outros peixes seriam mantidos.

Vou aproveitar pra trazer aqui um assunto que tenho notado ultimamente e que certamente não é o seu caso Daniel, mas de muitos outros com quem me comunico. Ultimamente aquaristas estão tentando minimizar ao máximo os sistemas marinhos, tentando provar que podem manter esses sistemas de forma exemplar. Penso eu que esses, ao mesmo tempo, tentam mostrar à outros que esses mini-sistemas são prova de que eles são capazes, ou seja, são bons aquaristas. Ok, o que eu quero dizer é que quanto maior o aquário, maior o espaço para os organismos. Peixes, assim como invertebrados, precisam de água e muita água. Se há uma minimização de coluna livre de água as trocas deverão acompanhar as necessidades de manter a qualidade desse sistema. Não adianta ter o melhor skimmer do mundo e colocar o aquário entupido de rochas vivas (que muitas das vezes está sendo confundido quantidade de rochas com qualidade de água - filtragem) e pouca água disponível para os peixes nadarem. Isso vai, em longos períodos de tempo, acabar trazendo de uma forma ou de outra problemas com o sistema e estresse à todos os habitantes. Se não podemos aumentar o aquário, deveríamos diminuir a quantidade de peixes e procurar colocar somente espécies de pequeno porte naquele sistema, de acordo com o tamanho do aquário. Isso deveria ser planejado desde o início do planejamento daquele sistema, assim como o equipamento deveria estar de acordo com esse planejamento (peixes e invertebrados à serem antidos).Outra coisa é referente às mudanças nos aquários. Muitos dos aquaristas parecem nunca estarem satisfeitos com seus aquários, pois está sempre faltando um peixe que viu na loja, ou aquele coral que o amigo tem. Isso é perfeitamente NORMAL. Eu também sinto isso, logicamente, mas por favor, meus senhores/as, o sistema precisa de um planejamento e quando chega a hora em que se vê que deveríamos parar de colocar organismos deveríamos obedecer nossos instintos (ou mesmo perguntar à alguém mais experiente). Pelas mensagens que venho colocando acredito que dê para se ter uma idéia mais ou menos da quantidade de peixes que aquele aquário em particular poderia abrigar. Esses dados que eu passo à vocês são tirados de trabalhos de outros autores mundialmente conhecidos, assim como idéia que tenho pelos sistemas que nós temos aqui no Waikiki Aquarium, conversas com outros hobistas e experiências próprias com meus aquários. Peixes aqui no Aquarium vivem por anos e anos e anos e provavelmente o maior dos motivos vem à ser mesmo o espaço que esses animais têm para nadar. Logicamente que alimentação, compatibilidade, etc. conta também. Só umas idéias para que o pessoal não pense que eu esteja querendo desestimular ninguém. Muito pelo contrário, quero mais é que vocês possam manter esses peixes por muitos anos e logicamente "enjoem" deles, o que torço para que todos possam encarar naturalmente, sabendo que mantê-los por longos períodos é a idéia principal quando assumimos a responsabilidade de manter esses lindos animais na nossa sala de estar. Todos nós de certa forma "enjoamos" de ver os mesmos peixes, mas devemos fazer o máximo para que esse sentimento seja transformado em prazer e principalmente orgulho de estar mantendo aquela espécie por tanto tempo. É assim que crescemos e que mostramos que realmente amamos esses organismos.Eu precisava colocar isso aqui pois sinto que afeta à muitos aquaristas brasileiros. Por favor desculpem pela franqueza. Saibam que não foi minha intenção entrar de sola em ninguém. :)

Daniel: tens bom gosto! Amo esses peixes!
Boa sorte! :)
Abração a todos,
Alex Correa.


: : Quais os suplementos e testes que tenho que fazer: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 1/17/2001 por Alex Correa

Oi eu acabei de adquirir um aquario marinho e quero saber o que devo colocar na agua tipo calcio , e quais testes que devo faser

Caro Roberto,
Sua pergunta me diz que você comprou um aquário e que quer colocar organismos marinhos nele, sem mesmo ter uma idéia do que está fazendo. Porque ouviu algo sobre suplementos, o que é vital para se manter todos os organismos, quer ter certeza de que está fazendo a coisa certa. Humm... Nunca vou me cansar de dizer aqui: melhor iniciativa que qualquer um tem quando pensa em montar qualquer tipo de aquário, porincipalmente marinho, é de estudar bem o que pretende manter. Só peixes? Só invertebrados? Que tipos? Peixes e invertebrados? Que tipo de organismos? Será que eles vão conviver em harmonia? Essas perguntas seriam as básicas. Daí, se entra com um plano do sistema (hábitat, relevo, etc.). Então vamos às necessidades daquele tipo de aquário (equipamentos, etc.). Isso vai acarretar em custos, que o aquarista precisa estar ciente e planejar comprar o básico para montar e manter o sistema pelo menos pelos primeiros meses. Se for só para peixes existem maiores chances de sucesso no começo, pois o aquarista irá começar à se habituar com os fatores físicos da água (temperatura, salinidade, etc.), doenças, quarentena, alimentação e tal... Daí pode-se pensar em montar um sistema de reef, depois que já estiver habituado e realmente sentir que pode ter tempo, dinheiro e principalmente prazer em ter tal tipo de sistema. Ler o livro "O aquário marinho & as rochas vivas" de Sérgio Gomes é uma ótima opção da literatura em português atualmente para começar no caminho certo. Converse com muitos aquaristas e vá em várias lojas para estar envolvido com os equipamentos e opções na sua localidade. Visite sites na net e nunca se canse de aprender!
Uma lista de testes e suplementos marinhos normalmente encontrados no mercado, dizendo como você os usa não vai lhe ajudar mais do que as recomendações que lhe passei acima. O que determina sucesso em aquariofilia marinha é o entendimento básico do que acontece nos sistemas naturais e não fórmulas químicas e marcas de produtos. A aparência dos organismos muitas das vezes é mais importante do que números e fórmulas. Um equilíbrio é primordial para a saúde de qualquer sistema. Para saber quais os suplementos que vais necessitar eu preciso saber quais os organismos que você vai manter, quais os equipamentos, quanto tempo que o aquário está montado, qual o tamanho e se tem rocha viva ou não. Por favor não me leve a mal. Um aquarista experiente que não lhe participasse o que escrevi aqui não quer que você seja um aquarista de sucesso, ou tem medo de te magoar. Saiba que eu quero que aprendas da melhor forma e que a segunda opção também está valendo. :)
Grande abraço e seja bem-vindo ao hobby,
Alex Correa.


: : Skilter ou skimmer qual a melhor opcao: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 1/18/2001 por Alex Correa

Oi eu tenho um aquario marinho de rochas vivas pequeno, 72litros, com halimeda,onde ira abrigar alguns peixes ,invertebrados e corais pequenos.Gostaria que voces me indiquassem qual o melhor desproteinador o skilter ou o skimmer.e tambem qual peixe que voce pode me aconselhar para esse aquario. Muitissimo obrigado

Olá Roberto,O Skilter é um produto que, de acordo com o fabricante, deveria ser eficiente na filtragem mecânica ("perlon", ou "lã"), física (skimmer, na verdade é fisico-química), química (carvão ativado) e possivelmente biológica (colocando uma média para colônia de bactérias). Infelizmente nem tudo que citei acontece de maneira adequada no produto. O skimmer é ineficiente por não produzir quantidade e qualidade de bolhas. O carvão ativado é localizado originalmente junto com o perlon, que por acumular algas e detritos acaba tirando a eficiência de filtragem do mesmo, por causa do entupimento. Além disso, o carvão ativado que vem no refil é normalmente pobre em qualidade. A filtragem biológica feita por média apropriada pode ser descartada para aquários de reef, pois não há necessidade nenhuma mesmo. O que nos resta então é somente a filtragem mecânica feita pelo perlon, que indiscutivelmente irá contecer, mesmo que não filtre partículas menores, mas pelo menos alguma coisa. Por isso eu desaconselho o uso desse produto em aquários principais. Skimmer (ou desnatador) é então somente aquela parte que apresenta as bolhas de ar com o copo de coleta no topo. Qualquer skimmer que retire significante líquido escuro, não muito fino, e que apresente uma espuma não tão ecessiva, será uma boa opção (coisa que o skimmer do Skilter só vem à fazer quando há um excesso de impurezas no sistema. Somente o Skimmer é a melhor opção.Quanto aos peixes, bem, isso é pessoal e vai depender dos invertebrados que terás. Minha dica seria você fazer uma pesquisa e ver quais os peixes de seu agrado. Peixes de grande porte como alguns Anjos, Borboletas, moréias etc. não se adaptariam bem em seu aquário pelo limite de espaço. O que seria mais interessante escolher estaria entre algumas Wrasses (cuidado na seleção, pois algumas crescem bastante, além de se alimentarem de invertebrados também!), e especialmente Blennies, Halkfishes Palhaços, Gobies e Cardinais. Tenha certeza de que os peixes estarão de acordo com a compatibilidade entre eles e entre os invertebrados.
Boa sorte,
Alex Correa.


: : Temperatura em reefs - Alex Correa: : Fernando José Klein Teixeira - nova Friburgo/rj
Respondido em 1/22/2001 por Alex Correa

BLZ Alex??To com umas dúvidas,ou seja,polêmicas..perguntas:
o reef deve ficar em que temperatura?
a temperatura de 30 graus celcius prejudica os corais?Qual deve ser a variação máxima de temperatura admitida em um dia?
o termostato tem que ser eletrônico?Tme de ser muuiittoo preciso?tá bão de perguntas né?
hehehehe...senão mata..Valeu Alex!!Abração!!

Olá Fernando,

>> "o reef deve ficar em que temperatura?" <<

Segundo um dos aquaristas que mais respeito, Dr. Ron Shimek (além de documentos científicos), a temperatura ideal para o crescimento de corais é de 27.7C à 28.8C. Os aquários de reef normalmente montados, com organismos importados são normalmente encontrados em locais tropicais, com excessão de muitos poucos. A temperatura adequada para esses organismos em sistemas fechados e tradicionalmente montados seria entre 25 e 30 graus, com pequena variação diária. Manter um aquário de reef com organismos (importados) vindo de vários lugares tropicais em temperatura maior que 31 graus C pode trazer alguns inconvenientes, dependendo do sistema. Geralmente falando, uma temperatura amena, em termos tropicais, é o meio mais seguro para aquários. Logicamente que na natureza existem variações de temperatura entre lugares e mesmo diariamente num mesmo local, mas não estou falando de natureza. Nossos sistemas são bem diferentes das condições que Deus criou para o mar. Assim sendo, uma estabilidade é melhor que variações em todos os sentidos para um aquário. Estou sabendo de muitos dos comentários e discussões que estão acontecendo atualmente referentes à temperatura em aquários de reef, mas até agora não li nada que possa me provar o contrário do que penso atualmente. A maioria das evidências são referentes à ambientes naturais, que novamente, está normalmente distante das condições possíveis aos sistemas que mantemos em casa. Algumas dessas diferenças podem ser tão evidentes e extremas que sozinhas nos mostram que devemos repensar quando achamos que nossos aquários estão bem semelhantes à natureza. Dentre os exemplos mais nítidos dessa diferença (aquário/natureza) estão: circulação de água, reações químicas, presença constante e equilibrada de elementos e compostos na água, nutrientes, efeitos de iluminação, aproveitamento de iluminação, vida presente, etc., etc., etc... Portanto, prefiro ainda seguir o que tenho aprendido e dado certo nos aquários que lido no Waikiki Aquarium. Existe porém uma controvérsia entre aquaristas e isso provavelmente tem algo a ver com os sistemas que eles lidam, em particular, o que pretendo não criticar nem dizer que estão errados, pois não é por aí. O hobby é muito amplo, principalmente quando nos referimos às influencias nos organismos e esse é um dos maiores motivos de sempre vemos nossos aquários particularmente. A aparência dos organismos é mais uma vez muito importante.
Aos que mantêm corais brasileiros, tenho notado uma grande diferença de opiniões entre hobistas, quando converso à respeito de temperatura. Gostaria que viessem aqui se expressar e colaborar com dados para que num futuro próximo saibamos qual seria a prioridade para a maioria dos organismos nacionais mantidos em cativeiro. Corais brasileiros deveriam estar sendo mantidos, à princípio, num mesmo sistema, que deveria ser montado exclusivamente à eles, pelas suas particularidades. Muitos mitos estão surgindo e desaparecendo toda hora, mas ainda não sabemos com certeza qual seria a temperatura ideal à eles, nem as condições ideais para mantê-los por longos períodos de tempo.

>> "a temperatura de 30 graus celcius prejudica os corais?" <<

30 graus C começa à estar no limite de tolerância para alguns organismos e manter um sistema nessa temperatura poderia causar problemas se por acaso ouver aumento de temperatura ambiente trazendo a temperatura interna do sistema para maior que 30C, por exemplo. Não aconselho à manter um sistema em 30C constantemente, pois não acredito ser confortável aos organismos também. Temperatura de 32C é fatal para muitos dos corais, mesmo os vindos de lugares de águas mornas. Manter o aquário nos 27C/28C é uma boa e segura atitude.

>> "Qual deve ser a variação máxima de temperatura admitida em um dia?" <<

Variação diária de temperatura da água de aquário marinho deveria ser de no máximo 3 graus C em 24 horas. Muitos organismos toleram mais do que isso, mas em termos de segurança, incluindo os organismos mais sensíveis e peixes, 3 graus C por cada 24 horas seria o máximo que deveríamos permitir.

>> "o termostato tem que ser eletrônico?Tme de ser muuiittoo preciso?" <<

Olá Fernando,

>>"o reef deve ficar em que temperatura?"

Segundo um dos aquaristas que mais respeito, Dr. Ron Shimek (além de documentos científicos), a temperatura ideal para o crescimento de corais é de 27.7C à 28.8C. Os aquários de reef normalmente montados, com organismos importados são normalmente encontrados em locais tropicais, com excessão de muitos poucos. A temperatura adequada para esses organismos em sistemas fechados e tradicionalmente montados seria entre 25 e 30 graus, com pequena variação diária. Manter um aquário de reef com organismos (importados) vindo de vários lugares tropicais em temperatura maior que 31 graus C pode trazer alguns inconvenientes, dependendo do sistema. Geralmente falando, uma temperatura amena, em termos tropicais, é o meio mais seguro para aquários. Logicamente que na natureza existem variações de temperatura entre lugares e mesmo diariamente num mesmo local, mas não estou falando de natureza. Nossos sistemas são bem diferentes das condições que Deus criou para o mar. Assim sendo, uma estabilidade é melhor que variações em todos os sentidos para um aquário. Estou sabendo de muitos dos comentários e discussões que estão acontecendo atualmente referentes à temperatura em aquários de reef, mas até agora não li nada que possa me provar o contrário do que penso atualmente. A maioria das evidências são referentes à ambientes naturais, que novamente, está normalmente distante das condições possíveis aos sistemas que mantemos em casa. Algumas dessas diferenças podem ser tão evidentes e extremas que sozinhas nos mostram que devemos repensar quando achamos que nossos aquários estão bem semelhantes à natureza. Dentre os exemplos mais nítidos dessa diferença (aquário/natureza) estão: circulação de água, reações químicas, presença constante e equilibrada de elementos e compostos na água, nutrientes, efeitos de iluminação, aproveitamento de iluminação, vida presente, etc., etc., etc... Portanto, prefiro ainda seguir o que tenho aprendido e dado certo nos aquários que lido no Waikiki Aquarium. Existe porém uma controvérsia entre aquaristas e isso provavelmente tem algo a ver com os sistemas que eles lidam, em particular, o que pretendo não criticar nem dizer que estão errados, pois não é por aí. O hobby é muito amplo, principalmente quando nos referimos às influencias nos organismos e esse é um dos maiores motivos de sempre vemos nossos aquários particularmente. A aparência dos organismos é mais uma vez muito importante.
Aos que mantêm corais brasileiros, tenho notado uma grande diferença de opiniões entre hobistas, quando converso à respeito de temperatura. Gostaria que viessem aqui se expressar e colaborar com dados para que num futuro próximo saibamos qual seria a prioridade para a maioria dos organismos nacionais mantidos em cativeiro. Corais brasileiros deveriam estar sendo mantidos, à princípio, num mesmo sistema, que deveria ser montado exclusivamente à eles, pelas suas particularidades. Muitos mitos estão surgindo e desaparecendo toda hora, mas ainda não sabemos com certeza qual seria a temperatura ideal à eles, nem as condições ideais para mantê-los por longos períodos de tempo.

>>"a temperatura de 30 graus celcius prejudica os corais?"

30 graus C começa à estar no limite de tolerância para alguns organismos e manter um sistema nessa temperatura poderia causar problemas se por acaso ouver aumento de temperatura ambiente trazendo a temperatura interna do sistema para maior que 30C, por exemplo. Não aconselho à manter um sistema em 30C constantemente, pois não acredito ser confortável aos organismos também. Temperatura de 32C é fatal para muitos dos corais, mesmo os vindos de lugares de águas mornas. Manter o aquário nos 27C/28C é uma boa e segura atitude.

>>"Qual deve ser a variação máxima de temperatura admitida em um dia?"

Variação diária de temperatura da água de aquário marinho deveria ser de no máximo 3 graus C em 24 horas. Muitos organismos toleram mais do que isso, mas em termos de segurança, incluindo os organismos mais sensíveis e peixes, 3 graus C por cada 24 horas seria o máximo que deveríamos permitir.

>>"o termostato tem que ser eletrônico?Tme de ser muuiittoo preciso?"

Não, termostato não TEM QUE SER eletrônico. Qualquer termostato normalmente vendido para aquário e que tenha sido comprovado anteriormente como sendo um aparelho seguro e eficiente poderá ser usado. Existem muitos produtos de baixa qualidade porém (termômetros, termostatos e aquecedores), e que deveriam ser escolhidos com cuidado. O termômetro precisa ser o mais preciso o possível e o termostato deveria ser escolhido de acordo com testes feitos com tais tipos de termômetros. Alguns dos termômetros eletrônicos apresentam variações mínimas e podem ser usados, de maneira geral. Os normalmente encontrados para o comércio aquarístico, que têm aquele líquido vermelho dentro, são de baixa qualidade e não confiáveis, na maioria das vezes. Os que são fabricados para serem colocados fora do aquário, os que são umas fitas adesivas pretas, não deveriam nem serem vendidos para aquários, pois a temperatura externa não precisa ser medida. ;) Normalmente os termômetros e/ou ajustes que vêm nos aquecedores/termostatos não significam exatamente o que acontece também. Existe uma diferença até que notável entre termômetros, termostatos e aquecedores da mesma marca. É muito difícil acharmos um produto 100% correto. Pesquise entre os outros hobistas e nas lojas que conheça para ver quais seriam os produtos mais confiáveis encontrados na sua localidade. Infelizmente não tenho uma boa marca para lhe indicar no momento.
Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco suas dúvidas. Boa sorte.
Abração,
Alex Correa.


: : Bomba para Recalque !: : LLALLAS - São Paulo/SP
Respondido em 1/26/2001 por Alex Correa

Usando uma Mega 1200 no recalque distribuindo para dois gira gira, vcs sabem qual a vazão aproximadamente de saida nos gira gira ?

A Mega 1800 é boa para sump ?É silenciosa ?

Dúvida ?Meu aqua tem 400l, estou procurando a melhor forma de fazer subir a agua do sump para o aqua distribuindo para dois gira gira.

Alguém poderia dar uma ajuda ? Qua seria a melhor opção e que bomba devo usar para proporcionar uma boa vazão na saida dos dois gira gira ?



Olá Llallas,

>> Usando uma Mega 1200 no recalque distribuindo para dois gira gira, vcs sabem qual a vazão aproximadamente de saida nos gira gira ? <<

Por favor me desculpe, mas não conheço nenhuma bomba com o nome de Mega. Acho que estás se referindo às Mag Drive 1200 e estarei então lhe dando meus cálculos de acordo com tal bomba. Depende da altura, mas considerando que ela irá bombar a água numa altura de uns 90cm (distância do sump para o aquário, acima) se fosse diretamente, sem bifurcação da água estaria liberando cerca de uns 910L/h. Como você irá dividir para 2 gira-giras, devemos contar com a quantidade de joelhos ou possíveis atritos que os canos ou tubos estariam sujeitos. Lhe aconselho à usar tubos de vinil flexíveis e evitar assim perda de pressão da água jogada pela bomba. Digamos que os dois gira-giras terão uma média entre uns 430 à 450 l/h para cada um. Esses cálculos são superficiais, uma vez que ainda não conheço os gira-giras brasileiros e não sei das possíveis obstáculos que essa água irá encontrar no seu caso em particular. Mas já dá para você ter uma idéia. Eu preferiria usar duas bombas Mag Drive (modelos 500 ou 700) para cada gira-gira, de acordo com as necessidades. Falar nisso, se alguém conhece os fabricantes desses tão falados gira-giras, eu gostaria muito de poder experimentá-los por aqui. :)

>> A Mega 1800 é boa para sump ? É silenciosa ? <<

Mag Drive é uma bomba muito boa para sump porque é projetada para uso com pressão contrária (água que tenha que subir). É silenciosa.

>> Meu aqua tem 400l, estou procurando a melhor forma de fazer subir a agua do sump para o aqua distribuindo para dois gira gira.Alguém poderia dar uma ajuda ? Qua seria a melhor opção e que bomba devo usar para proporcionar uma boa vazão na saida dos dois gira gira ? <<

Novamente, não posso lhe dar a melhor forma de se alcançar esse objetivo pois não conheço os gira-giras brasileiros, mas essa maneira que você sugeriu, se é que estás se referindo às Mag Drive, me parece muito boa. Por favor procure saber quantos litros por hora os gira-giras necessitam para um perfeito funcionamento. Se precisar de cerca de uns 410l/h ou mais, os planos estão ok. Vai depender de quantos litros por hora esses gira-gira necessitam para melhor funcionamento deles. Por favor contacte os distribuidores ou fabricantes do produto. Precisando de ajuda novamente é só falar. O Monteiro tem experiência com esses gira-giras.

Abraço,
Alex Correa.


: : Bombas para recalque: : LLALLAS - São Paulo/SP
Respondido em 1/26/2001 por Alex Correa

Estou em dúvida com relação a bombas para recalque.
Estou tentando achar melhor solução para o meu aqua.

Mag 700 ligada a um gira gira a 1,60m de altura, qual a vazão ?
Rio 2100 ligada a um gira gira a 1,60m de altura, qual a vazão ?
Qual das duas opções fica melhor ?


Ok, lá vamos nós novamente Llallas, :)

>> Mag 700 ligada a um gira gira a 1,60m de altura, qual a vazão ? <<

Mais ou menos de 1.760 à 1.780 L/h, dependendo dos atritos.

>> Rio 2100 ligada a um gira gira a 1,60m de altura, qual a vazão ? <<

Mais ou menos de 1.740 à 1.760 L/h, dependendo dos atritos.

>> Qual das duas opções fica melhor ? <<
Mag Drive são bem melhores que as Rio.

ERRATA da mensagem anterior:

"...sem bifurcação da água estaria liberando cerca de uns 910L/h..."
O correto é: "... cerca de 3.465 L/h..."

"...gira-giras terão uma média entre uns 430 à 450 l/h para cada..."
O correto é : "entre uns 1.634 à 1.710 L/h para..."

"... Se precisar de cerca de uns 410l/h ou mais, os planos estão ok. "
O correto é: "... de uns 1.558 ou mais,..."

Eu esqueci de transformar a medida americana em litros por hora no final e coloquei como L/h. Por favor me desculpe o engano.
Abração,
Alex Correa.


: : Sobre uma pergunta: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 1/26/2001 por Alex Correa

Oi eu perguntei de como que era a Alimentacao do peixe Gramma mas eu escrevi o nome do peixe errado porque o peixe e o Gramma Loreto e eu tinha escrito Gramma Barllet.Me desculpe porque eu me confundi com outro peixe.Ja que citei o nome certo dele voce pode me diser qual a alimentacao mais adequada ,se ele come o que, racao , e qual racao , artemia etc...Me informe tudo o que ele pode comer.
Desculpa.e muitissimo obrigado


Olá Roberto,O Gramma loreto é um peixe lindo e que precisa ser alimentado adequadamente para manter sua colocação vibrante. Eles não têm muito problema para aceitar comida em cativeiro e são normalmente bem resistentes. Você pode oferecer camarão, lula, peixes picadinhos, preparados congelados para carnívoros e mesmo flocos que eles vão aceitar. Alimente pouco e uma vez ao dia.
Abração,
Alex Correa.


: : água do mar: : Jesus Osmar Gonçalves - Mauá/SP
Respondido em 1/27/2001 por Alex Correa

Ola pessoal!!!Gostaria de saber se a água coletada diretamente no mar deverá passar por um processo de descanço ou filtragem,antes de ser colocada diretamente no aquario.
Abraços, Jesus.


Olá Jesus,Quando eu morava no Brasil eu costumava deixar a água por um tempo em local escuro para que a vida presente viesse à morrer e não houvesse nenhum problemas com organismos patogênicos no aquário. Além disso, suspensão e sujeiras irão precipitar também. 1 ou 2 semanas normalmente é o suficiente. Não esqueça que precisa estar em lugar escuro, mas seco e fresco. O método de filtragem também pode ser aplicado à água recém-coletada, mas não irá prevenir doenças à entrarem no sistema, ajudando somente à excluir partículas sólidas da água. Alguns organismos patogênicos serão excluídos com o uso de filtros de papel usados para coar café (tipo Melita), mas não é 100% eficaz.Não aconselho à tratar a água com química (ex.: cloro) porque existem pequenos riscos, se o tratamento não for feito com atenção. O descanço e/ou filtragem já são suficientes na maioria dos casos.
Abração,
Alex Correa.


: : aitapsia "pé de galinha": : Roberto Herrero Lopes - S.B.Campo/SP
Respondido em 1/27/2001 por Alex Correa

olá, gostaria de saber como faço pra acabar com os pés da galinha que estão nas minhas rochas.ObrigadoRoberto

Oi Roberto,Infelizmente eu não tenho ainda a fórmula mágica para acabar com essas danadas. O que muitos tentam, mas realmente é difícil de solucionar por completo é o uso de predadores naturais como peixes (Chelmon rostratus e Chaetodon lunula, o último irá se alimentar de outros cnidários!!). Existem algumas lesmas marinhas (nudibranchs) que irão também se alimentar das pestinhas, mas esses são difíceis de se achar à venda. Outra solução seria você injetar kalkwasser (mistura o pó com água numa seringa e aplica na anêmona, uma por uma). Outros tentam água fervendo, injetada com a seringa também. Nunca aplique nenhum produto milagroso que te garante acabar com as Aipatasias, pois já ouvi muitos chorarem por tererm perdido o aquário inteiro com tais produtos.
Boa sorte,
Alex Correa.


: : Refugio: : Gustavo - são paulo/sp
Respondido em 1/30/2001 por Alex Correa

Ouvi dizer que refugio é uma tecnica nova no aquarismo e que ajuda como um todo o aquario,mas o que é e como construir um refugio?

Olá Gustavo,Refúgio é um lugar que fica ausente de predadores, dentro ou ligado ao sistema. Pode ser um lugarzinho naquele aquário grande, cercado com uma telinha atrás das pedras, em que os microorganismos mais comuns em aquários como copépodes, anfípodes, dentre outros, conseguem se reproduzir e "alimentar" o sistema. Muitos dos peixes predadores que mantemos necessitam de alimentação viva, o que enriquece o cardápio dos mesmos e ajuda à mantê-los sadios por longos períodos de tempo. Quanto maior o refúgio, melhor para o sistema. A idéia de que refúgio é aquela caixinha com algas do lado do aquário pode ser mudada. O refúgio pode ser bem maior que normalmente é construído. A presença de algas (micro e macro) é que alimenta o sistema, pois alimentará e conseqüentemente reproduzirá os microorganismos. Existem alguns prós, mas também contras quando falamos de refúgio. A presença de algas irá acarretar em um excesso de fenóis e orgânicos dissolvidos no sistema e deve ser controlado da melhor maneira possível. Uma das mais fáceis e mais usadas é a presença de um bom carvão ativado, que através da filtragem química, retira esses compostos orgânicos efetivamente. O skimmer é importante também, apesar de que muitos dizem que aquário com skimmer não tem microorganismos. Aquário marinho sem skimmer sofre mais cedo ou mais tarde, pois as trocas de água nunca removerão o excesso de impurezas.
Para montar o refúgio basta colocar um recipiente compatível com água salgada ou mesmo um aquário, ligado ao sistema principal. A água sai do aquário, ou sump, e vai ao refugio, que deveria estar acima do nível do aquário principal. Dessa forma, a água cai no aquário com larvas e mesmo microorganismos adultos, alimentando constantemente o sistema. Se houver uma bomba para jogar a água do refúgio ao aquário display teremos talvez uma perdade vida, quando esses organismos entram em contacto com o impeler da bomba. Iluminação pode ser feita de 10 à 12 horas/dia com uma lâmpada fluorescente comum (luz-do-dia). Ou mesmo pode ser iluminado no fotoperíodo contrário do aquário, ajudando assim à manter o pH do sistema mais estável, pela presença de fotossíntese (menos CO2 para formação de ácido carbônico: H2CO3).
Boa sorte,
Alex Correa.


: : Mini-paguro: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 1/30/2001 por Alex Correa

Eu tenho 3 minis paguros e 1Turbo Snail.Quantos mini paguro eu posso colocar e quantos turbos snail eu posso colocar.E se existe algum ou desse tipo para o aquario.E Precisa dar algum alimento para ele ou ele come o resto de comida dos peixes.Qual o tamanho que o gramma loreo fica?

Olá Roberto,Normalmente eu não aconselho colocar paguróides nos aquários porque algumas espécies podem atacar alguns cnidários. Se não atacam, alguns incomodam fisicamente à ponto de danificar o tecido de alguns organismos mais sensíveis. Querendo colocar de qualquer forma, você pode colocar quantos quizer, não existem regras. Eles normalmente se alimentam de algas, restos de comida e até detritos, dependendo da espécie. Os Turbo snails necessitam de bastante algas e são almejados em aquários de reef justamente para esse propósito. Procure não superlotar seu aquário de snails (caramujos) porém, pois eles realmente começarão à passar fome, se o espaço for pequeno. Principalmente os das espécies Turbo. O Gramma loreto cresce até uns 8 cm. Curiosidade: O nome científico do "Gramma loreto" brasileiro não é esse. A diferença entre eles é que o que vem do Caribe (Gramma loreto) tem uma linha amarela atrás do olho e a calda é de um amarelo mais claro. O brasileiro (Gramma brasiliensis) é mais agressivo também. O nome pegou provavelmente porque antigamente, quando o hobby começou no Brasil, o pessoal só via o nome científico do caribenho.
Abraço,
Alex Correa.


: : Lampadas: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 1/30/2001 por Alex Correa

Oi eu possuo no meu aquario de 72litros 1 Power-glo 15w e uma Marine-glo 15w.
Voce acha que esta boa ou esta fraca.Depois quando essas lampadas acabarem eu estou pensando em trocalas por 2VHO, o que voce acha?
Uma VHO actinica de 40w e uma normal de 40w , sera que é muito ?
Qual lampada que voce me indicaria.E se eu for trocar por duas vho, eu vou ter que trocar o reator?Muito obrigadoe desculpa por muitas perguntas


Oi Roberto,

>> Oi eu possuo no meu aquario de 72litros 1 Power-glo 15w e uma Marine-glo 15w.Voce acha que esta boa ou esta fraca. <<

Para manter corais e anêmonas a iluminação está fraca.

>> Depois quando essas lampadas acabarem eu estou pensando em trocalas por 2VHO, o que voce acha?Uma VHO actinica de 40w e uma normal de 40w , sera que é muito ? <<

Depende de quais organismos. Mas será que o pessoal nao aprende nunca (risos)!!! As VHO de 122 cm não são de 40W e sim de 110W. Não é muito, para a maioria dos corais que necessitam de luz para o metabolismo. Principalmente os corais de pólipops pequenos.

>> Qual lampada que voce me indicaria.E se eu for trocar por duas vho, eu vou ter que trocar o reator? <<

Sim, trocando para VHOs terá que trocar de reator. Já pensaste em metal halides? Quais os organismos que tens e os que talvez venha à manter com tais lâmpadas? Depende.

Abração,
Alex Correa.


: : Algas: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 1/30/2001 por Alex Correa

Oi o meu aquario e novo tem apenas 36 dias e aparecem constantemente algas ou melhor varias manchas marrons no vidro que eu vivo limpando.Esse tipo de alga e normal, e aparecem tambem nas rochas vivas.O que eu devo faser para dar fim a esse problema.Sera que é porque de dia fica muita claridade em cima dele ou sera porque o aquario é muito novo.Se for porque o aquario e muito novo , depois de quanto tempo que comeca a sumir, eu sei que comeca normalmente a sumir qual o aquario esa estabilisado, e quanto tempo demora para estabilisar?Muito obrigado

Oi Roberto,Novamente depende. Todo aquário tem suas particularidades e não adianta querermos colocar regras e tal. O aquário irá maturar de acordo com o crescimento da população de bactérias e diminuição das algas acontece no final desse período, quando a queda de nutrientes acumulados são exportados do sistema de várias formas (skimmer, algas, trocas de água). Gostaria que você lesse o livro do Sérgio Gomes para poder entender melhor o básico e então ficar mais tranqüilo em relação às mudanças no seu sistema.
Abração,
Alex Correa.


: : Sera Cryptopur: : MARCO ANTONIO SCANDIUZZI - Santos/SP
Respondido em 2/16/2001 por Alex Correa

Fala Alex e galera da Ecoanimal,
Meu Yellow Tang está cheio de pintinhas pretas . Meu aqua é novo (02 meses) e sei que está sujeito variações .

Tenho alimentado o Tang com frequência e acho que os parasitas não o incomodam tanto .O Rafael , no Sítio , disse para usar SERA CRYPTOPUR que não tem problemas com invertebrados . O que acham?

Tem na loja para vender ? Qual o preço?
Abraço.


Olá Marco,

>> Meu Yellow Tang está cheio de pintinhas pretas . Meu aqua é novo (02 meses) e sei que está sujeito variações. <<

Variações nos ajustes de amadurecimento em um sistema ainda não estabelizado estão totalmente distintas de doenças introduzidas nos mesmos. Sempre procuro explicar aos aquaristas que DOENÇA, SEJA QUAL FOR, NÃO É ALGO NORMAL E QUE NÃO INCOMODE UM ORGANISMO!!! Realmente não sei como é que alguém possa pensar o contrário. Boatos surgiram aqui nos EUA, e foram infelizmente levados ao Brasil, que "íctio marinho" é uma infestação à ser encarada de maneira "mais natural". Dizem por aí: "Se "íctio marinho" é encontrado na natureza, porque se importar com a presença dos parasitas em aquários? Isso é coisa do passado, é só alimentar os peixes que eles se recuperam e tal". Por favor me desculpem mas isso é mesmo ignorancia total. "Íctio marinho", assim como qualquer outro parasita ou doenças causada por outros patogênicos em sistema fechados irão enfraquecer os peixes e logicamente virão à morrer mais cedo ou mais tarde. Uma das formas que existe de controlar/ aliviar a população de parasitas em aquários pode estar relacionada com a temperatura e até mesmo com a salinidade, mas isso não é cura e o sofrimento é prolongado, uma vez que os parasitas estarão sempre presentes.
Cura para o "íctio marinho" é mesmo deixar o aquário sem peixes por 2 meses e curar os peixes individualmente com remédio à base de cobre, e em alguns casos mais severos, com formalina. Todo e qualquer medicamento deve ser administrado de acordo com o fabricante e nunca excedido das recomendações da bula.

No seu caso, o que tem no Yellow são umas minhoquinhas (Tubellarian worms, chamadas também de "íctio preto").
O tratamento desses parasitas consiste em administração de 2 aquários hospitais. Um para o tratamento de cobre e outro para banho de formalina. O do banho pode ser qualquer recipiente esterelizado (tipo balde usado só para peixes). Quanto ao banho de formalina (1 ml de formalina para cada 4 L da água do aquário hospital por 30 min. , um banho por dia, de 2 em 2 dias, aerar abundantemente o aquário hospital do banho), deve-se administrar com muito cuidado. Use formalina somente em casos do peixe estar muito infestado. Normalmente o peixe consegue se recuperar em uma semana somente com o tratamento de cobre em aquário hospital limpo. Banho de água doce não é aconselhável para tratamentos em peixes marinhos, apesar de logicamente eu não vetar e ter tido sucesso todas as vezes que o empreguei, mas deve-se saber como fazer pois existem riscos, por isso não recomendo. No seu caso, banho de água doce pouco adianta. Por favor tenha certeza de que o aquário hospital está com a água limpa, uma vez que não há possibilidades de filtragem por bactérias (cobre acaba com a população de bactérias, não tendo sentido cultivar essa idéia). Continue alimentando o peixe com alimentos de qualidade e não quantidade. Poucas vezes ao dia de alimentos ricos e nutritivos para aquela espécie (no caso dos Yellow Tangs, vegetais) é sempre melhor do que uma vez com muita quantidade. havendo qualquer outro peixe no aquário, por favor retire e deixe sem peixes por 1 mês, mesmo que não apresentem sinais de infestação.


>> Tenho alimentado o Tang com frequência e acho que os parasitas não o incomodam tanto . <<

Os parasitas poderão matar o seu peixe mais cedo do que você pensa. E por favor não se iluda com a idéia de não incomodarem. Não gosto de colocar situações em sentido figurativo, mas muitos comparam o "ictio marinho" como a gripe para os humanos. "Ah, isso dá e passa... se o bicho estiver alimentado tá tudo bem. Essa estória de gastar tempo e dinheiro com tratamento é furada ..." Eu tenho aqui algo que já coloquei anteriormente e repito tantas vezes precisar: se colocarmos dessa forma, a infestação de parasitas em aquários está para o peixes assim como os carrapatos estão para os cachorros. Existe sofrimento!

>> O Rafael , no Sítio , disse para usar SERA CRYPTOPUR que não tem problemas com invertebrados . O que acham? <<

Eu nunca usaria nenhum remédio para doenças em sistemas marinhos com invertebrados no mesmo. Nenhum remédio. Não estou dizendo que o Rafael está mentindo, mas sim, que eu nunca faria isso e não recomendo. Seria ideal você retirar o(s) peixe(s) do aquário e tratar. Por favor não me diga que é quase impossível. Sei exatamente o que é isso e sinto muito por ter que lhe dizer que essa é a solução no seu caso. ;)

>> Tem na loja para vender ? Qual o preço? <<

Por favor entre em contacto direto com o William na Ecoanimal por e mail se ainda quer informações sobre tal produto.

Um grande abraço e espero que seu peixe seja tratado adequadamente e se recupere o mais rápido possível.
Alex Correa.


: : Cavalos-marinhos (pergunta de Fabio): : Alex Correa. - Honolulu/HI
Respondido em 2/22/2001 por Alex Correa

Oi
Gostaria de criar cavalos marinhos e tenho algumas dúvidas...Os cavalos marinhos vendidos nas lojas são criados em cativeiro?Existealguma exigência especial para manter cavalos marinhos?
Obrigado


Estava tendo alguns problemas quando respondia e arquivei essa pergunta para responder quando solucionasse tais problemas. Aí vai:

RESPOSTA:

Olá Fabio,
Não sei de quais lojas esteja falando, mas gostaria de pedir à todos quedeixem os cavalos-marinhos na natureza pelo simples fato deles não poderemser mantidos por longos períodos de tempo em sistemas que temos normalmente em casa.

Em setembro de 1999 publiquei um artigo sobre o tema na revista Aquariu s em Portugal. Para quem estiver interessado:

http://www.aquariusmagazine.com/Anteriores/Numero7/frames.html

Abração,
Alex Correa.


: : Gorgônia (pergunta de Amilcar): : Alex Correa. - Honolulu/HI
Respondido em 2/22/2001 por Alex Correa

Caro colegas,Já um bom tempo que possuo uam gorgonia, não sei seu nome, ela é vermelha e possui polipos brancos, que quando abertos a deixa linda,como se tivevesse nevado sobre ela. Sei que seu hábito e noturno, só que já faz um bom tempo que os polipos não se abrem o que pode estar ocorrendo? Morrendo ela não esta pois seus "galhos" estão inteiros.Agradeço desde já a resposta.

Estava tendo alguns problemas quando respondia e arquivei essa pergunta para responder quando solucionasse tais problemas. Aí vai:

RESPOSTA:

Olá Amilcar,
Uma vez que o animal é noturno, certamente não usa a luz para fotossintetizar, portanto não obtém nutrientes de zooxanthellae. Sua gorgônia precisa então de alimentação artificial planctônica, que precisa ser oferecida por você. Sem saber a espécie é mesmo difícil de lhe dizer exatamente do que esse organismos necessita para manter-se em sistemas caseiros.Normalmente uma gorgônia "não-fotossintética" é melhor mantida em ambiente de circulação de água relativamente forte (por favor não direcione powerheads diretamente aos organismos), áreas de luz moderada ou lugares sombrios no tanque, a base da colônia precisa ser segura na rocha com epoxy à prova d água e alimentação no mínimo 1 vez por semana. São organismos muito especiais que merecem uma atenção do aquarista normalmente difícil de ser oferecida. Alimento normalmente oferecido precisa ser de qualidade e de preferência mais de uma vez por semana sem exageros. Pode-se oferecer filhotes de artêmia entiquecidos com vitaminas, ou mesmo artêmia adulta enriquecida, detritos (cuidado com detritos pois poderá causar alguns disturbios em outros organismos) e até camarão ou moluscos pulverizados (moídos em pequenas partículas oferecidos com uma seringa). Um bom skimmer irá retirar o excesso dessa alimentação (poluição depois de certo tempo) da água. Algumas gorgônias necessitam de cuidados nessa parte, sendo alimentadas com carinho para prosperarem em cativeiro.Pode ser que essa aí tenha conseguido sobreviver até então capturando minúsculos organismos do tanque que agora estão começando à cair em número. Pode ser também que você a tenha mudado de posição ou mesmo alterado a configuração do aquário de certa forma que a colônia tenha sido prejudicada. Alterações incluem: deslocar ou trocar powerheads ou qualquer diferença na circulação da água, algum organismos que estejam incomodando os pólipos (ex: ermitão), diferença na temperatura da água, iluminação excessiva, etc.Boa sorte com seu exemplar.
Abraço,
Alex Correa.


: : Mini-reef: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 2/26/2001 por Alex Correa

Oi eu tenho um aquario de 43 litros e eu gostaria de saber se eu posso montar um nano-reef com esse tamanho de aquario?E se eu puder eu consigo manter ele com um skilter 250, no caso eu poderia manter um peixe pequeno nesse aquario?

Oi Roberto,

>> Oi eu tenho um aquario de 43 litros e eu gostaria de saber se eu posso montar um nano-reef com esse tamanho de aquario? <<

Eu não sou muito à favor de aquários marinhos tão pequenos por dois motivos principais: qualquer aquário marinho por maior que seja nunca poderá ser comparado ao mar. "- Ah, isso é loucura! Esse Alex é meio doido!" Isso quer dizer principalmente que quanto maior o aquário, instintivamente o aquarista tende à colocar mais peixes e invertebrados. Isso é verdade com qualquer aquarista (hobista) que já conheci, inclusive eu. É normal nos sentirmos assim, mas o aquarista consciente controla tais instintos. Poucos são os que conseguem controlar, porém. Até certo ponto é lógico que é perfeitamente ACEITÁVEL, mesmo não sendo a maneira mais correta, significando que existem possibilidades até de "superlotarmos" um sistema, mas não por muito tempo. Portanto, o primeiro e mais importante motivo de buscarmos aquários cada vez maiores é o espaço disponível para os habitantes do aquário. Outro motivo é que torna-se difícil e estressante o controle dos fatores físicos em sistemas menores que 100L. Porque? Não são proporcionais os instrumentos e tudo mais? Não. Para que um aquário marinho, principalmente de reef possa prosperar, além do espaço necessário, já mencionado, precisamos controlar uma série de coisas com intuito de
estabilizar o hábitat criado sempre que possível e evitar que variações MAIORES venham afetar tal sistema. Um bom exemplo é a iluminação, que esquenta a água e conseqüentemente precisa ser resfriada. Agora, porque investir num aquário pequeno (ex: chiller, metal halide), se você pode utilizar basicamente mesmos equipamentos, gastando praticamente mesmo dinheiro em um sistema maior. Bem, se você me respondeu que é por causa do espaço, logicamente não tem-se saída. Minha dica então seria montar um sistema com invertebrados e peixes de porte pequeno e bem resistentes (o que muitos não se contentam por muito tempo Ü ). Você poderia montar um sistema de água doce também e teria melhores resultados. Ou melhor ainda, junte dinheiro por um tempo, planeje um aquário maior e compre o material aos pouquinhos. Terás muito mais satisfação se agires assim. No caso de uso de alternativas como lâmpadas PC e/ou fluorescentes, resultados serão muito bons, apesar do problema de aquecimento ainda estará lá.

>> E se eu puder eu consigo manter ele com um skilter 250, no caso eu poderia manter um peixe pequeno nesse aquario? <<

Oi Roberto,

>>Oi eu tenho um aquario de 43 litros e eu gostaria de saber se eu posso montar um nano-reef com esse tamanho de aquario?<<

Eu não sou muito à favor de aquários marinhos tão pequenos por dois motivos principais: qualquer aquário marinho por maior que seja nunca poderá ser comparado ao mar. "- Ah, isso é loucura! Esse Alex é meio doido!" Isso quer dizer principalmente que quanto maior o aquário, instintivamente o aquarista tende à colocar mais peixes e invertebrados. Isso é verdade com qualquer aquarista (hobista) que já conheci, inclusive eu. É normal nos sentirmos assim, mas o aquarista consciente controla tais instintos. Poucos são os que conseguem controlar, porém. Até certo ponto é lógico que é perfeitamente ACEITÁVEL, mesmo não sendo a maneira mais correta, significando que existem possibilidades até de "superlotarmos" um sistema, mas não por muito tempo. Portanto, o primeiro e mais importante motivo de buscarmos aquários cada vez maiores é o espaço disponível para os habitantes do aquário. Outro motivo é que torna-se difícil e estressante o controle dos fatores físicos em sistemas menores que 100L. Porque? Não são proporcionais os instrumentos e tudo mais? Não. Para que um aquário marinho, principalmente de reef possa prosperar, além do espaço necessário, já mencionado, precisamos controlar uma série de coisas com intuito de
estabilizar o hábitat criado sempre que possível e evitar que variações MAIORES venham afetar tal sistema. Um bom exemplo é a iluminação, que esquenta a água e conseqüentemente precisa ser resfriada. Agora, porque investir num aquário pequeno (ex: chiller, metal halide), se você pode utilizar basicamente mesmos equipamentos, gastando praticamente mesmo dinheiro em um sistema maior. Bem, se você me respondeu que é por causa do espaço, logicamente não tem-se saída. Minha dica então seria montar um sistema com invertebrados e peixes de porte pequeno e bem resistentes (o que muitos não se contentam por muito tempo Ü ). Você poderia montar um sistema de água doce também e teria melhores resultados. Ou melhor ainda, junte dinheiro por um tempo, planeje um aquário maior e compre o material aos pouquinhos. Terás muito mais satisfação se agires assim. No caso de uso de alternativas como lâmpadas PC e/ou fluorescentes, resultados serão muito bons, apesar do problema de aquecimento ainda estará lá.

>>E se eu puder eu consigo manter ele com um skilter 250, no caso eu poderia manter um peixe pequeno nesse aquario?<<

Ah, mais eu quero, quero e quero Alex!! Ok, ok... seu Skilter servirá como um auxílio para a circulação do seu mini-reef. O skimmer do Skilter, como já coloquei anteriormente, não apresenta um desempenho favorável. Skimmer é muito importante em QUALQUER aquário marinho, então eu sugiro que coloque um daqueles skimmers pequeninos em seu aquarinho. Aqueles com madeira difusora de ar. Eles funcionam bem e podem ser usados em aquários de até uns 100L sem problema algum. O tamanho da altura do skimmer determinará a eficiencia (contacto). Logicamente o tamanho e quantidade de peixes com tais skimmers precisa ser reduzido significantemente, e por favor não se esqueça disso. Eu não sei quais os peixes que você gosta. Seria interessante você pesquisar um pouco, escolhendo um que não cresça bastante. O que eu recomendo é uma donsela ou um palhaço, pelo tamanho do sistema e por esses serem peixes mais resistentes às mudanças no ambiente. Normalmente se mantém nesses sistemas pequenos Zoanthus, Actinodiscus, Mushroom corals (também chamados de pratos, são os Fungia sp.), além de outros invertebrados relativamente resistentes e que não crescem tanto. Pode colocar um camarãozinho também para dar mais movimento. Por favor pesquise sobre as alternativas de iluminação e até resfriamento da água disponíveis em sua localidade.

Boa sorte e espero que logo logo estejas apto à montar um reef bem maior.
Abração,
Alex Correa.


: : Camarao stenopus e cavalos marinho: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 2/26/2001 por Alex Correa

Oi eu adquiri um casal de camarao stenopus,so que a femea esta gravida, o que que eu faco com as larvas quando nascerem, se eu separar dos pais e dos peixes quando nascerem eles tem chance de sobrevivencia?
E tambem eu adquiri um cavalo marinho amarelo eu estou dando artemia viva para ele, quantas artemias eu dou e de quanto e quanto tempo?
Por enquanto no meu aquario tem 1 gramma loreto, 1 oceanocefalo,1 cantigaster, 1 casal de camarao stenopus, 1cavalo marinho ,1 ourico e 1 estrela vermelha.
Eu estou pensando de colocar um mandarim red bali, voce pode me diser se eu posso colocar , e ele come quantas artemias por dia?
E ouvir diser que eu posso colocar 4 peixes no meu aquario ja que tem so 72 litros, mas por enquanto so tem 3, e como eu vou colocar o mandarin e ja que o meu oceanocefalo vive enterrado eu queria colocar tambem um palhacinho, sera que pode?
Os mushrooms sao o que , corais ou invertebrados?
eu posso colocar tambem ?
muito obrigado


Olá Roberto,

>> Oi eu adquiri um casal de camarao stenopus,so que a femea esta gravida, o que que eu faco com as larvas quando nascerem, se eu separar dos pais e dos peixes quando nascerem eles tem chance de sobrevivencia? <<

As larvas irão servir de alimentação para outros animais no sistema. Provavelmente você nem as verá nascer e esse processo se repete constantemente na maioria dos aquários caseiros estabilizados.

>> E tambem eu adquiri um cavalo marinho amarelo eu estou dando artemia viva para ele, quantas artemias eu dou e de quanto e quanto tempo? Por enquanto no meu aquario tem 1 gramma loreto, 1 oceanocefalo,1 cantigaster, 1 casal de camarao stenopus, 1cavalo marinho ,1 ourico e 1 estrela vermelha. <<

Hummm... cavalos-marinhos são extremamente difíceis de serem mantidos já em sistemas apropriados à eles. No aquário que mencionaste existem peixes que competem por comida com o mesmo e por esse motivo, principalmente, torna-se impossível a manutenção desse peixe por longos períodos de tempo, pois são muito devagar na captura de alimentos. Um cavalo-marinho come em média cerca de 360 artêmias diariamente. Esse número é de estatística e não é para indicação de uso de artêmias em aquários. Tenha em mente que artêmia não provém as necessidades básicas de nutrição à nenhum peixe e deveriam ser oferecidas somente como estímulo, nos primeiros dias do animal em cativeiro, aos que têm dificuldades na adaptação de oferecimento de comida pelo aquarista. Por favor dirija-se ao artigo que publiquei na reviosta Aquarius sobre esses magníficos peixes:

http://www.aquariusmagazine.com/Anteriores/Numero7/frames.html

Não estou certo do que seja um "oceanocefalo". Se puderes me informar o nome científico desse peixe... Os peixes do gênero Canthigaster precisam de alimentação de origem animal (camarõeszinhos, peixes, lulas picadinhas, além de flocos). São bem resistentes, mas alguns crescem bastante. Portanto seria interessante que você soubesse qual a espécie que tens, assim ficando preparado e sabendo melhor o que terás pela frente, em caso de necessidade de movê-lo para um aquário maior. Esses interessantes peixes normalmente se alimentam de invertebrados no aquário, não sendo recomendado para aquário de reef. Muitos desse são agressivos com outros peixes. Cuidado! Procure saber a espécie exatamente que eu pesquiso e lhe passo mais informações assim que possível. Tenha certeza de que seu aquário possui algas suficientes para o ouriço.


>> Eu estou pensando de colocar um mandarim red bali, voce pode me diser se eu posso colocar , e ele come quantas artemias por dia? <<

Bem, o Mandarin Red Bali é um peixe que deveria ser mantido em aquários bem espaçosos e de grande porte, como qualquer outra espécie de mandarin. A presença de rocha viva de boa qualidade e com uma infinidade de microorganismos presentes é importantíssimo para manter esse peixe por longos períodos de tempo. Por favor não me leve a mal, mas esse peixe não poderia durar muito tempo num sistema como o seu. Além da competição por alimentos, ele precisa mesmo de um variado e qualitativo cardápio, assim como o cavalo-marinho.

>> E ouvir diser que eu posso colocar 4 peixes no meu aquario ja que tem so 72 litros, mas por enquanto so tem 3, e como eu vou colocar o mandarin e ja que o meu oceanocefalo vive enterrado eu queria colocar tambem um palhacinho, sera que pode? <<

Esse comportamento é típico de aquarista iniciante e é normal. Por favor não pense que estou criticando você, mas sim tentando lhe explicar e ajudá-lo. Ü Quanto mais você coloca peixe num aquário, maior terá que ser a quantidade de comida para tais peixes, certo? Maior terá que ser a retirada das impurezas produzidas, correto? Ok, maior terá que ser o espaço para tais peixes nadarem, concorda? Mas o que acontece se não houver espaço suficiente e um meio eficiente de purificar a água? O que isso colabora num curto período de tempo é em estresse nos habitantes e competição por espaço e comida, acarretando em possíveis doenças e morte. Não existe REGRA para colocar peixes em sistemas marinhos e sim LÓGICA. Quando planejamos um aquário devemos levar em conta o tamanho adulto dos peixes que vamos manter. O aquário deve ser PLANEJADO DE ACORDO COM OS ORGANISMOS QUE ENTRARÃO NELE, e nunca deveríamos comprar o aquário que podemos comprar e colocar os peixes que gostamos, pois SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONA DESSA FORMA. Nunca deveríamos pensar que aquele peixe poderia ficar lá até certo período e depois então ver o que fazer. O cescimento do animal não pode ser retardado, pois ele estará assim sendo estressado. Isso é um crime. Um aquário de 72 L deveria comportar somente um casal de palhaços, em condiçãos normais, por exemplo. Estou dando um exemplo para que você veja as proporções para o seu caso. Meu conselho? Por favor não coloque mais peixes no seu tanque e procure mantê-los bem alimentados e com qualidade da água melhor possível, fazendo trocas de água mensais e mantendo um bom skimmer no sistema. Verifique o sistema constantemente por possíveis brigas entre os peixes e se notares qualquer coisa decida qul deverá sair do aquário. Comportamente de peixe varia de não só de espécie para espécie, ou de tamanho para tamanho, mas principalmente de indivíduo para indivíduo e em cada aquário a situação pode mudar, de acordo com a combinação feita pelo aquarista.

>> Os mushrooms sao o que , corais ou invertebrados? <<

"Mushroom" significa cogumelo em inglês. Esse nome usual é usado por vários aquaristas para diferentes organismos, infelismente, como a maioria dos nomes usuais. Normalmente significa "Mushroom coral", ou "mushroom anemone". O primeiro é um coral duro (com esqueleto calcificado) que é normalmente colocado no substrato de fundo (Fungia sp.). O segundo caso são aquelas anêmonas coloridas que se reproduzem muito bem e que parecem mesmo com cogumelos. A aparencia é de uma flor e são na verdade o que nos EUA se chama de "Corallimorpharians" também. É provável que haja outro animal ou até alga que alguém esteja identificando como sendo um "mushroom", uma vez que isso acontece com nome usual normalmente. A diferença entre invertebrado e vertebrado é a presença de corda vertebral ou não. Os únicos vertebrados que mantemos em aquários normalmente são os peixes. Coral é um invertebrado, assim como as anêmonas, caramujos, ouriços, estrelas e pepinos-do-mar, camarão, etc.

>> eu posso colocar tambem ? <<

Qualquer um dos dois "mushrooms" citados acima são animais resistentes e vale a pena serem colocados em aqualque aquário estabilizado. Tenha certeza de que estejamos nos referindo aos mesmos organismos porém.

Abraço,
Alex Correa.


: : Reverse osmose: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 2/26/2001 por Alex Correa

Oi eu gostaria de saber o que e reverse osmose ,agua deionizada e kalkwasser.
Eu fiquei sabendo que e bom usar agua destilada no aquario , mas eu queria saber se essa agua destilada e aquela usada para colocar em bateria de carros?
Muito obrigado


Olá Roberto,

>> Oi eu gostaria de saber o que e reverse osmose ,agua deionizada e kalkwasser. <<


Osmose reversa -
É o meio de purificação da água que separa algumas "impurezas" através de uma membrana semi-permeável.

Água desionizada -
Esse termo "deionizada" está errado. O correto é "desionizada". Normalmente o pessoal traduz do inglês (deionized), mas não está correto. O motivo maior desse erro é o costume dos que primeiro vieram à falar sobre o processo de purificação aí no Brasil e a falta da palavra no dicionário da lingua portuguesa normalmente disponível.
Água desionizada é a que é filtrada através de resinas por trocas de íons, fazendo com que a água contenha muito poucos íons ("ïmpurezas") no final do processo.

Destilação - Determina a purificação de água através de fervura (evaporação), para separar o líquido das "impurezas".

Qualquer um dos meios acima descritos são funcionais na retirada das "impurezas" das águas da torneira. Os mais utilizados são desionização e osmose reversa.

Kalkwasser - É um termo alemão para "água de cal". Basicamente falando é a mistura de hidróxido de cálcio ou óxido de cálcio em água. Hidróxido de cálcio é a que a maioria dos aquaristas usa. O tal "Cálcio PA" que os brasileiros normalmente se referem é puro hidróxido de cálcio. Assim como a "kalkwasser" que é vendida nas lojas.

>> Eu fiquei sabendo que e bom usar agua destilada no aquario , mas eu queria saber se essa agua destilada e aquela usada para colocar em bateria de carros? <<

Água destilada é água destilada. Ü Abração, Alex Correa.

: : reator de calcio: : robson - cotia/sp
Respondido em 2/26/2001 por Alex Correa

p/ que serve o reator de calcio

Olá Robson,
Reator de cálcio é um instrumento para melhor aplicar íons de cálcio ao sistema, de maneira que os corais consigam assimilar melhor e consigam suprir suas necessidades na formação de esqueleto calcáreo. Reatores normalmente não são necessários em aquários com relativamente poucos corais duros. Para falar a verdade existem muitos aquário por aí que realmente não necessitam de reatores mesmo, mas podem ser colocados também para um conforto do aquarista, evitando assim a necessidade de fabricação de kalkwasser freqüentemente. Corais como por exemplo Acropora sp., Seriatopora sp., Stylophora sp. e outros apreciam tais reatores. Muitos aquários que mantemos em casa, mesmo com quantidades de desses corais citados podem perfeitamente serem mantidos com a adição diária de kalkwasser corretamente administrada. Existem dois tipos básicos de reatores de cálcio: os de kalkwasser e os de média, ou também chamados reatores de CO2. Os reatores de kalkwasser, basicamente falando, são tubos onde o pó de hiodróxido de cálcio descança no fundo e periodicamente é mexido e adicionado no sistema. Os reatores d CO2 apresentam uma média (normalmente um substrato calcáreo) que é dissolvido pela ação de injeção automática de gás de CO2 em bolhinhas. A água do sistema passa pelo reator e então a dissolução do substrato é levada ao sistema. Aquários onde a evaporação diária não permite com que a administração de kalkwasser supra as necessidades do sistema, digamos, com uma grande quantidade dos corais citados anteriormente, é necessário o emprego de reator de cálcio.
Abração,
Alex Correa.


: : skimmer: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 2/26/2001 por Alex Correa

Para um aquario de 72 litros qual marca de skimmer voce me aconselha, eu estou pensando em comprar o tunze 210, mais eu naum sei se precisa de sump , voce poderia me dizer se precisa de sump.
Bom mesmo assim voce me indiqua um bom comparavel a o tunze


Oi Roberto,Você poderia colocar um skimmer Berlin perfeitamente. Os Tunze são mesmo magníficos, mas o preço também... Sump é sempre bom ter, não importando o volume do aquário.
Abração,
Alex Correa.


: : Tongue: : Felipe Gustavo do Valle - São Paulo/SP
Respondido em 3/2/2001 por Alex Correa

Olá,
Meu c. tongue à quatro dias ele vem se abrindo apenas pela manhã e mesmo assim não abre como antes, mudei ele de lugar sempre no fundo do aqua e continua a mesma coisa. O que deve ser, minhas lâmpadas vho já tem quase 7 meses , pode ser esse o problema, este é o único coral que está com esse problema.Mais uma vez obrigado.


Olá Felipe,Você não descreveu seu sistema. Hummm... Os Tongue corals (normalmente como se chamam os Herpolitha limax.) são colocados no substrato de fundo, assim como imagino que tenha colocado o seu, e apreciam uma boa circulação de água onde são trazidas substâncias absorvidas pelo animal, partículas de comida, troca de gases, além de ajudar na excreção de mucos e feses, que são levados pela corrente. O motivo dessa corrente precisar ser boa, mas não forte, é principalmente porque o animal é originário de lagoas de recifes, ambiente protejido de ondas. tenha certeza de que não há nenhuma powerhead diretamente voltada para o coral. Pode ser que você tem alguma bomba que liga somente na hora que ele retrai. Nesse caso, provavelmente o coral está sendo incomodado pelos jatos fortes e/ou diretos dessa bomba.Existem outras possibilidades para o que acontece no seu aquário, como por exemplo peixes incomodando-o. Os Anjos, Wrasses e Borboletas que costumam beliscar alguns corais (quando não a maioria!). Seria interessante você verificar as espécies de peixes que tens para ter certeza de que nenhum peixes esteja beliscando o seu Tongue. Observar o aquário atentamente por uns 15 minutos irá lhe dar certeza se isso acontece ou não.Fora isso, poderia acontecer de outro coral estar "queimando" o Tongue. Normalmente os invertebrados que "queimam" mais comuns são: Euphyllia sp. (os chamados de Torch Coral, normalmente necessitam cerca de 15 cm de distância de outros corais para evitar que os outros sejam atingidos pelos potentes nematócitos desse animal), Catalaphyllia sp. (chamados de Elegance Corals) e a anemona Aipatasia (chamadas também de "Glass Anemones", que é praga e deve ser combatida desde o início da montagem do sistema para que o aquarista não precise desmontar tudo mais tarde). Pode ser que o coral esteja em uma fase de adaptação por algo que você alterou no seu aquário também, como por exemplo luz ou mesmo a circulação.Lamento, mas essas possibilidades foram as únicas que me vieram em mente no momento. Eu necessitaria de mais detalhes do seu sistema em caso de nenhuma das alternativas forem o motivo do seu problema.Espero ter lhe ajudado.
Abração,
Alex Correa.


: : VHO- pergunta para Alex Correa: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 3/2/2001 por Alex Correa

Qual a diferenca da lampada fluorescente VHO branca trichromatic 95 w e a fluorescente VHO branca 10.000 kelvins 95 w ?Qual e a melhor para se usar com a azul?Muito obrigado

Olá Roberto,
A diferença está basicamente na temperatura de cor entre as duas. A Trichromatic é mais avermelhada que a de 10.000K. Para uso com as Actinic, as de 10.000K estão entre as melhores.
Abração,
Alex Correa.


: : iluminação: : Luiz Cesar Saraiva - Rio de Janeiro/RJ
Respondido em 3/7/2001 por Alex Correa

gostaria de saber a relação entre intensidade luiminossa e temp de cor.

Olá Luiz,INTENSIDADE DE LUZ, praticamente falando, é a potência, ou capacidade de alcance da lâmpada que estás usando. Por exemplo: uma lâmpada de 250 W vai ter mais potência para iluminar um aquário de uns 60cm de profundidade do que uma de 150 W. Essa potência irá determinar que os raios de luz consigam atingir ou não certa distância de maneira à ser realmente aproveitada e bem distribuída, normalmente com a ajuda de posicionamento e reflexão da lâmpada, aos organismos que necessitam de tal luz.O ESPECTRO que cada lâmpada apresenta em graus Kelvin é a TEMPERATURA DE COR daquela lâmpada. Temperatura de cor é a comparação (expressada por graus K) entre a luz visível, expressada por graus Kelvin (K). Hoje em dia essa propriedade está escrita muitas das vezes na própria lâmpada, e que ajuda, nem sempre 100% de maneira confiável, à determinarmos a qualidade de cor que os organismos irão receber. Essa qualidade de cor é maior em número quando a lâmpada é mais azulada (mais para o azul), e menor em número quando a lâmpada for avermelhada (mais para o vermelho). Mas porque temos que nos preoculpar com tal medida? Simplesmente para melhor oferecermos luz aos CORAIS E ALGAS, afim de manter um sistema da melhor forma possível. Basicamente falando, esses problemas poderiam surgir a partir do momento em que a luz apresenta espéctro muito avermelhado ou muito azulado, ou a intensidade da lâmpada é muito alta ou mesmo muito baixa para aquele organismo em particular.Bem, a relação entre as duas propriedades de iluminação em relação ao aquário de reef estão mais para gosto do aquarista do que para aproveitamento dessas qualidades, atualmente. Isso se deve às possibilidades de aproveitamento de lâmpadas disponíveis no mercado. Mas por favor não se engane, pois muitas das lâmpadas ainda estão à desejar. Lógico que existem lâmpadas melhores que outras no mercado e mesmo as que não servem para objetivo principal que é "alimentar" as algas zooxanthellae presentes nos corais. Mas, falando de maneira geral e prática, e para os que realmente não conseguem ter uma idéia real do que acontece... Os corais que precisam de luz para o metabolismo, principalmente os de pólipos pequenos, por exemplo, necessitam de uma boa potência de luz, assim como um espéctro perto da luz solar, que normalmente está em torno de 6.500 graus K (5.500/6.500K), considerando como um ótimo espéctro o da luz solar ao meio-dia (5.500K), estaríamos oferecendo um exagerado espectro se usássemos durante o fotoperíodo (normalmente de 8 à 12 h/dia) dos aquários caseiros lâmpadas com esse espéctro. A combinação de luz-do-dia (6.500K) e actinic blue (7.100K), na potência apropriada, para aquele sistema em particular, normalmente determinada pela altura do tanque, é a mais aconselhável. Não estou dizendo que as lâmpadas de 10.000K são inapropriadas, pois cada organismo, apesar de está habituado à certo tipo de espectro e intensidade de onde é originário, mas normalmente eles conseguem se adaptar bem às condições que oferecemos em nossos aquários. Essa é a parte do gosto pessoal: 6.500K ou 10.000K. Sem dúvida nenhuma lâmpadas de 6.500K estão bem mais semelhantes às condições existentes nos recifes mais rasos e é por isso que prefiro esse espéctro. Águas límpidas (normalmente encontradas na maioria dos recifes de corais pelo mundo inteiro) apresentam luminosidade SIMILAR às lâmpadas de 10.000K (de acordo com o que noto aqui ao mergulhar) e é por isso, além do preço, que prefiro as de 6.500K. Sem a opção das lâmpadas de 6.500K não acredito que usaria uma lâmpada de 5.500K, do mesmo modo que na ausência das lâmpadas de 10.000K no mercado não usaria uma de 12.000K ou de 20.000K, pois acredito não serem as melhores opções. Se existem somente lâmpadas de 10.000K e não as de 6.500K por favor prefira as de 10.000K do que qualquer outra. Através de conversas com brasileiros percebi que é meio difícil de encontrar lâmpadas (HQI) de 6.500K no Brasil. Espero que essa situação mude. Para finalizar, existe o fator PAR (radiação ativa de fotossíntese), que nas lâmpadas de 6.500K são bem maiores que nas de 10.000K. As Lâmpadas de 6.500K duram muito mais do que as de 10.000K.Existem muitas e muitas combinações entre a relação que perguntastes, e eu ainda não tive tempo de me dedicar à esse tipo de comparação, mesmo porque acredito que seja de certa forma algo praticamente quase impossível de determinar exatamente a diferença entre as combinações de lâmpadas e diferentes marcas disponíveis hoje. Além disso, existem novas lâmpadas surgindo à todo momento. Outras coisas que me desencorajam à entrar em discussões sobre isso ou me aprofundar em tal estudo é que existem muitas variações entre potência de iluminação e espéctro em diferentes aquários de acordo com fatores que vão desde qualidade da água até o tipo de refletor que o aquarista tem naquele sistema. Isso sem falar na diferença do que realmente estamos falando, que é mesmo a combinações de diferentes marcas de lâmpadas, tempo de uso, diferença entre temperatura de cor e potência em questão.Para simplificar e colocar meu parecer... Lâmpadas fluorescentes deveriam ser colocadas de maneira alternada (luz-do-dia e actinic) e em toda a extensão do aquário. As VHOs deveriam estar em prioridade SEMPRE quando a dúvida estiver entre normais e VHO. Metal halides são ainda as melhores lâmpadas disponíveis no mercado para iluminar aquários de recife. Tanto as de 6.500K quanto as de 10.000K podem ser usadas, sendo que eu particularmente prefiro as de 6.500K pelos motivos anteriormente citados. Minha experiência com lâmpadas PCs são mínimas, mas logicamente não as posso descartar, uma vez que muitos têm tido relativo sucesso com tais lâmpadas. O único problema das PCs é que ela esquentam assim como as HQIs mas muitas das vezes não produzem as mesmas qualidades que as HQIs, com espéctro de 4.100K, por exemplo. Vale a pena investir em HQIs para aquários que contenham organismos que necessitem de luz intensa e de qualidade de cor.
Abração,
Alex Correa.


: : Ictio: : Carlos Tadeu Antonio Filho - Joinville/SC
Respondido em 3/7/2001 por Alex Correa

Tenho um reef de 288L, onde tenho duas coralife 50/50 e duas actinic blue, chiller e um skimmer berlin hang on, mais bombas de circulação. Meus corais vão muito bem mas não consigo me livrar do ictio, que invariavelmente mata todos os peixes que coloco no tanque. Minha duvida é o seguinte existe algum medicamento que possa ser colacado no tanque para eliminar o ictio sem que faça mal aos corais?

Olá Carlos,Não, infelizmente não existe nenhum remédio que seja 100% seguro de colocar num aquário contendo invertebrados. Por favor refira-se à mensagens anteriores sobre "íctio marinho" para saber como tratar seu sistema e peixes.
Abração,
Alex Correa.


: : Montagem de um aquario marinho: : Claudio Costa - sao paulo/sp
Respondido em 3/7/2001 por Alex Correa

Caros amigos da ecoanimal
Eu gostaria muito de montar um aquario de 200 litros marinho....
Quais os equipamentos e acessórios eu vou precisar ?
Obrigado
Cláudio Costa


Olá Claudio,Primeiro "equipamento" é saber o que vai fazer. Que tal ler um livro sobre aquarismo de reef? Por favor leia o livro do Sérgio Gomes que ainda é o melhor referência sobre o assunto aí no Brasil. Depois que você ler pesquise o que pretendes manter e então projeta-se o sistema.Abração,Alex Correa. Ü


: : nano reef - Willian Sugai e Alex Corrêa: : Fernando José Klein Teixeira - nova Friburgo/rj
Respondido em 3/13/2001 por Alex Correa

BLz Willian e Alex?
O negócio é o seguinte:
Estou afim de montar um aqua com 50cm de compr.x50 de altura x 60 ou 55 de largura.
Fica legal esta configuração?
Eu gostaria de ter um nano mas com um visual de profundidade,por isto da largura ser grande...a altura tá boa?
Qtos watts tenho que colocar neste aqua para se ter softs e LPS?
Dá para colocar um zebrassoma scopas?
muito obrigado pelas dicas!!!Valeu!!Um abraço!!


Olá Fernando,60X50X50cm, como mencionaste, é mesmo uma medida diferente, mas não quer dizer que não possa existir. Aquário feito pelo aquarista ou mandado fazer pode normalmente ter qualquer medida. Logicamente que devemos observar as propriedades mais importantes que são referentes à facilidade de manutenção, espaço disponível e principalmente em rtelação à troca de gases da água. Quanto mais próximos forem as medidas entre a largura para a altura, melhor será a troca de gases. Em outras palavras, no seu caso, a menor medida entre o comprimento e a largura seria 50 ("comprimento", quer na verdade é a largura, mas localizada na frente, mudando somente a posição do tanque). A altura do tanque seria 60cm. Isso já está suficiente para uma exelente troca de gases no sistema. Logicamente que isso não chega a ser uma lei, nem que o aquário com medidas assim seria o melhor e que tem que ser assim. Mas em termos de consideração de medidas esse é o melhor caminho à seguir. Outros fatores influenciam ainda mais forte num sistema para que haja uma excelente troca de gases e esses são: circulação, temperatura e me mesmo a localização do tanque.Apesar de suas medidas serem perfeitamente aceitáveis acredito que a introdução de um Zebrasoma scopas nesse aquário ainda não estaria 100% de acordo. Bem, um indivíduo juvenil, mesmo daqueles bem pequenos, se bem alimentado e num ambiente favorável irá crescer e logo, com a provável presença de outros peixes no futuro, irá se sentir desconfortável. Medidas mínimas para esse peixe adulto seriam num tanque de uns 300L, digamos, 65X65X75cm. Um tanque menor litragem, mas que tenha um comprimento e altura maiores que a largura, ex.: 120X45X50cm, sem muitas rochas e corais, ainda seria mais aceitável pois oferece uma grande área para o peixe "correr" e exercitar. Existe a possibilidade de aumentar seus planos das medidas? Esse é o meu conselho (65X65X75cm), especialmente considerando a presença de outros peixes. Tangs necessitam de espaço para nadar e como procuro passar em minhas mensagens, deveríamos sempre procurar oferecer as necessidades mínimas para o conforto dos organismos que pretendemos manter.Quantos Watts? Humm... depende do tipo de lâmpadas. Usando metal halides uma lâmpada de 150W estaria suprindo basicamente seu aquário até mesmo para colocar alguns dos SPS (corais de pólipos pequenos) mais comuns no centro do tanque. É comum afirmarem que os LPS (corais de pólipos grandes) não precisam de tanta luz, mas logicamente eles necessitam de boa iluminação. Se localizados no centro do tanque e recebendo iluminação de forma favorável, você pode colocar lâmpadas fluorescentes, tipo VHOs de 75W cada. Uma branca e outra actinic. Não recomento lâmpadas fluorescentes comuns para aquários de reef, apesar de ter tido por anos com relativo sucesso. Entre as duas que sugeri melhor opção ainda é a metal halide. Colocar a lâmpada distante da superfície irá diminuir a intensidade de luz e temperatura da água, mas ainda oferecer um melhor ambiente tanto aos peixes como aos corais. No seu caso (softs e LPS) uma de 10.000K funcionaria até melhor que de 6.500K ou semelhante. Infelizmente eu não tenho experiência com lâmpadas PCs. Alguns aquaristas conseguem manter até Tridacnas com essas lâmpadas por algum período de tempo, mas acredito que as metal halides estarão mesmo na prioridade, uma vez que as PCs também aquecem a água e muitas das vezes apresentam espéctro desfavorável. Por favor tenha certeza de que esteja obtendo a melhor iluminação para seu plano.
Grande abraço,
Alex Correa. Ü


: : algas filamentosas verdes: : RICARDO DE OLIVEIRA HESSE - SÃO PAULO/SP
Respondido em 3/13/2001 por Alex Correa

Olá.
Gostaria de saber porque em meu aquário marinho aparecem tantas algas filamentosas, sendo que tomo todas as precauções para evitá-las e não consigo. O meu aquário tem capacidade para 200 litros, aproximadamente 40Kg de rochas vivas, circulação de água por volta dos 3.600l/h, incluindo a bomba do sump; iluminação fluorescente sendo uma 10.000k, uma colalife 50/50 e duas azuiz, num total de 120w; um skimer "morato 250"; uso kalkwasser todos os dias na água de reposição, desionizada; só alimento os peixes duas vezes por semana e a temperatura é constante em 26 graus centígrados. Uso também sistema jaubert em toda extensão do solo, com mais ou menos uns 8cm de altura de halimeda. Tenho poucos peixes mas apesar de tudo essas algas empesteiam todo o aquário. Muito obrigado por sua atenção e pela oportunidade de esclarecer minha dúvida.Felicidades a todos.


Olá Ricardo,
Seu aquário está bem planejado e não deveria estar apresentando tais problemas à princípio. Existem alguns outros detalhes que você não colocou em sua mensagem e que possivelmente podem estar influenciando em manter as algas sob controle. Problemas com algas estão ligadas basicamente à uma coisa: disponibilidade de nutrientes no aquário. Como evitar ou solucionar? Manter organismos herbívoros como caramujos (Turbo sp., Astraea sp., Truchus sp.) e peixes (Tangs, Cirurgiões, Rabbit, Gobies), e importar menos, exportando mais esse nutrientes do sistema. Importando menos significa filtragem da água de reposição por meio de reverse osmose ou desionização, basicamente. Isso, acredito que não seja o problema no seu caso, uma vez que usas o método de desionização. Outra maneira de importar nutrientes é o uso de água natural rica em fosfatos, nitratos ou silicatos. Exportar é através do uso de skimmer e carvão ativado, além de trocas parciais mensais. Seria interessante que você fizesse alguns testes na água afim de verificar se os níveis de fosfatos e nitratos estão muito acima dos valores normalmente recomendados (zero é o ideal para ambos!!). Valor máximo de tolerância para o nitrato seria por volta dos 10ppm (nitrato - N) e para fosfatos em torno de 0.1ppm. Por favor dê uma olhadinha num artigo extenso que publiquei na revista Aquarium (números 22 e 23) para maiores detalhes referentes à esse assunto de algas. No artigo eu coloquei espécies e tipos de algas, meios de controle e até algumas fotos interessantes. Na parte II tem até umas dicas práticas no final do artigo. O mesmo se encontra nas edições 4 e 5 da revista Aquárius on line de Portugal e pode ser visitado na página dos números anteriores da revista:

http://www.aquariusmagazine.com/anteriores.html

Outros artigos de minha autoria foram publicados no site da revista a partir do número 3 com fotos e/ou esquemas em todos eles, incluindo o artigo sobre Surge Device que usamos aqui no Waikiki Aquarium no artigo "Circulação".
Grande abraço,
Alex Correa.


: : Macro-algas: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 3/15/2001 por Alex Correa

Oi eu poderia colocar caulerpas em um aquario de 72 litros?

Olá Roberto,Sim, você PODE colocar Caulerpas no seu aquário. O uso de um bom carvão ativado é recomendado para a retirada de compostos amarelados que a alga produz. Por favor prepare-se para podá-la de vez em quando pois cresce muito rápido. Se mantiveres peixes herbívoros junto das algas essas provavelmente não mostrarão sua beleza natural, apesar de conseguirem sobreviver em alguns casos com o rápido crescimento. Evite colocá-las em aquários com corais e outros invertebrados.
Abração,
Alex Correa.


: : reator de cálcio: : RICARDO DE OLIVEIRA HESSE - SÃO PAULO/SP
Respondido em 3/16/2001 por Alex Correa

olá de novo.Caro amigo Alex, já lí muitos artigos a respeito de reator de cálcio e recentemente lí um que, resumindo toda a história, não é possível manter um aquário marinho estável por muito tempo sem o emprego de um reator de cálcio, mesmo que se use outros métodos de adição de cálcio como lkalkwasser por exemplo. Apesar de já haver resposta sua neste site à respeito, gostaria que, por gentiliza, fizesse um comentário sobre os efeitos, a longo prazo, em aquários que não possuem esse recurso.

Olá Ricardo,

>> Caro amigo Alex, já lí muitos artigos a respeito de reator de cálcio e recentemente lí um que, resumindo toda a história, não é possível manter um aquário marinho estável por muito tempo sem o emprego de um reator de cálcio, mesmo que se use outros métodos de adição de cálcio como lkalkwasser por exemplo. <<

Gostaria imensamente de verificar tal artigo. Você poderia me dizer onde leu ou o endereço na net? Se quizeres que eu comente o tal artigo aqui estarei feliz em fazê-lo. Gostaria de verificar qual é o ponto de vista do autor. Já consideraste a possibilidade de uma má interpretação do tal artigo?
Kalkwasser, quando preparada e aplicada de maneira correta, é a MELHOR maneira de se manter aquários de corais/ algas coralinas por longos períodos de tempo, perfeitamente, uma vez que não exista uma demanda de cálcio no sistema maior que a oferta de Ca++. Kalkwasser suprirá todas as necessidades de cálcio e ainda ajudará a reserva alcalina à não descer rapidamente. Vale a pena lembrar que para aumentar a reserva, mesmo com o uso de kalkwasser, se necessário, deve-se usar buffers. Mas quando é que o sistema precisa de mais cálcio que a kalkwasser está suprindo? Quando o sistema apresenta muitos corais que usam cálcio notavelmente (sendo principalmente os corais de pólipos pequenos, de acelerado crescimento, e que apresentam esqueleto pesado), é necessário que o aquarista supra as necessidades do sistema de forma à manter o ritmo natural de uso do cálcio funcionando, oferecendo assim sempre kalkwasser de maneira correta e estável. Se a evaporação do sistema não for favorável à reposição de água doce preparada com kalkwasser necessária para que aquele sistema, então sim, o sistema precisa mesmo de um reator de cálcio para que esteja 24 h/dia sendo "alimentado" com cálcio. Agora, a maioria dos sistemas realmente necessita um reator de cálcio? Hummm, lógico que não! Ü Existem algumas maneiras de se aumentar a evaporação diária de um aquário, o que naturalmente abaixaria a temperatura também. O uso de ventiladores é um meio efetivo e que muitos usam. Deixar as janelas do amiente onde o aquário se encontra abertas ajuda bastante também, mesmo que não haja vento, mas os ventiladores eliminarão água mais facilmente na maioria das vezes.


>> Apesar de já haver resposta sua neste site à respeito, gostaria que, por gentiliza, fizesse um comentário sobre os efeitos, a longo prazo, em aquários que não possuem esse recurso. <<

"Longo prazo" pode ter muitos significados. No meu ponto de vista, referente à aquários de reef, "longo prazo" é sempre referente à anos, digamos, por volta de uma média de 5 anos ou mais, e em alguns casos, mínimo de 1 ano. No caso de kalkwasser, ainda não consegui conhecer alguém que me prove que um sistema caseiro normal (que pode ter vários significados também!!) não possa ser mantido por anos com kalkwasser, se apresentar taxa de evaporação da água diária favorável à tal prática de adição de Ca++. Existe alguma contra-indicação para o uso de kalkwasser à não ser o de cuidado no manuseio do pó? Tirando que o hidróxido de cálcio é um produto extremamente perigoso pelas suas propriedades cáusticas, não existe nada que prove kalkwasser ser um produto que venha à prejudicar seu aquário em nenhuma forma, quando adimistrado corretamente. Mantenha KALKWASSER LONGE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS!!!E os reatores? Tem contra-indicações? A garrafa de CO2 na maioria das vezes é segura, mas existe riscos de explosão por qualquer problema de válvula. Excesso de CO2 no sistema poderá alterar drasticamente o pH do sistema, se não corrigido e manutenido de perto. Algumas médias usadas para serem diluídas nos reatores de cálcio (CO2) apresentam compostos orgânicos naturalmente encontrados no produto (ex: halimeda). Compostos orgânicos introduzidos no aquário PODERÃO causar alguns problemas com algas indesejáveis, assim como o próprio CO2 PODERÁ também. Um reator de cálcio necessita de espaço para ser instalado. Esse espaço normalmente é maior que o de uma garrafa de kalkwasser que ficaria pingando durante à noite. Preciso falar do custo inicial do produto? Bem, por favor saiba que eu não sou contra reatores de cálcio, de forma que estou somente colocando minha opinião, visando as necessidades de cada sistema, prós e contras do sistema de dosagem de Ca++ em sistemas caseiros normalmente encontrados no Brasil (pelo menos à maioria dos que tenho visto pela internet). Pelo contrário, um reator de cálcio num aquário recheado de Acroporas e com um bom crescimento/ pouca evaporação diária (normalmente conseqüente do uso de chiller) é quase que fundamental para o perfeito andamento normal de tal sistema.Respondendo sua pergunta: um aquário de rochas vivas com corais duros, mesmo com os tão falados Acroporas, pode ser mantido por anos e anos com o uso de kalkwasser sim, contanto que as condições sejam favoráveis à tal emprego de cálcio naquele sistema e que o aquarista entenda o funcionamento básico do método, adiministrando corretamente o hidróxido de cálcio, assim conseguindo melhor aproveitamento.Ricardo, por favor não esqueça de me fornecer as referências sobre tal artigo que você leu e aos demais, que todos fiquem livres à me contactar por essa página se necessitarem de maiores explicaçãos do que coloquei aqui. Grande abraço, Alex Correa. Ü

: : Duvida sobre reportagem de Alex Correa: : Luiz Henrique - são paulo/sp
Respondido em 3/20/2001 por Alex Correa

Ola Alex,eu li sua reportagem publicada na revista Aquarius magazine sobre algas.Muito completa a reportagem,mas tenho algumas duvidas sobre ela,pois voce cita que alguns aquarista gostam de manter macro-algas no aquario e eu sou um deles.Estou fazendo um projeto para um aquario assim,so para peixes e macro-algas.
Algumas passagens eu gostaria que voce pudesse me explicar melhor:

1- "Existe um ciclo de retorno de nutrientes adquiridos pelas algas. Se esse retorno não for controlado, o excesso pode causar graves efeitos nos outros organismos mantidos"
Que nutrientes são estes que voce cita como retorno? Como controla-los?

2-"Aquários destinados ao cultivo de macro-algas precisam de um controle com maior freqüência (dedicação do aquarista)"Que controles ão estes que devo fazer?


Olá Luiz,Primeiramente gostaria de elogiar sua e mail pela maneira que te diriges e pela organização da mensagem. Não dá nem pra imaginar que depois de tanto tempo de publicada, desde 1999, é que a matéria tenha despertado interesse em alguém à respeito dessa passagem. Me lembro quando estava escrevendo tal passagem do texto e esperava já receber e mails sobre ela assim que publicasse. Bem, não foi o caso, depois de anos é que aconteceu e estou mesmo feliz por isso. Ü Vamos lá...

>>Algumas passagens eu gostaria que voce pudesse me explicar melhor:
1- "Existe um ciclo de retorno de nutrientes adquiridos pelas algas. Se esse retorno não for controlado, o excesso pode causar graves efeitos nos outros organismos mantidos"
Que nutrientes são estes que voce cita como retorno?<<

Entre os nutrientes normalmente apresentados quando falamos de algas (micro/macro) estão: fósforo, nitrogênio (amônia, nitrito, nitrato) e carbono. Silicato, iôdo e ferro também fazem parte do crescimento de algas e não deveriam ser ignorados.
Algas, particularmente macro-algas, retornam todos os tipos de nutrientes para a água do aquário em diferentes formas. Uma delas é a través de reprodução. Algumas espécies de algas, como por exemplo as Caulerpas sp., se reproduzem através de ramificação, fragmentação e sexualmente através de explosão de gametas. No terceiro caso a alga expele gametas pelo aquário, de forma que a alga se torna transparente e a sua estrutura externa entre em decomposição. A parte interna da alga (citoplasma) é tranformada em gametas por algum motivo qualquer ainda não completamente compreendido, ou que na maioria dos casos é difícil de localizar com certeza. Normalmente chama-se esse processo de reprodução sexual anisogâmica, segundo estudos, e traduzindo do inglês. Entre os motivos prováveis para tentar explicar esse tipo de reprodução uma vez colocados pelo aquarista Julian Sprung estavão entre: mudança brusca de
gravidade específica, presença ou não de nitrato, ferro, CO2, acumulação de orgânicos na água, temperatura, falta de O2 suficiente na água e até que o processo possa ocorrer naturalmente, ou seja, como por exemplo por idade do organismo, creio. Uma combinação desses fatores mencionados por Julian provavelmente é o que acontece, mas infelizmente não tenho nenhum estudo que venha dizer exatamente o que ocorre. O fato é que normalmente acontece mais cedo ou mais tarde na maioria dos aquários e não há como evitar, uma vez que o processo inicia-se. Bem, se isso acontece e o aquarista consegue detectar antes da explosão dos gametas, minha dica é de retirar a alga do sistema o mais rápido possível e colocar num balde com a água do próprio aquário para que possa-se então tentar salvar e colocar no aquário display algum pedaço de ramificação que não tenha formado gametas, assim crescendo em uma nova
alga. Os gametas da alga não servem e deveriam ser descartados. Essa forma de reprodução de algas pode causar muitos problemas em aquários com grandes populações da alga e que tenha uma certa quantidade de peixes. Em relação ao retorno de nutrientes para o sistema, estaria relacionado ao fato de que os gametas e o resto da alga viria à se decompor e retorná-los para a água, mas nada que um bom skimmer não resolva, dependendo do sistema. Ok, esse é um dos processos de volta de nutrientes da alga para o sistema.
Naturalmente algas que são comidas por peixes herbívoros irão ser expelidas (nutrientes) através de feses (adubo), assim proporcionando mais habilidade para o crescimento das mesmas. Se o aquarista não controlar tal taxa de nutrientes esses irão acumular e até, quem sabe, provocar o que foi comentado anteriormente. Além disso, como existirá um excesso, a competição desses nutrientes não será feita entre as macro-algas e micro-algas e ambas poderão crescer em conjunto, mostrando um aquário de aparência desagradável. Normalmente esse quadro é muito difícil de ser resolvido e traz mesmo dores de cabeça ao aquarista. Esse meio de volta dos nutrientes para o sistema é normalmente bem controlado por meio do uso de um bom skimmer e pelas trocas parciais, além de transformação de nutrientes através de filtragem natural, como por exemplo sistema desnitrificador de fundo, transformando nitrato.
Normalmente algas expelem nutrientes na coluna d água, que apesar de serem em pequena quantidade e pouco influenciarem em um sistrema bem manutenido, poderiam trazer problemas se o sistema por ventura viesse à ter uma grande quantidade de algas que soltam percentagem significante desses nutrientes. O próprio metabolismo da alga age dessa maneira e algumas algas expelem mais substâncias do que outras.
Além de nutrientes, existem os fenóis e outros componentes amarelados produzidos pelas algas que irão alterar a água de maneira à comprometer o espéctro emitido pelas lâmpadas, além da beleza do sistema. Macro-algas necessitam de um sistema em que haja trocas de águas freqüentes e que esses nutrientes sejam exportados pelo aquarista. Além dos nutrientes, fenóis e outros compostos que contribuem para o amarelamento da água, exsitem as subsutâncias tóxicas que muitas das algas marinhas produzem como
defesa. Algas com esse tipo de composto químico irá prevenir que peixes venham à controlá-la, por motivos óbvios, e certamente haverá um supercrescimento da espécie, que necessitará de poda feita pelo aquarista. Algumas algas têm sistema químico de defesa mais potênte que outras e existem as que mesmo com esse sistema serão devoradas por certo tipos de peixes, enquanto que outros não tolerarão tal defesa. É dessa maneira que Deus criou o sistema de controle para que o equilíbrio natural de peixes e algas visse a atingir um equilíbrio perfeito. O problema maior é se essa alga vier à morrer em nossos sistemas fechados, haverá um possível envenenamento nos peixes quando tais compostos forem eliminados na água, dependendo da quantidade e potência de efeito nos animais.

>> Como controla-los? <<

Alguns desses nutrientes seriam exportados freqüentemente por um bom skimmer e os problemas seriam certamente DIMINUÍDOS bastante, mas não eliminados por completo, uma vez que o cilclo estaria funcionando perfeitamente.
Um aquário com macro-algas necessita de manutenção constante no que diz respeito à controle de temperatura, salinidade, poda, nutrientes (introduzidos e exportados), iluminação, circulação de água e outros detalhes que surgem de acordo com a espécie mantida. Um aquarista que mantém macro-algas sadias por longos períodos de tempo em um sistema fechado é um aquarista MUITO ocupado e que realmente dedica sua vida ao aquário. É realmente difícil chegarmos à um comumacordo entre algas e nutrientes presentes em sistemas fechados, apesar de definitivamente não ser impossível. Ü

Esse processo de ciclo dos nutrientes através de macro-algas e peixes em sistemas fechados não é muito definido e como a maioria dos temas relacionados à aquários contendo rochas vivas é muito amplo e dependente de fatores particulares aquele sistema em questão, e por isso é que eu não quiz
explicar no artigo, acreditando que viesse à ler algo sobre isso num futuro próximo e talvez até fizesse uma outra matéria sobre o assunto, o que ainda não aconteceu.

>> 2-"Aquários destinados ao cultivo de macro-algas precisam de um controlecom maior freqüência (dedicação do aquarista)"Que controles são estes que devo fazer? <<

Basicamente a dedicação do aquarista tem à ver com trocas de águas do sistema como exportação básica e principal desse excesso dos nutrientes produzidos no aquário, juntamente com o uso contínuo de um bom skimmer com dimensões apropriadas à tal sistema (volume total de água presente). Não
existe um tipo especial de skimmer para um aquário ou para outro, e sim um skimmer que retire a tão falada nata marrom, com espuma seca e quase constantemente. Recebo muitas mensagens perguntando sobre qual seria o melhor skimmer e tal. Bem, acabei de colocar a resposta. Uma verificação do produto à ser comprado deveria ser feita através de comparações com outros skimmers, levando em consideração os sistema em que o equipamento está sendo empregado também. Limpeza do fundo do aquário (fezes dos peixes) é algumas vezes indicada quando existe um excesso de nutrientes no sistema, mas eu questiono tal método de exportar tais nutrientes, principalmente quando existe um sistema desnitrificador de fundo (com ou sem plenum) no aquário. O substrato de fundo não deveria ser mexido, afim de estimularmos a conversão
de nitratos pelas bactérias anaeróbias. Quando sifonação, mesmo parcial ou mínima, vem à mexer com tal substrato a cama desnitrificadora é alterada. Uma vez por ano o aquarista poderá sifonar superficialmente o substrato de fundo, fazendo assim parte da manutenção do sistema, mas nunca como algo planejado freqüentemente. Os nutrientes presentes (e provavelmente entrando em processo de tranformação) no substrato estariam sendo direcionados à água, o que poderia ser fatal ao sistema se feito muitas vezes ao ano. Por que fatal? Porque poderia provocar um desequilíbrio (num aquário estabilizado) ou mesmo retardar o processo de equilíbrio dos nutrientes no sistema. Isso em alguns casos mais graves é tão significante que podrá até provocar um crescimento de micro-algas muito difícil de ser controlado e necessitando quem sabe até a remontagem de todo o sistema. Isso poderia também influenciar negativamente em alguns peixes mais sensíveis.
Por último, qualquer mudança no sistema, incluindo retirada e introdução de qualquer organismo deve ser monitorada, assim como mudanças deveriam ser esperadas pelo aquarista pelo menos na primeira semana após tal mudança. Uma estabilidade então é muito bem-vinda nesses tipos de aquários. Macro-algas são muito lindas e realmente apresentam um display maravilhoso, mas por causa dos transtornos que apresentam e mesmo algumas particularidades de espécies, como a reprodção mencionada anteriormente e a presença de toxinas, torna algo muitas das vezes difícil de ser manuseada em sistemas normalmente mantidos em nossas casas. Quem quizer me enviar informações sobre o mantimento de algas em seus aquários por favor o faça pois sou muito interessado nesse assunto apesar de ainda não ter um dos meus aquário dedicado à elas.

Espero ter explicado meu ponto de vista. Qualquer outra dúvida farei o possível para responder.
Grande abraço, Ü
Alex Correa.


: : Reatores de Cálcio: : RICARDO DE OLIVEIRA HESSE - SÃO PAULO/SP
Respondido em 3/21/2001 por Alex Correa

Amigo Alex.
Referente à minha pergunta sobre reatores de cálcio, do dia 15Mar01 e atendendo a vossa solicitação de resposta, abaixo está uma parte do texto, entre aspas, extraído do artigo publicado no exemplar de nº 4, Mar/Abr99, da aquárius magazine, por sérgio Gomes."O reator é a única solução encontrada pelo homem que possibilita que reserva alcalina e cálcio se mantenham nos níveis encontrados na natureza. Existem mil maneiras de mantermos reserva alcalina e cálcio, mas nenhuma funciona direito com o passar do tempo. Já vi aquaristas ficarem maluquinhos com o controle destes dois elementos, e também já vi aquários literalmente acabarem, tudo porque leram ou ouviram alguém dizer que a reserva alcalina e cálcio devem estar sempre em 2.8 e 450ppm respectivamente. Isso é verdade, mas também impossível sem um reator, por isso, quem não tem um aparelho destes, jamais deve se precipitar. Com o reator de cálcio, literalmente nunca mais, eu repito, nunca mais haverá a necessidade de adicionarmos tamponadores ou cálcio, sejam eles quais forem. Kalkwasser também não precisa. Só usa aquele que quiser precipitar fosfatos ou algo assim, mas que não precisa, não precisa. Já pensou que moleza não colocar mais nada no aquário, exceto combisan? Para aquários grandes, não vejo outra solução, se não o reator. Aquários de acróporas (SPS – corais duros) também não."Agradeço mais uma vez sua valiosa colaboração e boa vontade e aguardo sua avaliação e comentários sobre o texto em questão.Abraços!


Caro Ricardo,
Primeiramente quero agradecer pela referência. Considero muito e tenho o maior respeito pelo Sr. Sérgio Gomes, além de meu amigo, um grande aquarista. Sua iniciativa de fazer um dos maiores títulos vendidos no Brasil pode ser prova dessa experiência e colaboração para que o hobby tenha crescido nos últimos anos. Sérgio Gomes é uma pessoa muito amigável, que sempre procura explicar seus ideais e explicações de maneira bem simples e tentando passar a idéia prática de como funcionam as coisas. Tenho certeza de que muitas das vezes essas idéias venham à ser confundidas, de maneira que alguns, ou quase todos, venham à entender a mensagem de maneira totalmente diferente. Então, com todo respeito e humildade é que venho colocar aqui minha INTERPRETAÇÃO ao artigo trazido.

>> "O reator é a única solução encontrada pelo homem que possibilita quereserva alcalina e cálcio se mantenham nos níveis encontrados na natureza." <<

Acredito que a frase acima deveria ser um pouco mais completa e talvez até colocada de outra forma tipo: o reator de cálcio (CO2) é atualmente a única solução, basicamente falando, estável para que possamos na maioria das vezes manter níveis de cálcio e reserva alcalina bem próximos aos encontrados na maioria dos recifes de corais de maneira constante e confortável ao aquarista.
Apesar de existirem alternativas mais baratas para a reposição de íons de cálcio e de carbonatos, bicarbonatos, sendo até mais seguras (favor ler minha outra mensagem à respeito), como por exemplo a
administração de kalkwasser e buffers de maneira correta, o conforto que os reatores de cálcio, tanto os de CO2 como os de kalkwasser, proporcionam ao hobista é realmente notável aos sistemas em que esses possam se encaixar.

>> "Existem mil maneiras de mantermos reserva alcalina e cálcio, mas nenhuma funciona direito com o passar do tempo. Já vi aquaristas ficarem maluquinhos com o controle destes dois elementos, e também já vi aquários literalmente acabarem, tudo porque leram ou ouviram alguém dizer que a reserva alcalina e cálcio devem estar sempre em 2.8 e 450ppm respectivamente. Isso é verdade, mas também impossível sem um reator, por isso, quem não tem um aparelho destes, jamais deve se precipitar. <<

Equilíbrio de cálcio e reserva alcalina em sistemas fechados variam e dependem de muitos outros fatores. Cada aquário é um aquário e por isso eu não acredito que TODOS deveriam ter reatores. Na verdade o que eu sempre aconselho, mesmo aos ricos e preguiçosos Ü, é que kalkwasser será melhor que um reator, se o aquário realmente não precisar. Uns aquários poderão ser melhor administrados com kalkwasser do que com um reator. Por exemplo: num aquário em que a trocas de água são com água natural, contendo alguma quantidade de fosfatos, será bem melhor administrado com kalkwasser do que com um reator de cálcio (CO2), que talvez até agravará problemas com algas indesejáveis, uma vez que CO2 será o segundo estimulador de algas. Agravando o problema, estaria o aquarista mais infeliz com tal reator se nesse fossem colocados diferentes tipos de média (ou mesmo um só tipo), como por exemplo substratos impróprios ao sistema de CO2, com o oferecimento de nutrientes e orgânicos dissolvidos provenientes do próprio substrato (média). Logicamente esses detalhes não foram trazidos pelo autor nessa parte do artigo e estou somente querendo dar um exemplo

>> Com o reator de cálcio, literalmente nunca mais, eu repito, nunca mais haverá a necessidade de adicionarmos tamponadores ou cálcio, sejam eles quais forem. Kalkwasser também não precisa. Só usa aquele que quiser precipitar fosfatos ou algo assim, mas que não precisa, não precisa. <<

Reatores de cálcio não são solução à equilíbrio do cálcio e reserva alcalina em 100%. Isso dependerá do substrato usado como média e da demanda de cálcio do sistema. Usando um substrato rico em nutrientes ou pobre em cálcio irá acabar prejudicando o sistema inteiro. Logicamente que estou colocando uma lupa no texto escrito pelo Sr. Gomes, mas é meu objetivo aqui avaliar tais possibilidades, o que não significa que eu esteja procurando reafirmar meu ponto de vista à respeito do tema e sim somente trazendo possibilidades. Aragonita é o melhor substrato e realmente um excelente meio de prover cálcio e reserva alcalina para os corais e bivalves (Tridacna spp.). Um equilíbrio entre a "entrada" (cálcio produzido pelo reator) e "saída" (absorção pelos organismos) de cálcio na coluna d água também dependerá da quantidade e qualidades (tipos) dos organismos. Esse equilíbrio normalmente demora um pouquinho à ser atingido, mas poderá ser modificado mesmo depois de acertado. Tal equilíbrio deve ser favorecido com o controle da entrada de CO2 e água no reator. Sem dúvida existe um conforto bem maior para o aquarista que tem um reator porque não terá que se preoculpar com mistura de kalkwasser nem com verificação freqüente da reserva alcalina afim de adicionar buffers quando precisar. Kalkwasser é realmente um excelente meio de precipitação de fosfatos & adição de cálcio e ajuda no mantimento da reserva alcalina.
Ok: "só aquele que quiser precipitar fosfatos ou ago assim...". Hummm, vou completar essa frase aí: "... e não tiver dinheiro o bastante para investir e/ou necessidade de grande demanda de cálcio no seu sistema, tendo uma taxa de evaporação diária favorável, normalmente usa kalkwasser." Ü Em outras palavras, se tens um sistema modesto, sem estar entupido de corais duros e tem 10 min. diários disponíveis para administrar kalkwasser em seu sistema, não vejo porque pensar em reator de cálcio ainda. O dinheiro poderia ser gasto em corais e peixes. Um substrato de fundo de qualidade poderá colaborar com a reserva alcalina do seu sistema perfeitamente através de dissolução com a montagem de sistema desnitrificador de fundo. Vale a pena lembrar que um desequilíbrio iônico poderá trazer tristes surpresas quando usamos kalkwasser e buffers EM EXCESSO, quando em conjunto de um substrato de fundo com grandes probabilidades de dissolução, como por exemplo aragonita. Em alguns casos acontece até com halimeda.

>> Já pensou que moleza não colocar mais nada no aquário, exceto combisan? Para aquários grandes, não vejo outra solução, se não o reator. Aquários de acróporas (SPS – corais duros) também não." <<

Essa parte demonstra que o autor está ciente de que um aquário de grande porte e com corais duros de crescimento rápido, como por exemplo os Acropora spp., necessita sim de um reator para que esses organismos possam obter cálcio suficiente afim de manter o metabolismo e taxa normal de crescimeto. Descordo com o uso de Combisan por motivos pessoais, não tendo nada à ver com o assunto. Prefiro manter doses de aditivos separadamente. Mas repito, isso é pessoal. Minhas experiências têm mostrado que Combisan pode em alguns casos trazer desequilíbrio em controle com algas indesejáveis até por longos períodos e sem razões aparentes. O produto diz que não apresenta fosfatos ou nitratos, mas ao mesmo tempo confirma minhas experiências quanto ao aparecimento de algas indesejáveis no sistema, principalmente na primeira semana de uso, o que me diz que existem nutrientes para essas algas. Existem possibilidades de um equilíbrio desses nutrientes no sistema e disso eu não tenho dúvidas, apesar de que às vezes certamente difícil de atingir tal equilíbrio. Não existe nenhuma informação do que o produto realmente contém, além de "todos elementos traços necessários para peixes, invertebrados". Esse é um dos motivos de eu não usá-lo, além de não ter obtido bons resultados praticamente, como escrevi anteriormente. Novamente, existem outros aquaristas que obtêm bons resoltados e estão satisfeitos.

>> Agradeço mais uma vez sua valiosa colaboração e boa vontade e aguardo suaavaliação e comentários sobre o texto em questão. << É um prazer e honra ser ecolhido para avaliar tal artigo, cujo autor é um dos mais respeitados do Brasil. Grande abraço, Alex Correa.Ü

: : Duvidas-Pergunta para Alex Correa: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 3/29/2001 por Alex Correa

Oi, eu estou com vontade de montar um aquario de 200 litros, eu poderia colocar nesse aquario 1 hepatus,1flame-angel,2 palhaco ocellaris, 1 donzela, 1 cianocefalo,2 fire fish, e mais quanto peixes?
q invertebrados e corais?
Eu poderia aprovitar a agua do meu aquario de 72 litros para a montagem do de 200litros?
Um skimmer advanced aqua tanks, com a bomba rio 600 e um skilter 250 da conta do aquario de 200 litros ou vai faltar, se faltar qual eu coloco?
Muito obrigado


Olá Roberto,

>> Oi, eu estou com vontade de montar um aquario de 200 litros, eu poderiacolocar nesse aquario 1 hepatus,1flame-angel,2 palhaco ocellaris, 1 donzela,1 cianocefalo,2 fire fish, e mais quanto peixes?q invertebrados e corais? <<>> Eu poderia aprovitar a agua do meu aquario de 72 litros para a montagem dode 200litros? <<>> Um skimmer advanced aqua tanks, com a bomba rio 600 e um skilter 250 daconta do aquario de 200 litros ou vai faltar, se faltar qual eu coloco? <<

: : iluminação: : daniel - são paulo/sp
Respondido em 3/30/2001 por Alex Correa

gostaria de saber que lampadas utilizar em um aquario marinho de 1,00x40x50.grato

Oi Daniel,
Quais os organismos que pretendes manter? Iluminação, assim como qualquer outro equipamento, incluindo o próprio aquário, precisa ser de acordo com os organismos que pretendes manter.
Abração,
Alex Correa.


: : Xenia Giant Pulsante: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 3/30/2001 por Alex Correa

Oi eu comprei na ecoanimal sabado uma xenia giant pulsante, mais o que acontece e que ela nao esta pulsando o que sera que acontece?
Eu coloco ela onde, mais pra cima do aquario no meio ou no fundo?
Tem problema se ela nao pulsar?
Muito obrigado


Olá Roberto,
Xenias normalmente ficam assim quando ainda estão num período de adaptação. Às vezes esse período passa rápido e no mesmo dia o coral pulsa. Existe a possibilidade de que a adaptação esteja sendo dificultada ainda mais pelas qualidades da água serem um tanto DIFERENTES das que as do lugar de onde veio, ou mesmo que foi de certa forma abalada pelo o transporte. Tenha certeza de que você esteja administrando corretamente seu sistema. O uso de kalkwasser ajuda na manutenção de Xenias em cativeiro através do mantimento do pH favorável. Elementos traços deveriam ser adicionados ao tanque também. Trocas de água de qualidade irão ajudar dessa forma também, principalmente quando água natural é utilizada. Cuidado, pois água natural de baixa qualidade irá afetar seu aquário em diferentes formas, principalmente com a introdução de doenças. Por último dê uma olhadinha para ver se nenhum animalzinho está oportunando a colônia.
Abraço,
Alex Correa.


: : Moreia: : Rafael Mendes Pereira - Salvador/Ba
Respondido em 4/1/2001 por Alex Correa

Tenho uma moreia mutuca(uma pintada)nao sei o nome cientificogostaria de saber se ela e tem algum veneno?
E se ela é capaz ataca de atacar uma pessoa?
E se eu poderia coloca-la num aquário comunitário?


Olá Rafael,
Moreias normalmente não apresentam veneno, mas poderão, quando se sentem em perigo, abocanhar humanos. Poderá haver infecção no local da mordida, o que não quer dizer que seja por causa de veneno. Tanto no mar, quanto em aquários poderá acontecer. Isso é instinto de defesa e não prática de alimentarem-se. Moréias que crescem muito não deveriam ser colocadas em aquários comunitários porque obviamente comeriam os peixes de pequeno porte. Elas deveriam ser mantidas com outras moréias do mesmo tamanho ou sozinhas.
Abração,
Alex Correa.


: : geral: : Isaias de Souza Nunes - Salvador/Ba
Respondido em 4/1/2001 por Alex Correa

tenho um aquario marinho, gostaria de saber como fazer para ficarestável, ele está sempre com ictio e parazitas.

Oi Isaias,Quarentene TODOS os organismos novos, principalmente os vindos das lojas. Mantenha o aquário limpo e use skimmer constantemente. Se seu aquário não tiver invertebrados por favor trate-o com remédio à base de cobre para acabar com os parasitas. Veja outras mensagens que postei nesse espaço referentes à "íctio marinho" em sistemas de reef.Abração,Alex Correa.


: : geral: : Rafael Mendes Pereira - Salvador/Ba
Respondido em 4/1/2001 por Alex Correa

Tenho um aquario de 60x30x30 gostaria de saber como fazer paraque os corais nunca morram?

Olá Rafael,Eu nunca poderia escrever o que precisas fazer, pois teria que lhe enviar uma mensagem de pelo menos umas 30 páginas com o básico. Ü Por favor leia o livro do Sérgio Gomes que é atualmente a melhor referência em português sobre o assunto. Qualquer dúvida estamos aqui para ajudar.Abração,Alex Correa.


: : skimmer: : Daniel a.Klejam - São Paulo/SP
Respondido em 4/1/2001 por Alex Correa

olá.
Possuo um fitro Visi-Jet (grd) e uma Fluval 303. Ainda assim eu preciso de um skimmer?
Como monta-lo, uma vez que só tenho espaço na frente do aquario?
Grato
Controle


Olá Daniel,
É interessante que qualquer aquário marinho tradicionalmente montado, principalmente com peixes, tenha um skimmer. Os filtros que você tem não fazem o mesmo trabalho que um skimmer e poderiam ser até substituídos por um skimmer. o Berlin, fabricado pela Red Sea, é um ótimo skimmer e que poderá ser montado fora do seu aquário. Bem, quanto ao problema de espaço, você poderia fazer uma prateleira acima do tanque, na parede, onde o skimmer seria instalado.
Abração,
Alex Correa.


: : Estabilização: : Nilton Cesar Gratão - Osasco/SP
Respondido em 4/2/2001 por Alex Correa

Por favor
Montei um aquário pequeno (75lts.) e preciso saber quanto tempo após montado devo deixá-lo sem peixes. Estou usando o sistema Jaubert.
Obrigado e abraço.


Olá Nilton,
Você pode deixá-lo sem peixes por uns 2 meses, até que todo o ciclo de algas indesejáveis complete e conseqüêntemente essas venham à desaparecer ou diminuir bastante. Pode ser que demore mais ou menos do que 2 meses para as algas, mas o mínimo que eu recomendo para um aquário recém montado é de 2 meses sem peixes. Quarentene TODOS os peixes e invertebrados (incluindo rochas) após esse período, se você quer ter um aquário livre de doenças.
Abração e bem-vindo ao hobby,
Alex Correa.


: : REATOR DE CALCIO: : Ricardo Andre da Silva - Osasco/SP
Respondido em 4/3/2001 por Alex Correa

TENHO Q TER UM REATOR DE CALCIO EM UM AQUARIO DE CORAIS DE 200 LTS?
Oi Ricardo,NÃO, NÃO TEM! SE tiver dinheiro sobrando e quizer colocar muitos corais de pólipos pequenos, por exemplo, você PODERÁ OPTAR POR UM REATOR DE CÁLCIO AO INVÉS DE KALKWASSER.ÜAlex Correa.


: : Algas???: : Tiago Ferronato Abdalla - São José dos Campos/SP
Respondido em 4/3/2001 por Alex Correa

Olá a todos!!!Por favor me ajudem!!! Meu aqua está tomado por umas "coisas" (não sei se são algas, ou cianobactérias, ou algo desse tipo...), elas são roxas e formam grandes filamentos.Alguém sabe o que são e, principalmente, como acabar com elas???Obrigado!!Tiago ICQ: 94333166

Olá Tiago,
Vou lhe pedir que por favor se dirija às seguintes páginas:

http://www.aquariusmagazine.com/Anteriores/Numero4/index4.html

http://www.aquariusmagazine.com/Anteriores/Numero5/salgada.html

São artigos de minha autoria sobre algas em aquários marinhos. Por favor leia, assim como outras mensagens sobre algas colocadas aqui na Ecoanimal. Qualquer dúvida tentarei ajudá-lo.
Abração,
Alex Correa.


: : CONVERSAO: : Ricardo Andre da Silva - Osasco/SP
Respondido em 4/3/2001 por Alex Correa

Caso eu queira converter meu aquario de moreias depois de montado para um de corais posso faze-lo? qual a dificuldade dissso, tenho q trocar algo...
Qual a dificuldade de manter um aquario de corais e peixe?
Caso eu esteja usando iluminacao VHO 1wat por litro no lugar de HQI, os corais conseguem se desenvolver bem?
Qual o tempo pra estabilizar um aquario para manter corais e peixes?
O Indice de mortalidade de um aquario marinho com corais e peixes e muito alto?Abracos,Ricardo Andre


Olá Ricardo,

>> Caso eu queira converter meu aquario de moreias depois de montado para um de corais posso faze-lo? qual a dificuldade dissso, tenho q trocar algo... <<

Eu não sei qual a sua montagem atual, portanto não posso sugerir isso ou aquilo, infelizmente. Aquários com corais necessitam acima de tudo uma mudança na sua cabeça. Que isso quer dizer? Primeiramente, saiba que a responsabilidade de manter corais é maior que peixes (que por sinal não é pouca, ou pelo menos não deveria ser visto como pouca responsabilidade!!). Corais necessitam de cuidados e atenção, pois mudanças nos parâmetros químicos ou físicos irão afetá-los visivelmente. Quando o aquarista tem idéia do que acontece, essas mudanças não são grandes tormentos. Antes de começar o aquário de corais por favor planeje tudo e compre o material necessário para começar o projeto. O primeiro material é um livro, e como venho recomendando, o do Sérgio Gomes seria o que eu considero de melhor entendimento atualmente. Depois de começar à entender, você começa à pesquisar quais seriam os organismos que gostas e então corra atrás de informações à respeito daquele em particular. É assim que todos deveriam começar. Tudo à LONGO PRAZO.

>> Qual a dificuldade de manter um aquario de corais e peixe? <<

Depende dos que você quer manter e como está montado o aquário.

>> Caso eu esteja usando iluminacao VHO 1wat por litro no lugar de HQI, os corais conseguem se desenvolver bem? <<

Você não deveria ver regras de iluminação (W/L), mas sim as necessidades dos organismos do sistema. portanto, depende. Digamos que num aquário de uns 90 cm de comprimento, com largura de uns 45cm e altura de uns 50cm, por exemplo, você queira manter corais como Acropora sp., Seriatopora sp., Pocillopora sp., etc (corais duros de pólipos pequenos)... Você teria que ter no mínimo de duas à 3 VHOs de 95 W cada. Que dá pra mantê-los com iluminação menor que esta dá, mas não é aconselhável mesmo, pois torna-se MUITO difícil o manuseio. Iluminação de HQI (metal halides) são as mais aconselháveis à aquário de reef e deveria estar em prioridade. Se não tem dinheiro agora, seria interessante esperar e comprar metal halides. Se queres montar um aquário e ser orgulhoso do crescimento e saúde dos organismos por favor leve em consideração uma boa iluminação. Esse exemplo logicamente varia de acordo coum outros fatores mais, como por exemplo posicionamento dos corais no sistema e mesmo população/ compatibilidade entre esses organismos. Uma coisa "puxa" a outra. Se preferires colocar diretamente sua pergunta no futuro, dizendo exatamente detalhes da montagem e queis corais, por favor o faça. Tentaremos ajudá-lo no que for possível.

>> Qual o tempo pra estabilizar um aquario para manter corais e peixes? <<

Depende das rochas, da água, dos cuidados e até da experiência que o aquarista tem com amadurecimento desse tipo de sistemas. Não existem fórmulas ou regras para determinar exatamente o tempo de amadurecimento. Pode-se levar até 1 ano ou mais até que o ciclo se defina.

>> O Indice de mortalidade de um aquario marinho com corais e peixes e muito alto? <<

Depende novamente. Da saúde dos organismos, da filtragem, da presença ou não de organismos patogênicos no aquário, da temperatura do ambiente, dos aparelhos para ajudarem o sistema a ficar parcialmente estável e mesmo alimentação e compatibilidade entre os organismos. Um aquarista esforçado terá sucesso com qualquer tipo de sistema marinho, assim como um aquarista que não se interessa em aprender terá perdas de organismos à toda hora. Pesquise bastante, tenho certeza de que terás aquele aquário que pretendes.

Grande abraço,
Alex Correa.

: : Plenum: : Luiz Cesar Saraiva - Rio de Janeiro/RJ
Respondido em 4/4/2001 por Alex Correa

Tenho escutado o pessoal falar que não estão mais utilizando plenum mas sim apenas Halimeda direto no fundo do aquario pois com uso do Plenum a tela entope e prejudica a circulação de gazes, alem de haver cristalização da Halimeda ou aragonita. Solicito esclarecimentos sobre este assunto.
atenciosamente
Saraiva


Olá Saraiva,
Com o plenum ou sem plenum o sistema de desnitrificação funciona perfeitamente, quando montado corretamente. Por favor dê uma lida no artigo sobre Sistema de Jaubert que publiquei à um tempinho atrás:

http://www.aquariusmagazine.com/Anteriores/Numero9/salgada8.html

&

http://www.aquariusmagazine.com/Anteriores/Numero10/salgada8.html

A cristalização entre os grãos ou pedaços de halimeda e/ou aragonita estão relacionados ao emprego de kalkwasser de maneira errada. Por favor dê uma lida nas mensagens anteriores aqui na página da Ecoanimal referentes à kalkwasser também. Isso significa que se montares qualquer um desses 2 tipos de sistemas desnitrificadores de maneira incorreta poderá apresentar problemas. Já montei aquários com os as 2 configurações e nunca tive problemas.
Abração,
Alex Correa.


: : Rochas: : Fernando Mendes Pereira - Salvador/BA
Respondido em 4/5/2001 por Alex Correa

Tenho um aquário de 60 X 30 X 30 água equilibrada e em temperatura variando de 27 a 29 graus, com uma lampada Trilux de 24w, que fica ligada um pouco mais de 12 horas por dia, comprei 10kg de rocha "viva" mas ela está ficando com uma "colorãção marrom" não aparentando ser saldavel, o que devo fazer para que elas fiquem com uma "coloração avermelhada" aparentando ser saldavel?...

Olá Fernando,
Pelo que passaste na sua mensagem, está somente com uma lâmpada "trilux". Provavelmente essa lâmpada apresenta espéctro não tanto favorável ao crescimento de algas coralinas nas pedras. Especialmente se essa lâmpada tiver funcionando por mais de 6 meses. Por favor troque a lâmpada por no mínimo 2 ou 3 actínicas/luz-do-dia, intercaladas. Se colocares somente 3 lâmpadas por favor ponha 2 luz-do-dia e uma actínica. Esses 2 tipos de lâmpadas irão favorecer bastante o crescimento das coralinas. Tenha certeza de que o nível de cálcio e a reserva alcalina estejam em seus parâmetros ideais (380 à 450 ppm e 2.5 à 3.5 meq/l, respectivamente). Kalkwasser é a melhor maneira de administrar cálcio em aquários com rochas vivas (favor ver mensagens anteriores ligadas ao assunto) e buffers deveriam ser usados quando houver necessidade de aumento na reserva alcalina, somente. Coloque circulação no seu tanque e não esqueça de ver se ainda existem partes coberta pela alga nas pedras, pois se a mesma não estiver presente no sistema não haverá possibilidades de reproduzí-las.
Abração,
Alex Correa.


: : carvão ativado: : Felipe Gustavo do Valle - São Paulo/SP
Respondido em 4/5/2001 por Alex Correa

Olá Alex e Monteiro,
Para quem usa carvão ativado apenas após as trocas parciais pode aproveitar esse carvão para a troca seguinte? Precisa dar uma lavada nele? E o sache (saquinho) pode ser reaproveitado outras vezes?
grato mais uma vez


Oi Felipe,
Se o uso do carvão ativado for somente após a troca parcial, esse poderá ou não retirar muita impureza da água. Vai depender do seu sistema. Muitas das vezes o pessoal que usa carvão somente uma vez ou outra pensa que por isso poderá aproveitá-lo mais tarde, mas se esquecem de que houve um acúmulo no sistema dos produtos amarelados que o carvão retira, esgotando rapidamente suas propriedades de adsorção. Bem, minha resposta fica sendo ainda que depende do seu sistema e do carvão que usas. Por via das dúvidas eu ainda preferiria descartá-lo após o uso. Coloque o carvão por umas 24 horas em quantidade suficiente e verifique a coloração da água no final do período. Infelizmente não é possível lhe dar mais ajuda sobre essa prática, pois não estou aí para verificar pessoalmente. O saquinho poderá ser aproveitado por muitas vezes.
Abração,
Alex Correa.


: : kalkwasser: : Ricardo Andre da Silva - Osasco/SP
Respondido em 4/5/2001 por Alex Correa

O kalwasser deve ser utilizado em toda e qualquer reposicao e ou troca parcial de agua?

Olá Ricardo,
Kalkwasser deve somente ser usado nas reposições diárias de água evaporada, não necessitando o uso na mistura de sal sintético, nas trocas parciais mensais. Sim, deveria ser usado todos os dias na sua forma saturada, usando somente o líquido cristalino que fica acima do material precipitado. Por favor leia outras mensagens mais detalhadas sobre kalkwasser aqui mesmo no site da Ecoanimal.
Abração,
Alex Correa.


: : montagem de um mano reef: : Sérgio Jereissati Filho - fortaleza/ce
Respondido em 4/10/2001 por Alex Correa

Olá gostara de saber o que eu preciso para montar um mano reef em um aquario de uns 80 litros e se é possivel ter um peixe leão em um aquario como esse

Olá Sérgio,
Ok, o que você gostaria de ler aqui seria mesmo o material necessário para começar seu nano, não é mesmo? Hummm... aquário, skimmer, substrato de fundo, skimmer, iluminação e água natural o sintética, além das rochas vivas.
Não, não será uma boa idéia manter nenhuma das espécies de Peixe-Leão em seu aquarinho de somente 80 litros por longos períodos de tempo.A maneira que você irá montar seu "nano" e exatamente quais serão os equipamentos vai depender dos organismos que pretendes colocar nele.
Abraço,
Alex Correa.


: : Aquario de corais: : Ricardo Andre da Silva - Osasco/SP
Respondido em 4/10/2001 por Alex Correa

Ola Alex,
Meu aquario de 1,00x40x50 (200lts) e estou montando para ser marinho, tem caixa de circulacao, reposicao, skimmer, bombas e gostaria de criar corais com peixes e invertebrados, se nao for pedir demais vc pode me dar uma lista dos corais, anemonas, invertebrados e peixes q posso por nesse aquario? (sou iniciante no aquarismo marinho) e por favor me diga tb o tipo de iluminacao q devo por nesse tipo de aquario.
Caso eu coloque HQI a tampa do aquario tem q ser suspensa? ou nao? (tenho chiller).
Obrigado e abracos,
Ricardo Andre


Olá Ricardo,

>> Meu aquario de 1,00x40x50 (200lts) e estou montando para ser marinho, tem caixa de circulacao, reposicao, skimmer, bombas e gostaria de criar corais com peixes e invertebrados, se nao for pedir demais vc pode me dar uma lista dos corais, anemonas, invertebrados e peixes q posso por nesse aquario? <<>> (sou iniciante no aquarismo marinho) e por favor me diga tb o tipo de iluminacao q devo por nesse tipo de aquario. Caso eu coloque HQI a tampa do aquario tem q ser suspensa? ou nao? (tenho chiller). <<

: : Metal halides-Alex Correa: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 4/10/2001 por Alex Correa

Oi estou pensando de montar um reef de 200 litros(100x40x50)com varios corais , alguns invertebrados e peixes.2 vho actinica de 95w e uma hqi de 150w e muito forte, ou esta ideal?
Qual voce me indicaria?
Um skimmer ny 200 externo e um skimmer que utiliza a bomba rio 600 no sump, daria conta?
Me explica um pouco sobre reposicao de agua automatica , e wave maker(simulador de ondas).Caso eu use hqi , como eu faria para instala-la no movel?
fas 18 dias que eu adquiri uma xenia gian pulsante , e ela so pulsou uma ves de noite e depois nunca mais, o que pode ser?
Muito obrigado

Olá Roberto,

>> Oi estou pensando de montar um reef de 200 litros(100x40x50)com varios corais , alguns invertebrados e peixes.2 vho actinica de 95w e uma hqi de 150w e muito forte, ou esta ideal? <<>> Qual voce me indicaria? <<>> Um skimmer ny 200 externo e um skimmer que utiliza a bomba rio 600 no sump, daria conta? <<>> Me explica um pouco sobre reposicao de agua automatica , e wave maker(simulador de ondas). <<>> Caso eu use hqi , como eu faria para instala-la no movel? <<>> fas 18 dias que eu adquiri uma xenia gian pulsante , e ela so pulsou uma ves de noite e depois nunca mais, o que pode ser? <<

: : VHO-Alex Correa: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 4/13/2001 por Alex Correa

Oi me fale sobre qual a iluminacao que eu posso usar num aquario de 200 litros(100x50x40)com varios corais, peixes e einvertebrados.
Eu quero uma iluminacao que de para colocar a maioria dos corais , mas sem a utilizacao de HQIs, qual que voce me indicaria mais, aas vhos né?mais quantas?
Voce sabe me informar se os reatores vendidos na ecoanimal e para ligar somente uma lampada ou varias lampadas?Valeu pela a ajuda das minhas perguntas,muito obrigado.
FELIZ PÁSCOA À TODOS!!!


Olá Roberto,Pedi que você lesse a mensagem escrita ao Ricardo Andrade, onde coloquei as informações que serviriam ao seu aquário também, uma vez que seus aquários apresentam as mesmas medidas:

"Ok, você poderia colocar VHOs ou metal halides. Se optares por VHOs seria umas 3 à 4 lâmpadas de 110W (2 actinicas e 2 luz-do-dia). Logicamente que eu prefiro metal halides,..."

Nem eu nem o Sr. Monteiro temos nenhuma ligação com a parte comercial da Ecoanimal, colaborando voluntariamente e somente respondendo as perguntas como hobista que somos. Por favor me desculpe. Entre em contacto direto com o William por e mail, que certamente ele lhe dará todas as instruções para melhor serví-lo à respeito dos reatores.
Abração,
Alex Correa.


: : Acessorios: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 4/17/2001 por Alex Correa

Oi como aindei dizendo antes eu montarei um reef de 200 litros eu gostaria que voce me de uma opiniao , eu vou usar uns aparelhos que eu tenho e vou comprar outros.Eu vou usar :
3 powerhead aqua clear 3000
1 skimmer NY 200 externo
1 skimmer advance 13" aquatanks com bomba rio 600,
informacoes sobre o skimmer(www.advanceaquatanks.com)
substrato halimedarochas vivas
2 lampadas VHO actinica de 95w(coralife)
2 lampadas VHO branca 10.000 kelvins 95w(coralife)
1 termometro timer or temp cristal liquido
1 timmer para as lampadas1 alimentador automatico nutramatictalves
1 wave maker para 4 bombas(a necessidade?)
e o sump.
Voce me indica qual o tamanho do sump que eu uso para esse aquario , e qual bomba de retorno que eu uso, a mais barata e boa.E um chiller NY 1/6hp
Caso eu use lampadas hqi como eu facor para instala-las no movel (aqueles moveis normais).Que ate hoje eu naum entendi como instalar, ira precisar das luminarias?
A reposicao automatica de como eu faco.Se vende pronto ou eu tenho que criar, se tiver que criar como eu faco?Muito obrigado.
E desculpa pela persistencia de algumas perguntas que as vezes e meias parecidas.


Olá Roberto,

>> Oi como aindei dizendo antes eu montarei um reef de 200 litros eu gostaria que voce me de uma opiniao , eu vou usar uns aparelhos que eu tenho e vou comprar outros.Eu vou usar :3 powerhead aqua clear 3000 <<

Infelizmente eu desconheço essa powerhead. Existe porém o modelo 301 Aqua Clear, fabricado pela Hagen ™, e que tem fluxo próximo aos 665L/h. No caso de você ter se enganado e minha descrição do produto bater com a que intencionas, está perfeitamente aceitável o uso de tais bombas em seu aquário.

>> 1 skimmer NY 200 externo <<

Não conheço esse skimmer. Por favor me desculpe.

>> 1 skimmer advance 13" aquatanks com bomba rio 600,informacoes sobre o skimmer(www.advanceaquatanks.com) <<

Não são essas as informações de que tanto falo, mas sim infomações de características físicas do skimmer, como tamanho detalhado do produto e tipos de material utilizado, por exemplo. Infelizmente nem foto consegui ver no site deles, para ter uma idéia. O que diz o site deles são as propriedades de um skimmer, ou seja, o que ele faz. Me desculpe, mas realmente não dá pra saber se ele realmente é bom ou não. O que não quer dizer que seja ruim, por favor. Não existe a necessidade de 2 skimmers num aquário, a não ser que a quantidade de orgânicos que entra no sistema seja muito elevada mesmo. Ou se o aquário for grandão e o skimmer disponível não dê conta do volume do sistema. Um skimmer de acordo com o tamanho do sistema (para um aquário de 200L.) já é o suficiente e adequado. Skimmer em excesso poderá trazer problemas também, como principalmente uma exportação demasiada de elementos necessários aos invertebrados. Cuidado!
Duas coisas me chamaram atenção na tal página deles:
1a - " for use with Clear-for Life™ UniQuariums or other filter systems". O que poderia significar que foi especialmente fabricado para aquele tipo de filtro mencionado pela empresa. Mas a afirmação está incompleta e fica "no ar" o que realmente a frase significa.
2a - "Venturi Skimmer 13" for tanks up to 16" ". Não entendi o que os 16" estavam sendo referidos à! Seria à altura do aquário? Skimmer deveria ser fabricado (no mínimo!!!) de acordo com o volume de água do sistema, se fossemos nos basear numa "regra" para selecionar qual tipo deveríamos escolher. Estranho essa relação dos 16". Pode ser que eu esteja cometendo um engano de interpretação também. Hummm.


>> substrato halimedarochas vivas2 lampadas VHO actinica de 95w(coralife)2 lampadas VHO branca 10.000 kelvins 95w(coralife) <<

Perfeitamente possível.

>> 1 termometro timer or temp cristal liquido <<

Quanto mais simples o termômetro, melhor. Aquele de cristal líquido são os pretos que colocam fora do aquário não é? Não servem para medir a temperatura do aquário pelo simples fato de não estarem inserídos na água. Ü Ainda não entendo como as pessoas não conseguem perceber algo tão obvio. Mas infelizmente não deveríam nem ser comercializados em lojas de aquários. Na minha opinião está entre as piores opções de termômetros no mercado.

>> 1 timmer para as lampadas <<

Muito bom ter um timer!

>> 1 alimentador automatico nutramatic <<

Opcional. Nunca tive um.

>> talves 1 wave maker para 4 bombas(a necessidade?) <<

Muito bom ter um wave maker também, apesar de não ser obrigatório. Sou à favor de investimento na compra de um, se houver possibilidade.

>> e o sump. <<

Muito bom! Todos aquários deveríam ter sump. Não é obrigatório, mas é uma importante parte do sistema e a construção de sump deveria ser encorajada por todos os aquaristas.

>> Voce me indica qual o tamanho do sump que eu uso para esse aquario , e qual bomba de retorno que eu uso, a mais barata e boa. <<

Sump de uns 20L. ou mais seria um bom começo. Quanto maior o sump, melhor será. A bomba pode ser um de no mínimo 2.000L/h. Uma de uns 2.700L/h estaria muito bom. Sugiro uma Mag Drive700.

>> E um chiller NY 1/6hp <<

ok.

>> Caso eu use lampadas hqi como eu facor para instala-las no movel (aqueles moveis normais).Que ate hoje eu naum entendi como instalar, ira precisar das luminarias? <<

Me desculpe, mas não estou entendendo essa pergunta, por favor seja mais específico. Descreva a situação e que "móvel normal" é esse. Seria aquela caixa que abriga as lâmpadas, colocada em cima do aquário? Normalmente chamo de móvel a parte inferior. A parte superior, colocada sobre o vidro, seria a tampa, onde as lâmpadas estariam instaladas.

>> A reposicao automatica de como eu faco.Se vende pronto ou eu tenho que criar, se tiver que criar como eu faco? <<

Compra-se a boiazinha apropriada, encontrada na loja de aquários, e instala ela no sump, de acordo com o nível que a superície da água é almejada.

>> Muito obrigado.
E desculpa pela persistencia de algumas perguntas que as vezes e meias parecidas.
<<

Ok, no problem.
Aloha,
Alex Correa.





: : chiller: : Reinaldo Jun Watanabe - SP/SP
Respondido em 4/19/2001 por Alex Correa

Para montar um aquario com coral é obrigatório o uso de um chiller,teria algo alernativo?Pois o custo é bem alto.Será que posso conseguir um chiller usado(2 mão),mais em conta?Grato pela atençãoJUN

Olá Reinaldo,
Não, não é obrigatório o uso de chiller. Você pode usar o método de resfriamento por evaporação, através de uso de mini-ventiladores. Aqueles usados para computadores. Eles chamam aí no Brasil de ventoinhas, se não me engano. O posicionamento correto seria em um ângulo aproximado de 45 graus sobre a superfície da água do próprio aquário ou sump. Existem chillers de segunda mão encontrados de vez em quando à venda na própria net entre os aquaristas. A oferta ainda não é grande mesmo porque nem todos têm chiller. Boa sorte.
Aloha,
Alex Correa.


: : Placa biologica(preta): : Reinaldo Jun Watanabe - SP/SP
Respondido em 4/20/2001 por Alex Correa

Estou para montar um aquario de 450lts com sump,já comprei halimeda,preciso colocar as placas pretas antes das halimedas?Ou coloco as halimedas direto!Qual a diferença com placas e sem placas?

Olá Reinaldo,
Com as placas estarias criando o plenum, que é um espaço de água entre o vidro e a halimeda. Sem as placas também funciona, como filtro desnitrificador simples. Por favor leia mensagens anteriores referentes às diferenças entre os dois métodos para melhor lhe esclarecer esse assunto.
Abraço,
Alex Correa.


: : MEU AQUÁRIO: : Isaias de Souza Nunes - Salvador/Ba
Respondido em 4/20/2001 por Alex Correa

Tenho um aquario de 60x30x30, nele funciona uma bomba beter 650submerça, um skimer, filtro biologico, tem 4cm de alimedas,uma luminaria com apenas uma lampada aquari-lux, um filtro de caixa externo.
OBS: Quero criar apenas peixes e alguns invertebrados, com anemona ecamarao palhaço. O que mais deve fazer para que meu aquarionao tenha nenhum problema?


Olá Isaias,
Num aquário de apenas 54L como o seu poucos peixes poderão ser colocados. Sua montagem não é aconselhável para manter organismos mais delicados como anêmonas e corais porque a filtragem natural não é correta para um longo período de tempo num aquário marinho. O filtro biológico (FBF) tem pouca capacidade de filtragem e mínima eficiência. Sua iluminação terá que ser muito diferente da que tens e o seu filtro externo não é necessário. Além disso são aconselháveis outros equipamentos como por exemplo um skimmer. Acredito que o melhor caminho seria se informar basicamente sobre a montagem de um aquário para invertebrados, o que está descrito de forma simples no livro do Sérgio Gomes (O Aquário Marinho e as Rochas Vivas). Você usou uma expressão muito interessante e que parece fácil (" Quero criar apenas peixes e alguns invertebrados, com anemona e camarao palhaço."), mas infelizmente isso não é tão simples de ser mantido num sistema de 54L por longos períodos de tempo em perfeitas condições sem entender o básico que um sistema de invertebrados necessita para começar.Muitas vezes escrevo para o pessoal ler o livro do Sérgio porque eu simplesmente não posso escrever um livro aqui à vocês. É uma referencia fácil de ser lida e que não custa muito caro. Todos os aquaristas brasileiros que não entendem inglês ou qualquer outra lingua deveriam lê-lo, pois a leitura é o mínimo que pode-se fazer para assumir as responsabilidades de termos esses organismos tão especiais que almejamos em nossos aquários caseiros. Por favor não me levem a mal.
Boa sorte,
Alex Correa.


: : Nitrito: : Fernando José Folha do Vale Junior - Belém/PA
Respondido em 4/20/2001 por Alex Correa

Bem, sou iniciante na área de marinho, fiz meu aquario de 1 metro, comprei àqua já tratada, além da àqua, rochas do mesmo local, ate ai tudo bem, fiz todos os testes de sal, ph e nitrito mas nada estava errado, até que comprei outras rochas vivas e inclui no aquário, depois de alguns dias fiz o teste e meu sal estava ainda normal e o ph mas o nitrito estava em estado crítico vindo a matar meu tricolor, não sei o que foi e queria também saber como faço para voltar ao nível ideal que estava a àqua.Obrigado pela atenção.Fernando Folha

Caro Fernando,
O que houve foi que as rochas não foram curadas antes de serem introduzidas no sistema. A quantidade de bactérias não pôde transformar as impurezas (amônia e nitrito) que foram introduzidos/produzidos com a rocha nova. Esse é mais um tremendo erro que muitos e muitos cometem por não lerem sobre o assunto antes de iniciar no hobby. Por favor me desculpe a sinceridade. Seria muito interessante se você pudesse tirar um tempinho para ler um livro de aquarismo antes de continuar esse maravilhoso hobby. O que aconteceu contigo é um engano grave e que apesar de muitos estarem cientes do que houve, ainda assim, existem muitos que provavelmente cometerão tal engano. Isso é o básico do básico e por muitos considerado inadimissível. Não venho através dessa ser rude contigo, mas sim prevenir com que possa acontecer com terceiros. Não há nada à fazer a não ser esperar para que essa rocha cure no próprio sistema.
*********POR FAVOR GENTE, LEIAM SOBRE O ASSUNTO ANTES DE ENTRAR NA AQUARIOFILIA !!!***********
Desculpem mais uma vez pelo desabafo.
Aloha,
Alex Correa.


: : Hepatus com ictio-super URGENCIA: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 4/22/2001 por Alex Correa

Oi eu tenho um hepatus de uns 7 cm de comprimento, ele esta com bolinhas brancas por todo o corpo, eu acho que e ictio.O que eu faco para cura-lo, pq eu naum posso colocar remedio pois contem corais.
Por enquanto eu abachei a densidade para 1017 e aumentei a temperatura para 28 graus.
O que mais eu faco
Muito obrigado


Olá Roberto,
Minha sugestão é de retirar o peixe do aquário principal e tratá-lo com remédio à base de cobre, como por exemplo CopperSafe. Por favor volte a salinidade do aquário principal (assim como será a do hospital!!) para o normal (1.023 à 1.025). Sua temperatura não está fora do normal, mas evite que vá para mais de 30 graus C. Por favor siga à bula do remédio que comprar para a quantidade do remédio. Todos os peixes do aquário precisam ser tratados! Eu menciono o CopperSafe, pois é esse que sempre usei com 100% de sucesso na eliminação do parasita em todos os casos que já lidei com a doença. Deixe o aquário sem peixes por 2 meses e então QUARENTENE TUDO que entrar no sistema a partir daí. Coloque o(s) peixe(s) num aquário hospital, trocando a água sempre que puder, uma vez que não existirá filtragem biológica. Se puder trocar 50% todos os dias está ótimo. De 3 em 3 dias troque 100%, tudo obedecendo o que manda nas trocas (temp., salinidade, etc.). Deve haver alguma outra mensagem aqui na Ecoanimal que eu tenha mencionado o tratamento para "íctio marinho". Por favor dê uma olhada. Não coloque nenhum "remédio milagroso" que cura "íctio marinho" em aquário de reef!
Boa sorte,
Alex Correa.


: : esponja: : Reinaldo Jun Watanabe - SP/SP
Respondido em 4/22/2001 por Alex Correa

Alguns dias notei que minhas esponjas dedos estão se afinando e estão com uma camada de algas verdes,o que devo fazer?
Atenciosamente
Reinaldo


Oi Reinaldo,
Muito difícil saber até qual é a esponja, sem nem mesmo saber da cor. Ok, na maioria das vezes não dá pra fazer nada numa situação como essa. Provavelmente você comprou mais um ser que não é possível de ser mantido em cativeiro. Esponjas necessitam de alimento contínuo e rico para aquela espécie em particular. Algumas precisam de luz, outras não podem receber luz e existem até as que toleram, mas não necesitam. Provavelmente está morrendo de fome mesmo, ou pode ser que não seja uma espécie que tolere luz, tornando-se fraca e possibilitando assim o cresimento de algas sobre a mesma. Perdão por não poder ajudá-lo mais que isso.
Abraço,
Alex Correa.


: : Mandarin: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 4/22/2001 por Alex Correa

Oi eu quero adquirir um mandarin,provavelmente o red bali ou o green.Eu gostaria de saber eu que eu coloco para ele comer,so artemia, de quanto em quanto tempo eu alimento ele?Meu aquario ainda tem so 116 dias, eu posso colocar ele, ou a biologia ainda nao esta feita?Quanto tempo demora para a biologia se completar?Quanto tempo as lampadas HQIs,VHOs,e fluorescentes normais duram?muito obrigado

Oi Roberto,
Mandarins são peixes muito delicados e que precisam MUITA comida de BOA QUALIDADE, constantemente. A maioria dos aquários caseiros não têm possibilidades de manter um Mandarin por muito tempo. Esse peixe é um dos que deveria ser evitado de comercialização pelo alto índice de mortes pelo mundo inteiro. É um pecado o que acontece com essas espécies tão especiais e de beleza única. Artêmias não alimentarão o animal, que virá por morrer de fome, se não for oferecido alimento vivo rico nutricionalmente. Você poderia até tentar aqueles produtos para enriquecer as artêmias vivas antes de dar ao Mandarin, mas não adianta por muito tempo. Ele vem a morrer de fome do mesmo jeito. Aquário ideal à esse peixe seria de no mínimo uns 500L com rochas vivas ricas em vida e sem competidores de alimentos. Além disso, um refúgio seria necessário e trocas das rochas por outras com mais vidas (aqueles bichinhos presentes nas rochas) seria necessário depois de um tempo. Por favor leia outras mensagens sobre esse peixe aqui na Eco.
Abraço,
Alex Correa.


: : Compras com cartão de crédito: : Lincoln Ferreira Dalboni - Volta Redonda/RJ
Respondido em 4/22/2001 por Alex Correa

A minha dúvida nao é técnica. Gostaria de saber quais as condições de pagamento e formas de parcelamento com cartão de crédito VISA.
Desde já agradeço a atenção.


Oi Lincoln,Por favor mande e mail ao William Sugai, pois só ele poderá lhe responder algo referente às compras. Nós aqui só respondemos as perguntas sobre aquários, como hobistas que somos.
Abraço,
Alex Correa.


: : Montagem: : Fernando Tsuda - Marília /SP
Respondido em 4/23/2001 por Alex Correa

Olá Alex, tudo bem?
Estou me iniciando no aquarismo marinho e para não cometer maiores erros estou lendo muito antes de montar meu nano reef.Gostaria de tua opinião qto a configuração abaixo:- 01 Aquário vision c/ sump traseiro (60 x 30 x 50 cm.),
- 01 Bomba de Recalque Mag-Drive 500 gph,
- 02 Bombas Submersas Max-Jet 900 p/ circulação da água,
- 01 Lâmp. VHO Branca 75 watts e 1 Lâmp. VHO Azul Actínica (ambas Corallife) p/ iluminação do nano reef,
- 01 Termostato Visi-Therm 100 watts,
- 10 kgs. de Halimeda como substrato em sistema Jaubert,
- 15 kgs. de Rocha Viva
- Gostaria se um skimmer Red Sea Berlin Air Lift 90 é adequado ao sistema e se posso usa-lo no sump ou devo mante-lo dentro do aquário somente.
- Vou utilizar o método de resfriamento por evaporação e gostaria de saber qtos mini-ventiladores devo utilizar. E ainda gostaria de saber de ti quais os peixes e corais vc recomenda p/ aquário como este.
Agradeço desde já, pois já aprendi muito lendo tuas respostas aqui Alex.
Um abraço!Fernando


Olá Fernando,

>> Estou me iniciando no aquarismo marinho e para não cometer maiores erros estou lendo muito antes de montar meu nano reef. <<

Muito bom exemplo! Espero que todos leiam essa mensagem!

>> Gostaria de tua opinião qto a configuração abaixo:- 01 Aquário vision c/ sump traseiro (60 x 30 x 50 cm.), <<

Como já coloquei em mensagens anteriores, costumo sugerir que o aquário marinho seja o maior possível. os motivos estão basicamente relacionados à um maior controle dos fatores físicos e melhor disponibilidade e possibilidade de entrosamento dos peixes. Até o momento ainda não conheço um "aquário vision", o que penso ser possivelmente uma marca de aquário. O sump traseiro funciona da mesma maneira que o colocado sobre o tanque e normalmente é colado no vidro do aquário principal, ou pode até ser outro aquário colocado atrás do principal também. O único problema nesse tipo de sump é que na maioria das vezes o espaço que ele ocupa precisa ser pequeno, logo forçando-nos à diminuir bastante o volume de água no sump. Quanto mais água tiver o sistema, melhor. Dito isso, sugiro que tente colocar um sump maior em baixo, no móvel, se for possível.

>> - 01 Bomba de Recalque Mag-Drive 500 gph, <<

A Mag500 representa cerca de 1.900L/h e certamente oferecerá uma excelente circulação no seu aquarinho. Tenha certeza de que o overflow (caxoeira) consiga receber a quantidade de água que irá trasbordar.

>> - 02 Bombas Submersas Max-Jet 900 p/ circulação da água, <<

Bombas Maxi-Jet também são excelentes e de muita qualidade. A distribuição da circulação estaria ainda dependente dos organismos colocados no sistema. Normalmente, além da Mag500, essas 2 Maxi-jets 900 completarão para uma circulação muito boa.

>> - 01 Lâmp. VHO Branca 75 watts e 1 Lâmp. VHO Azul Actínica (ambas Corallife) p/ iluminação do nano reef, <<

Se puderes colocar mais duas lâmpadas dessas (uma de cada) seria melhor. Especialmente se pretendes colocar alguns dos corais de pólipos pequenos no futuro.

>> - 01 Termostato Visi-Therm 100 watts,- 10 kgs. de Halimeda como substrato em sistema Jaubert,- 15 kgs. de Rocha Viva <<

Ok, tenha certeza de que a halimeda ocupe cerca de no mínimo entre 8 à 10cm de altura sobre as placas )plenum). O aquecedor da Visi-Term de 100W foi projetado para funcionar em aquários de 57 à 114L. Seu aquário tem 90L, muito bom.

>> - Gostaria se um skimmer Red Sea Berlin Air Lift 90 é adequado ao sistema e se posso usa-lo no sump ou devo mante-lo dentro do aquário somente. <<

Pode usá-lo no sump. Muito bom skimmer!

>> - Vou utilizar o método de resfriamento por evaporação e gostaria de saber qtos mini-ventiladores devo utilizar. <<>> E ainda gostaria de saber de ti quais os peixes e corais vc recomenda p/ aquário como este. <<

Um ou dois mini-ventiladores normalmente são o bastante. Se a evaporação diária estiver muito com os 2 ligados coloque um 24H/dia e o outro no timer das lâmpadas. Verifique sempre o nível da água diariamente e reponha com água desionizada ou filtrada por osmose reversa para manter um aquário sem problemas com nutrientes de algas. Use kalkwasser da maneira correta.

>> Agradeço desde já, pois já aprendi muito lendo tuas respostas aqui Alex. <<

Muito obrigado. É muito gratificante saber que sou bem-vindo.
Abração,
Alex Correa.


: : Bomba de Recalque: : Jean Paul Schlegel - Florianópolis/SC
Respondido em 4/25/2001 por Alex Correa

Olá!Gostaria de saber se as bombas da marca RIO são aconselhaveis para o uso em recalques. Tenho um aquario marinho e preciso trocar a bomba pois está perdeu sua potência. Tenho uma RIO 2500 (2972 L/H) e gostaria de saber se posso coloca-la sem problemas no lugar da antiga. A distância a ser percorrida pela agua da bomba até o aquario é de +/- 1 metro na vertical.Fico grato pela atenção e desde já muito obrigado!jeanps@brasilnet.net

Olá Jean,
A Rio modelo 2.500HP manda mais ou menos uns 2.840L/h, segundo os meus cálculos. As bombas Rio não são aconselháveis para recalque, pois não são fabricadas para isso. Aliás, essas bombas, apesar de apresentarem boa aparência, são as que mais causam problemas depois das Otto. Alguns aquaristas perderam tudo em seus aquários por causa dessa bomba, atravéz de vazamento das partes internas do motor na água do sistema. Além disso existem muitos que relatam (inclusive eu) ter levado choques com tal bomba. Cuidado! A Mag Drive 950 (3.610L/h) seria uma das que poderia usar no lugar dessa. Com a altura, provavelmente iria mandar uns 2.165L/h, de acordo com os meus cálculos. A Quiet One irá mandar uns 2.751L/h na mesma altura (cálculos feitos com a saída do retorno à 122cm de altura). É uma ótima bomba e muito silenciosa.
Abração,
Alex Correa.


: : SKMMER: : Delço Cesa Júnior - SIDEROPOLIS/SC
Respondido em 4/25/2001 por Alex Correa

MEU AQUARIO TEM 450L,VOLUME REAL.QUAL O MELHOR DESSES SKMMER P/ SE USAR E A DIFERENÇA ENTRE ELES.QUANTO MAIS DETALHES VOCE ME DER DESSES SKMMER MELHOR.BERLIN CLASSIC.BERLIN CLASSIC TURBO C/ BBA RED SEA.QUANTOS LITROS HORA TEM ESSA BBA.BERLIN HANG-ON.BERLIN EXTRA-LARGE.

Olá Delço,
No seu aquário de 450L você pode usar o tradicional (Berlin Classic) que normalmente é adequado à aquários de até uns 950L. O que o turbo faz é só aumentar um pouco a capacidade do skimmer, que no caso do Classic vai para o uso em aquários de até uns 1.140L. Berlin Hang-on é o Classic, mas apropriado e adaptado para uso pendurado no lado de fora do aquário ou sump. O X-Large é fabricado para tanques de até uns 1.520L (com o turbo até uns 1.900L). É simplesmente um exagero e desperdício de dinheiro você usar algo maior do que o Classic (Hang-On, ou não).
Abração,
Alex Correa.


: : eu posso me especializar ...: : DOUGLAS FERREIRA - SÃO PAULO/SP
Respondido em 4/26/2001 por Alex Correa

oi eu gostaria de saber se teria algum curso ou algum estagio pois tenho 15 anos e adoro aquarios mais não vejo lugares com cursos ou coisas assim eu gostaria de saber se mesmo o aquarismo sendo um hobby tem curso ou estagio,e eu gostaria de saber se o ALEX CORREIA fez curso ou sei lá para trabalhar no aquario do havai como foi isso ?ass:Douglas Ferreira

Caro Douglas,Existe o curso básico do Sérgio Gomes, que dá aulas pelo Brasil sobre aquariofilia de reef. Eu não estou informado como andam essas aulas atualmente, mas seria interessante dar uma pesquisada. Esse curso porém é só para introduzir iniciantes no hobby, e não profissionalmente.Não existem cursos para profissionalização na aquariofilia, que eu saiba. Todos que são profissionais é porque possuem experiência em algo ligado ao que faz na aquariofilia. O tempo é que determina a experiência de um aquarista. EXISTEM MUITOS AQUARISTAS BONS NO ANONIMATO e que não são chamados de profissionais, enquanto EXISTEM MUITOS FAMOSOS QUE NA REALIDADE NÃO SÃO O QUE PASSAM SER. O que determina o aquarista ser bom é não só o amor pelo seu aquário e respeito pelos seus animais, mas sim, por todos os outros que se entregam à aquariofilia. O aquarista bom é amigo e ajuda ao próximo. Não tem o dinheiro como uma prioridade no hobby e doa informações à desconhecidos!! Vou contar minha estória à vocês... Ü
Tive aquário doce desde meus 10 anos de idade, sendo que minha paixão começou aos 6, quando ia alimentar uns peixinhos japoneses na casa da vizinha todas as noites. Meus pais já começaram à ficar meio preparados por aí, creio eu. Tentaram tirar da minha cabeça esse negócio de aquário. Bem, nos mudamos e meu novo vizinho tinha um aquário. O que eu fiz? Só ficava lá alimentando os peixes e perguntando sobre os mergulhos dele, pois ele vendia garoupas para restaurantes. O tal vizinho é biólogo. Meu sonho desde criança é ser um biólogo, antes mesmo de conhecer esse meu vizinho, mas até hoje não tive o prazer de ser abençoado por Deus nesse sentido.Quando eu tinha meus 14 anos, meu sonho era escrever artigos para a revista Cães & Cia (a única que vendia na época lá no Rio). No colégio eu só falava de peixe com os amigos: criação de Guppy, qual o dia que o pessoal ia no criador, etc... Me lembro de uma vez que trouxe uma caixa dágua de 50 litros no ônibus para fazer criação de Guppy. Foi aos 14 anos. Tinha até um professor de matemática que uma vez me deu aula de reprodução de Acarás bandeiras. Que loucura!!! Ele parou a aula um dia e começou à conversar com os garotos que tinham aquário na sala. Hehe. Naquele tempo eu mal sonhava em ter um aquário marinho, devido depender de meus pais financeiramente e por não termos na época informações no Brasil à nível considerável sobre essa parte magnífica do hobby. Já os visitava nas lojas, já lia livros e via fotos, mas estava ainda longe de poder comprar tudo aquilo e mesmo entender completamente como funcionava.Depois de muito tempo, em 1993, quando prestes à casar, montei meu primeiro aquário marinho, pois minha atual esposa me dizia que meu aquário era sem graça, com os Barbus conchonius que tinha lá no meu aquário. Acabei fazendo criação dos conchonios no quintal da nova casa e dentro dela tinha cerca de 5 aquários marinhos. Aí já viu... reclamação do barunlho da bomba... água salgada pela casa toda... mas fazer o que? (isso já tem quase 8 anos acontecendo!!) Foi ela quem me deu força, ainda bem. Ü Tenho certeza de que muitos que lerem isso irão se identificar comigo em algum ponto aqui descrito. As lojas do Rio em 93 eram uma vergonha. Só para terem uma idéia, eles me venderam teste de pH para água doce dizendo que era a mesma coisa para água salgada. Numa delas, o dono me disse que cavalos-marinhos não necessitavam ser alimentados por 3 semanas!!! Dá pra acreditar?Aí chegou a hora de vender tudo aquilo e ir para os EUA, tentar uma nova vida, independente da família, uma vez que casados. E logicamente que eu tinha o intuito de melhorar minhas informações à respeito do meu hobby. Por acaso conheci Mr. Charles Delbeek, numa visita ao Aquarium. Ele me chamou para trabalhar lá, não porque eu era alguém importante, mas sim, porque na época eles precisavam de um voluntário com experiência em aquários caseiros, no mínimo. Eu mal falava inglês, mas aceitei. Nem sabia quem era o Mr. Delbeek. Numa livraria achei um livro muito bom e que eu estaria fazendo de tudo pra aprender inglês só pra ler o tal livro. Disse à minha esposa: "Esse livro é o melhor livro que eu já vi. Tem tudo pra começar à entender realmente do lance". Depois de 2 semanas fui descobrir que eu conhecia o autor do tal livro. Compre-o, com muita dificuldade e então em 6 meses eu estava começando à entender o livro. Bem, foi assim que comecei à me entrosar no hobby, em 1995. Ofereci minha ajuda à escrever artigos à revista @qua, depois de uns anos, quando comprei meu computador, em 1998. Mas não saiu, por algum motivo. Ofereci aos portugueses, à revista Aquarius. Eles foram à princípio os que me respeitaram e me colocaram como escritor voluntário da revista. Muito obrigado ao Sr. Jose Filipe, editor da revista e amigo até hoje!!!Como você vê foi tudo questão de oportunidade. Eu sou somente um aquarista, como qualquer outro de vocês. Ü Os caminhos que Deus me colocou só foram um tanto direferentes dos demais. Meu objetivo então é o de ajudá-los no que eu puder e principalmente evitar que organismos sejam mortos por ignorancia. É como um dever ter que fazer isso pelos que necessitam, uma vez que eu precisei um dia e sei o quanto é frustrante quando niguém lhe ajuda, ou mesmo não pode. Pior ainda é a existência de falsas informações, o que de vez em quando ainda acontece. Eu pensava: "Se algum dia eu puder, ajudarei esses caras aqui." Chegou a hora, correto? Estou fazendo meu papel, nos meus limites. Faço o que posso para que isso aconteça e nunca ganhei nada financeiramente com meus trabalhos até hoje. Pretendo ajudar muito mais que isso, de várias maneiras, mais tarde, pois no momento não é possível. Portanto não me considero um profissional. Por favor não pense em ser um profissional, pois a realidade de um aquarista profissional não é nada parecida com os sonhos que tens. Conheço muitos profissionais e posso afirmar que eles são diferentes de hobistas. Acredite que me lembro perfeitamente de meus sonhos quando adolecente. Se preoculpe com o bem-estar do seu sistema, que é o mais importante. O resto virá na sua vida na hora certa, se for vontade de Deus.Grande abraço,Alex Correa. Ü Ü Ü


: : agradecimentos para Alex Correa: : DOUGLAS FERREIRA - SÃO PAULO/SP
Respondido em 4/30/2001 por Alex Correa

obrigado pela resposta eu nem imaginava que fosse responder como vc disse temos que acrediatr nos sonhos pois um dia eles chegam obrigado por me informar sobre cursos etc...sempre que possivel entrarei em contato e cada vez com mais duvidas obrigado e ate a proxima...assDouglas

Olá Douglas,De nada. Estaremos sempre dispostos à ajudá-los na medida do possível. Grande abraço,
Alex Correa.


: : iluminação x cozido de peixe: : Daniel a.Klejam - São Paulo/SP
Respondido em 5/1/2001 por Alex Correa

Olá.
Finalmente montei uma calha nova, com uma HQI de 150w e uma marine-glo de 30w. Até ai tudo ótimo até a temp. subir pra 31.1c!Será que tá muito perto ou eu tenho que usar um ventilador?Aliás, as lampadas estão a 29cm da tampa.Grato pela atenção.contorle


Olá Daniel,
Eu normalmente mantenho minhas metal halides cerca de 20 à 25cm da superfície da água. Outros aquaristas colocam até mais próximo. Outros mais longe ainda. Depende de quantos Watts tem a lâmpada e dos organismos mantidos. Depende também de como está sendo a resposta desses organismos, depois de um certo período e mesmo do relevo do aquário, além da altura do mesmo. Quando colocares muito perto, dependendo do posicionamento de alguns corais, por exemplo, poderá gerar em problemas como branqueamento nos mesmos, devido à muita incidência e calor produzido pela(s) lâmpada(s). No seu caso, usando uma 150W, muitas coisas podem estar acontecendo. Eu não tenho informações de como é seu aquário, ou seja, não sei se está havendo uma evaporação favorável ao resfriamento do sistema. Nem sei quanto tempo está montado nem quanto tempo essas lâmpadas foram colocadas. Você porém mencionou que a lâmpada está à 29cm da tampa, o que vem de dizer talvez que essa metal halide está sendo usada com uma tampa de vidro sob a mesma (entre a superfície da água e a lâmpada). Se isso for verdade, por favor retire essa tampa. Tampas de vidro não devem ser usadas em aquários de reef e um dos motivos está relacionado com a evaporação do sistema, que altera não só a troca de gases, mas também a eliminação de calor. No caso, digamos, que obrigatório de uso de uma tampa de vidro, essa deverá estar bem posicionada e com uma circulação de ar adequada. Essa tampa também deverá ser usada dentro de possibilidades e com um monitoramento constante e cuidadoso da temperatura. Aquários iluminados por metal halides normalmente não deveríam apresentar tais tampas de nenhuma maneira.O uso de algumas luminárias muito fechadas irá aumentar muito a temperatura, mesmo em dias frios ou em aquários situados em locais de clima frio. Minha sugestão seria de você verificar primeiro as possibilidades de abertura dessa luminária/tampa do seu sistema. Logicamente muitas das vezes até com o aquário totalmente aberto em cima a temperatura irá aumentar consideravelmente. O uso de mini-ventiladores, no mínimo, é normalmente empregado e indicado para melhor manter a temperatura do sistema de maneira à não estressar os animais. Permita uma temparatura de cerca de 27/28grausC no seu sistema e evite que suba mais de 30grausC. Use ventiladores voltados em um ângulo de 45graus para a superfície da água. Parebéns pela aquisição de sua metal halide. Sem dúvidas notará diferença nos organismos que mantens em curto período de tempo! Vale a pena lembrar que é necessário um período de adaptação da luz para os organismos, de maneira à acostumá-los com a nova iluminação. Aumente gradativamente o fotoperíodo diário (horas de luz acesa por dia) durante um período de cerca de 14 dias.Aloha,Alex Correa.


: : Peixes e lampadas-Alex Correa: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 5/1/2001 por Alex Correa

Oi andei dando uma organizada nos peixes que eu tinha e no momento eu tenho no meu aquario um palhaco ocellaris, um clark e um firefish.Qual peixe que voce me aconselharia para mim colocar, um que seja pequeno, resistente, e que naum seja caro.Obs:meu aquario tem 72 litros.
eu acho, quer dizer , eu tenho certeza que a iluminacao do meu aquario esta fraca, uma marine-glo de 15 w, uma power-glode 15w.
Qual a iluminacao que voce me aconselha, que entre na minha medida 60x30x40no caso eu acho que a VHO nao cabe, por tem uma ventoinha de cada lado.e tambem naum da para colocar HQI por nao ter a trava francesa,(eu acho que chama francesa)!!O que eu faco?Sera que e por isso que a minha xenia nao pulsa?Muito obrigadoVc tem me ajudado muito no meu aquario marinho


Oi Roberto,

>> eu tenho no meu aquario um palhaco ocellaris, um clark e um firefish.Qual peixe que voce me aconselharia para mim colocar, um que seja pequeno, resistente, e que naum seja caro.Obs:meu aquario tem 72 litros. <<

Bem, nesse aquário, eu particularmente, não sugiro mais peixes do que já tens. Veja bem, só o seu Amphiprion clarkii sozinho necessita de um espaço para que possa viver sadio por longos períodos de tempo. Um sistema de 115L seria o ideal à esse peixe, no caso. Por aí você já pode considerar o que ocorre em seu sistema. Se eu lhe aconselho qualquer peixe para seu aquário, por menor que seja, esse irá ocupar um território e isso é inevitável, alterando muito a vida dos outros habitantes. É isso que o pessoal ainda precisa aprender. Por isso que acabam perdendo muitos dos peixes "por motivos desconhecidos". Estresse mata, cuidado!

>> eu acho, quer dizer , eu tenho certeza que a iluminacao do meu aquario esta fraca, uma marine-glo de 15 w, uma power-glode 15w.Qual a iluminacao que voce me aconselha, que entre na minha medida 60x30x40 <<

Realmente está fraca. Depende do que queres manter. Corais? Bem, você pode colocar 2VHOs de 75W cada. Uma actinic blue e uma luz-do-dia.

>> no caso eu acho que a VHO nao cabe, por tem uma ventoinha de cada lado. <<

Provavelmente existe a possibilidade de modificar. Você não estaria apto à modificar? Se mantens as fluorescentes normais, provavelmente não teria maiores problemas para trocá-las, uma vez que são da mesma medida.

>> e tambem naum da para colocar HQI por nao ter a trava francesa,(eu acho que chama francesa)!! <<

Se quizer colocar uma metal halide de 150W terá que pendurá-la. Metal halides é a melhor alternativa para manter corais e clams. Seu aquário é pequeno e necessitará de um resfriamento para que o sistema não superaqueça. Mini-ventiladores poderão ajudar bastante. Nem todos os sistemas que têm metal halides possuem trava francesa.

>> O que eu faco?Sera que e por isso que a minha xenia nao pulsa? <<

Eu coloquei algumas informações sobre Xenias pulsantes em mensagens anteriores. Existem várias possibilidades para o que ocorre com elas.

>> Muito obrigado
Vc tem me ajudado muito no meu aquario marinho
<<

De nada. Por mim, se eu tivesse tempo e dinheiro eu ajudaria muito mais do que faço, indo ao Brasil e conhecendo cada um de vocês. Garanto eu eu iria aprender muito também!
Grande abraço,
Alex Correa.


: : Duvidas sobre peixes: : Gustavo - são paulo/sp
Respondido em 5/1/2001 por Alex Correa

Tenho duvidas sobre dois peixes a venda na pagina da eco1-eclipse hog não encontrei informações sobre este peixe nainternet não sei que tamanho chega em aquario,e tambem não sei se ele pode atacar ou comer peixes menores como pequenas donzelas,paguros,ofiuros e turbos2-morish idol sei que é um peixe recomendado para aquaristas mais experientes mas quero saber se ele poderia comer ração pois so dou pate,artemia,blood worn de fim de semana.

Olá Gustavo,

1- O Eclipse Hogfish (Bodianus mesothorax) é um peixe que realmente necessita de grandes espaços abertos, em sistemas de no mínimo, digamos, uns 250L. Esse peixe provavelmente tentará comer seus caramujos e camarões ornamentais. Não tenho informações se ele come ofiúros. É um peixe lindo, mas que precisa de alimentação de origem animal bem balanceada e constante em cativeiro. Seu tamanho máximo é em torno dos 20cm.

2-Moorish Idols deveriam ser abolidos das lojas! Só para começar esses peixes necessitam de aquários de no mínimo cerca de uns 400L para melhor tentarem se adaptar às condições em cativeiro. Esse lindo peixe apresenta uma das maiores taxas de mortalidade entre os que são comercializados, pela dificuldade de receberem alimentação adequada em cativeiro. Não conheço ninguém que tenha mantido esse peixe por longos períodos de tempo. Por favor não o compre! É dessa maneira que protejemos os organismos que não merecem morrer por tentativas. Se os mais experientes não conseguem, porque tentar ser um experiente? Divulgue essa informação e colabore com essa espécie, para que nós não venhamos à vê-los sendo vendidos para morrer. O dinheiro que se paga por eles pode e deve ser administrado de maneira mais inteligente na aquariofilia. Desculpe pela sinceridade.
Abraço,
Alex Correa.


: : anemonas e palhaços: : daniel - são paulo/sp
Respondido em 5/1/2001 por Alex Correa

Gostaria de saber porque quando eu coloquei uma anemona com um palhaço, ele ficava direto em cima dela e depois de um tempo ela ia se escondendo atrás das rochas e depois morreu.

Oi Daniel,
Provavelmente sua anêmona não se adaptou ao aquário ou não estava num sistema adequado à espécie, ou faltou oxigenação, ou foi afetada no transporte ou temperatura desfavorável, etc.. Pode ter sido uma combinação de vários fatores também. Por favor evite comprar organismos antes de pesquisar as necessidades dos mesmos, pois provavelmente, diante do que relatas, foi o que houve. Anêmonas devem ser mantidas em sistemas especialmente montados à elas e precisam de cuidados. Por favor leia mensagens anteriores em relação ao assunto.Sinto muito pela perda.
Abraço,
Alex Correa.


: : Periodo de estabilizacao: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 5/1/2001 por Alex Correa

Oi o meu aquario tem 124 dias, eeu acho que eu estou com problemas de algas, pq esta nascendo umas algas marrons em cima da minha colonia de zoanthus azul, o que sera que eu posso fazer?eu tenho um aquario de 43 litros com 1 donzela gregorio.Qual peixe mais que eu posso colocar com ela,sem ser um palhaco?E quantos peixes eu posso colocar nesse aquario?Quais aparelhos eu preciso para montar um aquario hospital,Caso tenho algum peixe com ictio ou algum outro parasita.O aquario hopital precisa de skimmer, caso precise serve um skilter?Qual o tamanho minimo para um aquario hospital?Muito obrigado

>> Oi o meu aquario tem 124 dias, eeu acho que eu estou com problemas de algas, pq esta nascendo umas algas marrons em cima da minha colonia de zoanthus azul, o que sera que eu posso fazer? <<

Se essa alga não estiver em nenhum outro lugar do sistema tente removê-la dos zoanthus de maneira mecânica, com a ponta dos dedos, de forma bem gentil. Não havendo uma explosào de algas no sistema isso provavelmente será o suficiente. Muitas poucas informações foram passadas por ti para que possamos tentar fazer uma analise do problema.

>> eu tenho um aquario de 43 litros com 1 donzela gregorio.Qual peixe mais que eu posso colocar com ela,sem ser um palhaco? <<

Seu aquário é realmente pequeno. Um Gobie ou um Blenny, talvez. Donselas são bem territoriais. Cuidado!

>> E quantos peixes eu posso colocar nesse aquario? <<

Poucos, digamos 1 ou 2, e bem pequenos.

>> Quais aparelhos eu preciso para montar um aquario hospital,Caso tenho algum peixe com ictio ou algum outro parasita. <<

Aquário, água salgada sintética, bomba de ar com pedra porosa, e colocá-lo em lugar pouco movimentado para diminuir o estresse. Remédio deve ser muito bem administrado de acordo com a bula. Alimentação adequada à espécie. Tamanho do aquário também precisa estar de acordo com a espécie. Trate de preferência um peixe em cada aquário. Pouca iluminação, podendo ser iluminação ambiente. Termômetro.

>> O aquario hopital precisa de skimmer, caso precise serve um skilter? <<

Trocas de água devem ser administradas. Isso dependerá de cada caso, em relação à doença/ tratamento/ espécie/ alimentação econdições do animal. Uso de skimmer não fará fiferênça, uma vez que há normalmente trocas de água praticamente diárias na maioria dos casos. Trocas de 100% são favoráveis em muitos casos.

>> Qual o tamanho minimo para um aquario hospital? <<

Depende do tamanho do peixe.
Abração,
Alex Correa.


: : Moréias: : Nilton Cesar Gratão - Osasco/SP
Respondido em 5/1/2001 por Alex Correa

Senhores
Por favor me indiquem qual das espécies abaixo é mais indicada para um aquário de 75 lts., onde pretendo também manter um ciliaris,um coerelos e uma estrela:
- Moréia Amarela
- Muraena SP;
- Moréia de Olho Branco;
- Moréia Marron - Gymnothorax Castaneus;
- Moréia Pintada - Gymnothorax Moringa;
- Moréia Rabo Amarelo - Muraena Miliaris;
- Moréia Verde - Gymnothorax Funebris.
Obrigado.


Olá Nilton,Tanto o Holacanthus ciliaris, que apresenta tamanho máximo de uns 25cm, quanto o Acanthurus coeruleus, até uns 23cm, necessitam de um sistema com espaços livres para nadarem, de no mínimo uns 300L. Esses peixes são muito especiais (como todos que mantemos!). Só uma nota, antes de continuar... quando eu sugiro esses tamanhos de aquários, é para oferecer informações aos aquaristas de acordo com estudos e experiências de anos e anos apresentadas e publicadas por cientistas e aquaristas anteriormente. É lógico que eu nunca poderia manter todas as espécies descritas e trazidas por vocês e por isso eu faço uma pesquisa aqui, além de passar um pouco do que observo, converso e tenho visto nos últimos anos como aquarista. Por favor não pensem que estou aqui colocando sempre litragens avantajadas, pois não estou. Essas litragens são as mínimas mesmo. Ainda não tenho muitos dos peixes que amo, pois não tenho condições de tê-los por não ter aquários apropriados aos mesmos. Espero que isso fique claro e que todos venham à entender e respeitar as necessidades das espécies mencionadas. Portanto Nilton, seu aquário não é ideal para tais espécies.Num aquário de 75L., para analisar as moréias trazidas por ti:

>> - Moréia Amarela - Muraena SP; <<

Mínimo de 400L.para a maioria das Muraena spp.

>> - Moréia de Olho Branco; <<

(?)

>> - Moréia Marron - Gymnothorax Castaneus; <<

Mínimo de 500L.

>> - Moréia Pintada - Gymnothorax Moringa; <<

Linda! Mínimo de 400L.

>> - Moréia Rabo Amarelo - Muraena Miliaris; <<

Linda!! Mínimo de 400L. (Existem autores que sugerem tamanho mínimo de 115L para essa espécie, mas se você crescesse até uns 60cm sentiria-se confortável de viver em um ambiente de somente uns 90cm de comprimento, mesmo sendo uma moréia? Lembre-se de que muitas das vezes esses aquários têm a largura bem estreita. ;) )

>> - Moréia Verde - Gymnothorax Funebris. <<

Essa espécie é gigante, crescendo até uns 240cm! Mín. de 800L.

Infelizmente eu posso lhe oferecer outras sugestões do que as que trouxe aqui. Você pode até tentar mantê-las por um curto período de tempo em seu aquarinho, mas teria que ter já um projeto para outro aquário bem maior pronto num futuro bem próximo, devido ao rápido crescimento de todos os peixes que mencionadstes.
Infelizmente as coisas não funcionam sempre de acordo como gostaríamos. Seria tão fácil se pudessemos colocar qualquer peixe e quantos quiséssemos nos aquários que temos, não é? A natureza manda e nós devemos respeitá-la, oferecendo o melhor aos organismos que tiramos do mar para manter durante o resto dos dias desses em nossos aquários, que por sinal, muitas das vezes, pouco se assemelham às condições naturais de onde foram coletados.
Abração,
Alex Correa.


: : Aquario novo- Alex Correa: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 5/5/2001 por Alex Correa

Oi, finalmente montei um aquario de 200 litros, eu vou colocar nele :um palhaco clark e um ocellaris,um firefish,um red blue wrasse e um rock blenny,quais peixes que vc me aconselha nesse sistema?Um yellow tang iria causar problemas com o firefish?Eu posso manter um naso lituratus, ou ele precisa de um aquario bem maior?eu coloquei uma VHO 10.000k 95w e 1 VHO actinica de 95w, com essa iluminacao minha xenia ira pulsar?Quais os corais que eu posso colocar, a principio que seja mais resistente e que nao precise de uma iluminacao muito forte.Muito obrigado

Olá Roberto,Os peixes que você vai colocar no aquário dependerão de seu gosto. O tamanho do peixe adulto é que você deverá levar em conta, além de pesquisar se ele é compatível com os que irá colocar. Não superpopule seu aquário! Existem outras mensagens aqui na página da Ecoanimal em que eu dou sugestões de peixes e mesmo corais para aquários pequenos.Yellow Tang pode ser mantido sem problemas com Firefish.O Naso lituratus precisa de um aquário de no mínimo uns 520L.O problema com sua Xenia foi discutido anteriormente em outra mensagem já publicada.Sugestões de couais foram passadas anteriormente.Por favor me desculpe, mas não posso repetir muitas vezes minhas dicas, pois o tempo é curto e preciso ajudar à muitos. Recebo, fora essas mensagens da Ecoanimal, muitas outras de diversos lugares e que no momento estão acumuladas. Por favor faça uma pesquisa na página principal das mensagens da Ecoanimal para verificar o que foi publicado anteriormente.Grato.
Aloha,
Alex Correa.


: : Skimmers : : Fernando Tsuda - Marília /SP
Respondido em 5/5/2001 por Alex Correa

Oi Alex!Saudações ao José Monteiro, como vão? td bem ? :)
Gostaria de saber de vcs quais os critérios a serem usados na escolha de um skimmer e qual é a capacidade dos seguintes skimmer p/ um aquário c/ sump traseiro medindo 80 x 40 x 50 cm (Andei lendo mais um pouco e vc me fez mudar de ideía Alex! hehehe).
- Skimmer Berlin Air Lift 90, segundo a Red Sea deveria comportar 90 galões ... mas segundo opinões em diversos foruns não aguenta 100 litros. (Seria preconceito c/ os skimmers contra corrente tão difundidos na europa ?)
- Skimmer Red Sea Prizm, que parece ser um novo conceito em skimmer, porém poucos sabem de sua eficiência e sua capacidade (Me parece ser o mais prático pois possue bomba embutida e pode ser usado externamente)
- Skimmer Tunze 210
- Skimmer Morato 250 (Nacional)

Se possível espero sugestões suas que serão bem-vindas! :)Quero começar do modo certo e espero não estar incomodando vcs, pois as informações aqui ainda são poucas e os "leigos" contam c/ poucas pessoas como vcs. Um grande abraço!
Fernando Tsuda


Olá Fernando,

>> - Skimmer Berlin Air Lift 90, segundo a Red Sea deveria comportar 90 galões ... mas segundo opinões em diversos foruns não aguenta 100 litros. (Seria preconceito c/ os skimmers contra corrente tão difundidos na europa ?) <<

Eu nunca tive o Airlift 90. Para seu aquário de 160L o Standart seria ok! provavelmente o Airlift realmente funciona relativamente bem até uns 340L. Eu prefiriria ter experiência com tal skimmer para lhe indicar, porém. Cuidado! Muitas vezes os comerciantes que não vendem um produto querem mesmo é recomendar o que vendem, mesmo sendo um comerciante que entenda do assunto! É a vida dele, vender. Isso é normal acontecer em todos os cantos do mundo.

>> - Skimmer Red Sea Prizm, que parece ser um novo conceito em skimmer, porém poucos sabem de sua eficiência e sua capacidade (Me parece ser o mais prático pois possue bomba embutida e pode ser usado externamente) <<

Poderá ser usado em seu aquário. Foi projetado para sistemas de até uns 340L. Ainda muito novo no mercado para que eu possa te dar uma idéia mais precisa de sua eficiência. Poucos o têm.

>> - Skimmer Tunze 210 <<

O Tunze é um bom skimmer, mas muito caro. Não é necessário gastar tanto dinheiro. Mas realmente muito bom skimmer. No Brasil, ter Tunze é o mesmo que ter um carro importado. Eu não compraria um Tunze nem estando aqui nos EUA. Por favor não se zanguem os que o têm. ;)

>> - Skimmer Morato 250 (Nacional) <<

Acredito que à princípio qualquer dos citados trabalharia em seu aquário. Eu tenho particularmente gosto em ver o Berlin Std. trabalhar. OBS: eu não vendo skimmers. hehe.

Grande abraço,
Alex Correa.


: : palhaços: : Daniel Farré - são paulo/sp
Respondido em 5/5/2001 por Alex Correa

eu tenho um palhaço tomato e gostaria de saber se pode dar algum problema se eu colocar outros palhaços(maroon ou percula) eu devo comprar quantas anemonas?meu aquario tem 200 litros

Olá Daniel,
Tenha cuidado com o Maroon, pois ele tende à ser agressivo com outros peixes. Procure palhaços do mesmo tamanho ou menor do que o que tens. Por favor não compre anêmonas, pois essas nao sobrevivem por longos períodos de tempo em aquários de reef normalmente montados em casa. Até os aquaristas mais experiêntes não conseguem manter anêmonas por mais de 2 anos, muitas das vezes. Anêmonas necessitam de cuidados especiais e aquários para elas, somente. Por favor refira-se à mensagens anteriores em que coloquei mais informações sobre anêmonas.
Abração,
Alex Correa.


: : ictio: : Ademir Figueiredo - Petrolina/PE
Respondido em 5/5/2001 por Alex Correa

tenho um aquario marinho de peixes, tinha uma 4 donzelas ,um gamma, um ciliares ,mas infelizmente morreram quse todos com ictio. retirei os dois restantes e coloquei-os em outro aquario pequeno . Oaquario onde estava os peixes ,que fazer com ele .o aquario mede / 80x40x35. Uso o sistema joubert, tenho um skimer, , uma bomba para circular e uma bomba de retorno.

Olá Ademir,
Deixe o aquário sem peixes por uns 2 meses. Não use remédio à base de cobre no aquário com Sistema de Jaubert. Trate os peixes com remédio à base de cobre num aquário hospital e tenha certeza de que esses estejam se alimentando adequadamente, de preferência em aquários separados.
Abraço,
Alex Correa.


: : Sistema jaubert: : Reinaldo Jun Watanabe - SP/SP
Respondido em 5/5/2001 por Alex Correa

Caro amigos, antes de questionar sobre este assunto,gostaria de agradecer todos exclarecimentos cedidos por vocês,pois é de grande importância esses exclarecimentos pois as frustrações podem ser grandes no futuro.Bem a minha dúvida é no sistema Jaubert (Sérgio Gomes)colocar as placas de fundo ou Não? Colocar alguma torre?Não consegui compriender gostaria de um melhor exclarecinmento.Atenciosamente JUN

Olá Reinaldo,
Com (Sistema de Jaubert), ou sem (somente sistema desnitrificador de fundo) irá funcionar, quando bem montado. Não coloque torres, pois não é necessário. Por favor dirija-se à mensagens anteriores à respeito do assunto. Coloquei muita informação anteriormente.
Aloha,
Alex Correa.


: : AquaMaster 250: : Nilton Cesar Gratão - Osasco/SP
Respondido em 5/6/2001 por Alex Correa

PessoalTenho um AquaMaster 250 e gostaria de saber se é necessário deixar ele funcionando o tempo todo com o refil de carvão ativado ou se devo mantê-lo funcionando sem carvão ativado, colocando apenas 2 vezes por semana durante 24 horas.Obrigado.Nilton

Olá Nilton,Pode usá-lo da maneira que desejar. Esse filtro é mecânico e existem várias opções para aplicação em aquários marinhos. Não são necessários em aquários com filtragem biológica (rochas vivas e/ou sistema desnitrificador de fundo, por exemplo), mas podem ser usados.
Aloha,
Alex Correa.


: : Coeruleus: : Nilton Cesar Gratão - Osasco/SP
Respondido em 5/6/2001 por Alex Correa

Pessoal, gostaria que me indicassem o PH, temperatura e alimentação ideal para o coeruleus. Até quanto tempo ele vive em aquários?Obrigado.

Oi Nilton,
pH= em torno de 8.2Temperatura: provavelmente entre 24 à 27. Alimentação: vegetariano, flocos. Alimente-o de 2 à 3 vezes ao dia.Peixe que se adapta melhor em aquários grandes. Alguns recomendam aquários maiores de 600L. para esse peixe. Não sei quanto tempo de vida o animal tem, mas com certeza poderá viver por muitos anos, se suas necessidades em cativeiro forem respeitadas. Provavelmente na natureza vive mais de 10 anos.
Abração,
Alex Correa.


: : Biozime: : Reinaldo Jun Watanabe - SP/SP
Respondido em 5/8/2001 por Alex Correa

Gostaria de saber se o biozime aquele potinho vermelho é importante ou não?Para que serve?Atenciosamente JUN

Oi Jun,O produto Biozime, segundo a embalagem, é constituido de bactérias e enzimas que ajudam na estabilização de sistemas recém-montados, através de filtragem nitrificante. Não é necessário para aquários não-estéreis, como por exemplo aos que contém rochas vivas. Poderia ser usado em caso do uso de filtro dry-wet, mas mesmo assim é desnecessário, muitas das vezes.
Aloha,
Alex Correa.


: : Bangai Cardinal: : Artur Augusto Morais Jahrmann - Jundiaí/SP
Respondido em 5/8/2001 por Alex Correa

Caros ColegasA dois meses adiquiri ao mesmo tempo dois bangais de tamanhos iguais, entretanto notei que a 20 dias (aproximadamente) um persegue ao outro fazendo com que ele fique escondido atrás das rochas. Atualmente me parece que esta persiguição esta virando uma obsessão pois o dominante nao para de persegui-lo, inclusive fica até procurando-o. Resultado, o mais fraco está com suas nadadeiras beliscadas.O que devo fazer? Comprar mais um? Eles nao deveriam viver em harmonia uma vez que convivem em cardume?Grato Obs.:1- Dimensoes do aquario: 80 x 50 x 45 [cm]2- Foram os primeiros e os únicos, até o momento, habitantes do aquário.

Olá Arthur,
Por um tempo pensava-se que Banggai Cardinals poderiam ser mantidos em cardumes. Ultimamente sabe-se que esses peixes são mais sociáveis quando colocados separadamente, um em cada aquário, podendo ser um aquário com outras espécies de peixes. Existe a possibilidade de mantê-los em 3 ou mais Banggais, mas depende de exemplar para exemplar e precisa-se ter bastante espaço. Dessa maneira os indivíduos irão ser territorialistas, por instinto, mas respeitarão seus limites. Seu aquário, porém, é muito pequeno para reproduzir tal situação. Por favor retire o peixe que está sendo atacado e doe para um amigo, ou troque na loja.
Aloha,
Alex Correa.


: : donzelas: : Daniel Farré - São Paulo/SP
Respondido em 5/8/2001 por Alex Correa

Existe algum problema em colocar a donzela azul junto com o palhaço tomato, ou junto com outros palhaços?

Oi Daniel,Não, normalmente não há problemas. Tenha certeza de que o Tomato esteja pelo menos do mesmo tamanho da donsela e que o aquário não seja muito pequeno.Aloha,Alex Correa.


: : Cálcio: : Daniel Farré - São Paulo/SP
Respondido em 5/8/2001 por Alex Correa

Gostaria de saber qual é o melhor produto para aumentar a reserva alcalina e o cálcio.Obrigado

Olá daniel,Cálcio= kalkwasser. Reserva alcalina= Buffers. Favor ler mensagens anteriores em relação ao assunto antes de empregá-los.
Aloha,
Alex Correa.

: : Alimentacao: : Roberto Rodrigues Alveia Jr - Sao Paulo/SP
Respondido em 5/8/2001 por Alex Correa

o que o yellow tang se alimenta?ele come racao ?E a moreia come de quanto em quanto tempo? e ela come oque?por enquanto eu estou dando file de lula,camaraozinho.A moreia pode viver om corais?muito obrigado

Olá Roberto,
Gostaria de aproveitar essa mensagem para lembrar aos visitantes da página: por favor senhores(as), dirijam-se à mensagens anteriores antes de perguntarem. Muitas das dúvidas aqui colocadas estão bem esclarecidas anteriormente e não existem motivos para que venhamos repetí-las. O tempo é muito curto para que eu venha aqui ajudá-los e perguntas repetitivas sempre irão colaborar para atraso do processo das mensagens. Assim como a alimentação do Yellow Tang, muitos dos temas peguntados já foram descritos.Yellow Tang é um peixe vegetariano e precisa de flocos à base de algas, algas marinhas desidratadas e frescas. Evite dar muita carne à esse peixe.
Grato,
Alex Correa.

: : montagem : : Abílio Ohana - Belém/PA
Respondido em 5/8/2001 por Alex Correa

Caro amigo, tenho um aquário de 100x50x50 e pretendo montar um aquário de peixes marinhos somenete, pois sou iniciante no aquarismo marinho e começando só com peixes, acho que criarei um pouco mais de maturidade no assunto.Qual é o melhor sistema:com ou sem sump (como mobtar um?)Qual um skimmer suficiente p/ este aquário?Qual iluminação? (sabendo que mais tarde colocarei corais)Afinal o que qeue eu preciso para montar este aquário?Um abraço,José Abílio

OláJosé,

>> Qual é o melhor sistema:com ou sem sump (como mobtar um?) <<>> Qual um skimmer suficiente p/ este aquário? <<>> Qual iluminação? (sabendo que mais tarde colocarei corais) <<>>Afinal o que qeue eu preciso para montar este aquário?<<

: : Ictio: : Tatiana Rascov Fabichak - Sao Paulo/sp
Respondido em 5/11/2001 por Alex Correa

os peixes estao com ictio. ja aumentei a temperatura (ate 28 graus centigrados), e tambem ja diminui a densidade de .23 para .21, mas mesmo assim, os peixes continuam doentes.... o que faco?

Oi Tatiana,Favor ler mensagens anteriores à respeito do assunto.Aloha,Alex Correa.

: : Ausente por tempo indeterminado.: : Alex Correa. - Honolulu/HI
Respondido em 5/24/2001 por Alex Correa


:) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)
Olá caros amigos,Já tinha comunicado à Ecoanimal, mas fiquei sem tempo de vir aqui e precisava passar isso à vocês...Estarei ausente da internet por tempo indeterminado. Recebi uma chamada muito importante de Deus, o que simplesmente limitou meu tempo dedicado à aquariofilia, tornando-se impossível minha participação atualmente. Espero que todos me compreendam e que continuem evoluindo e aprendendo cada vez mais. Espero também que os aquaristas brasileiros sejam um dia reconhecidos pelo talento e pela amizade que almejo que exista entre vocês. Tenham respeito pelas vidas que vocês mantém em seus sistemas e lembrem-se de que a montagem e manutenção de seus aquários precisam estar diretamente relacionada com o conjunto de organismos presentes no mesmo. Alimente seus organismos adequadamente. Trate as doenças de maneira consciente. Resolva os problemas e não os encubra.Primeiramente agradeço à Deus por me iluminar em minhas mensagens e artigos. Agradeço também ao William Sugai pela amizade e oportunidade de estar aqui na página todo esse tempo e pelo carinho dos que tenho me comunicado. Um grande abraço ao amigo Monteiro, que mostrou sempre amizade e respeito pelas minhas opiniões, e por último, mas não menos importante, à todos vocês que me ensinaram um tanto dos envolvimentos do hobby no Brasil. É de meu querer poder um dia estar aí com cada um de vocês e aprender mais ainda.Que Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vós.Grande abraço à todos.Aloha,Alex Correa.


TEXTOS RETIRADOS DA ECOANIMAL:
http://ecoanimal.com.br/